TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Comando De Dados E Redes

Por:   •  27/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 6

CAPÍTULO 1 - Trabalho 1 (Questão 1 a 13)

1 - Identifique os cinco componentes de um sistema de comunicação de dados. R: Transmissor: responsável por converter a informação a ser transmitida em sinal elétrico ou eletromagnético adequado para ser enviado através do meio de transmissão. Meio de transmissão: é a via pelo qual o sinal é enviado de um ponto ao outro dentro do sistema de comunicação. Pode ser um cabo de cobre, fibra óptica, sem fio ou um satélite. Receptor: é o dispositivo que recebe e decodifica o sinal enviado pelo transmissor por meio do meio de transmissão. Ele transforma o sinal de volta em informação legível para ser compreendida pelo destinatário. Protocolo: é um conjunto de regras e procedimentos necessários para estabelecer e manter a conexão entre o transmissor e o receptor, definindo a forma como os dados serão organizados, transmitidos e recebidos. Interface: é o ponto de conexão entre o sistema de comunicação e o usuário final. A interface permite ao usuário interagir com o sistema de comunicação por meio de dispositivos como mouse, teclado, monitor, microfone ou alto-falante. 2 - Quais são as vantagens do processamento distribuído? R: Escalabilidade: o processamento distribuído pode ser facilmente escalado, dividindo o trabalho em várias máquinas. Isso permite que o sistema seja expandido para lidar com maior volume de dados ou para responder mais rapidamente às solicitações. Confiabilidade: em sistemas distribuídos, caso uma das máquinas falhe, a tarefa pode ser assumida por outras máquinas no sistema. Isso aumenta a confiabilidade do sistema, garantindo sua continuidade. Desempenho: o processamento distribuído pode levar a um melhor desempenho, pois várias máquinas podem trabalhar simultaneamente em diferentes partes da tarefa.

Disponibilidade: em sistemas distribuídos, os serviços podem ser disponibilizados de várias localidades, o que torna o serviço facilmente acessível em todo o mundo. Custo-benefício: em sistemas distribuídos, as máquinas utilizadas podem ser mais baratas e menos potentes do que uma única máquina de grande capacidade, reduzindo os custos de hardware e manutenção. Flexibilidade: o processamento distribuído oferece maior flexibilidade na escolha da tecnologia de hardware e software a ser utilizada, permitindo a utilização de dispositivos heterogêneos em diferentes localidades. Segurança: sistemas distribuídos podem apresentar maior segurança, pois a aplicação pode ser distribuída por várias máquinas com diferentes níveis de acesso. 3 - Quais são os três critérios necessários para uma rede ser eficaz e eficiente? R: Desempenho/Velocidade de transferência de dados: a rede deve fornecer uma boa velocidade de transferência de dados para que os usuários possam acessar e compartilhar informações rapidamente. Confiabilidade: a rede deve ser confiável e estável, evitando interrupções frequentes e erros. Segurança: a rede deve ser segura, protegendo os dados e informações confidenciais de ataques e invasões. (Incluindo proteção contra vírus, malware, phishing e outras ameaças cibernéticas.) 4 - Quais são as vantagens de uma conexão multiponto em relação a uma conexão ponto a ponto? R: Redução de custos: uma conexão multiponto permite que múltiplos usuários compartilhem a mesma conexão, o que pode ser mais econômico do que instalar várias conexões ponto a ponto.

Aumento da eficiência da rede: Uma conexão multiponto reduz o tráfego na rede ao permitir que os dados sejam transmitidos para múltiplos locais simultaneamente. Isso aumenta a eficiência da rede e reduz a carga de tráfego.

Flexibilidade: Uma conexão multiponto permite que os usuários se conectem a partir de diferentes locais simultaneamente. Isso proporciona flexibilidade para os usuários, tornando a conexão mais conveniente e fácil de usar.

Escalabilidade: Uma conexão multiponto pode ser facilmente ampliada para atender a novas demandas de usuários. Isso significa que a rede pode ser escalada conforme necessário, sem a necessidade de fazer grandes investimentos em infraestrutura.

Maior segurança: Uma conexão multiponto permite que as informações sejam transmitidas de forma segura entre vários usuários. Isso reduz o risco de violações de segurança, tornando a conexão mais segura. 5 - Quais são os dois tipos de configuração de linhas? R: Ponto a Ponto: as linhas são conectadas uma após a outra, formando uma única rota para o sinal elétrico de entrada.

Multiponto: as linhas são colocadas lado a lado, com o sinal elétrico de entrada se ramificando para cada uma. Cada linha pode ter uma função diferente, mas todas recebem o mesmo sinal de entrada.

6 - Classifique as quatro topologias básicas em termos de configuração de linhas. R: Topologia Malha-Ponto a Ponto. Topologia Estrela- Ponto a Ponto. Topologia Barramento-Mutiponto. Topologia de Anel- Ponto a Ponto.

7 - Qual é a diferença entre os modos de transmissão half-duplex e full-duplex? R: O modo de transmissão half-duplex permite que dados sejam transmitidos em ambas as direções, mas apenas em uma direção de cada vez. Isso significa que um dispositivo pode enviar dados para outro dispositivo, mas deve esperar pela resposta antes que possa enviar mais dados. Esse tipo de transmissão é comum em redes locais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com