TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado Sobre Redes A

Por:   •  29/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 10

1 - INTRODUÇÃO

O grande avanço da tecnologia na área de telecomunicações tem propiciado que as interações entre os componentes dos sistemas de telecomunicação ocorram de forma mais rápida e direta além de viabilizar também a integração de várias formas de sinais (voz, dados, vídeo, etc,) tornando possível o tráfego de todos esses sinais em uma mesma infraestrutura de comunicação. Face a esta realidade fez-se necessário o estabelecimento de padrões que garantam a mais alta performance e disponibilidade permitidas de modo que a infraestrutura de comunicações suporte ao uso de todas as formas de sinais e tecnologias existentes no mercado.

2 - APRESENTAÇÃO

O Projeto de implantação da rede de comunicação de dados no curso de Instalação e Configuração de Redes Locais desenvolvido no SENAC, será elaborado pela equipe A de acordo com as Normas ABNT e EIA/TIA. A rede de cabeamento estruturado a ser instalada permitirá a integração entre os sistemas de dados, permitindo que qualquer ponto instalado possa ser utilizado tanto pelo sistema de dados (rede de dados). O projeto é composto por este memorial descritivo e especificações técnicas de todos os serviços/materiais associados necessários para a execução do projeto.

3 - CONSIDERAÇÕES E PREMISSAS BÁSICAS

Para ter os resultados esperados na nossa implementação da rede projetada, faz-se necessário assegurar a obediência às normas, segundo os princípios aos quais relacionamos para nortear o projeto.

3.1 - NORMAS E PADRÕES

Este projeto tem como base as seguintes normas e padrões a seguir relacionados:

● EIA/TIA 568A: Padrões de telecomunicações da Associação das Indústrias de Telecomunicações; Foi usado o padrão A.

● EIA/TIA 607: Permite o planejamento, projeto e instalação do sistema de aterramento para o sistema de Telecomunicações em um edifício;

● EIA/TIA TSB-75: Práticas Adicionais do Cabeamento na Horizontal;

● NBR 14565: Norma que especifica o sistema de cabeamento estruturado para uso para redes internas.

3.2 - SISTEMA DE CABEAMENTO

Este projeto estabelece as seguintes premissas que devem nortear as ações do executor:

- Padronização da rede, para facilitar a Manutenção do Cabeamento;

- Utilização de componentes do Sistema de Cabeamento de Categoria 5;

- Utilizamos eletrodutos para fazer a distribuição do cabeamento, assim a fazer a organização do Cabeamento;

4 - CAPACIDADE PLANEJADA

LOCALIZAÇÃO: BARRAMENTO

- Quantidade de pontos: No primeiro Switch de 24 sendo que 4 portas dele estão utilizadas, já no segundo Switch de 24 portas estão utilizando 6 portas

- Total de pontos: 48 portas no Switch as quais 10 portas sendo utilizadas,já no Patch Panel tenho 24x3 sendo utilizadas 10 portas 68 disponível

4.1- TOPOLOGIA

Topologia é o termo usado para definir a forma como você estrutura a sua rede de computadores. Por exemplo, digamos que você acabou de fundar uma software house e deseja conectar todas as máquinas em uma única rede, agilizando a comunicação, a segurança e o compartilhamento dos arquivos.

Tendo em vista que o uso de pontos de consolidação e pontos de concentração estarem sendo descontinuados até para categoria 5e e para categoria 6 tal procedimento necessitaria de cabos que não são tão acessíveis no mercado, fabricados só sobre encomenda então os pontos a serem instalados seguiram a seguinte topologia: Os pontos seguiram da área de trabalho, sendo conectorizados em Patch-Panel no Rack.

Rack Canaleta Metálica

Eletrodutos de PVC Organizador de Fios

5 - IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES

5.1 - REGRAS DE IDENTIFICAÇÃO

Os sistemas de cabeamento estruturado normalmente envolvem uma grande quantidade de cabos de diversos tipos, em diversos caminhos e diferentes conexões, que requerem um esquema de identificação que permita a fácil localização física das tomadas, portas de patch panel, bem como o encaminhamento dos cabos.

.

5.1.1 - IDENTIFICAÇÃO DOS CABOS DE 4 PARES E TOMADAS DE REDE

Os cabos de 4 pares deverão estar identificados nas duas extremidades através de etiquetas plásticas que possibilitem a visualização da informação em todas as posições do cabo. A mesma identificação deverá estar fixada externamente no espelho da tomada em cada ponto de rede, de forma que permita a rápida visualização e identificação do ponto quando necessário.

5.1.2 - IDENTIFICAÇÃO DOS CORDÕES DE MANOBRA

O que é cordão de manobra: São componentes passivos de alta precisão utilizados na construção de redes ópticas para interligação entre equipamentos.

5.1.3 - IDENTIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ATIVOS

Os Switch, Routers e monitores, foram identificados através de etiquetas plásticas auto-adesivas, na cor “branca” com letras “pretas” e aplicadas no melhor local que permiti melhor visualização da etiqueta. Os equipamentos ativos deverão seguir o seguinte padrão de identificação:

EX. Rotuladora Etiquetadora Brother Pt-70 P-touch Pt70

5.2 - ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO

5.2.1 - ETIQUETAS PARA OS CABOS UTP

As etiquetas destinadas aos cabos deverão ser de alta aderência, com dimensões aproximadas de 2,4cm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com