TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Ti

Trabalho Universitário: Trabalho De Ti. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

Um caso de inovação em TI cujo negócio da empresa é aluguel de carros

Pós-graduada MBA Gestão de Negócios pelo Ietec.

1 – RESUMO

   

Em uma empresa onde o negócio não é desenvolvimento de sistemas, mas que dependem quase 100% da área de TI, a reestruturação da mesma é uma grande inovação com grandes desafios, usando a criatividade, estratégia e muita inovação tecnológica.

A inovação se mistura com criatividade e mudanças radicais. O grupo era composto por uma área de TI onde estava centralizada a infra-estrutura e outras cinco áreas de negócios onde se encontrava os Analistas de Negócios, analistas de sistemas e analistas desenvolvedores.

Destas cinco áreas, apenas uma estava completamente desorganizada e s outras estava caminhando conforme o negócio umas mais evoluídas que as outras, mas todas as quatro produtivas. Tinha a área de TI que também não estava muito organizada. O grupo cresceu e a área de TI não acompanhou proativamente e sim corretivamente.

Palavras chave: Estratégia, Criatividade, Inovação Tecnológica.

2 - INTRODUÇÃO

Este artigo pretende mostrar uma grande reestruturação da equipe de TI em uma empresa onde o foco do negócio é Aluguel de Carros. Como a estratégia da empresa e triplicar de tamanho nos próximos três anos, a reestruturação visa alinhar a TI a estratégia do grupo. 

Para isso vai centralizar a área não prejudicando a produtividade dos negócios. Pretende mostrar os grandes desafios enfrentados para a implementação da reestruturação e dos processos relacionados a TI e como a empresa estará lidando com os funcionários para despertar a criatividade, o desafio ao novo, não sendo resistente a inovação.

Mostrar como tirar o negócio da empresa da cabeça dos funcionários e colocar no papel através de documentação e base de conhecimento do service-desk.  Por fim utiliza uma consultoria para saber onde começar e até onde chegar para que a TI fique centralizada e alinhada com a estratégia da empresa.

O INCENTIVO À INOVAÇÃO

 Algumas ações podem ser realizadas com considerável probabilidade de acerto na prospecção da área de TI, novas alternativas para o crescimento da empresa no mercado sem um gargalo. Uma delas pode ser o incentivo à inovação  e crítica dos funcionários quanto aos processos da TI. 

Nesse processo de inovação que é a reestruturação da área de TI foi necessário o apoio de todos os funcionários relacionados à área. Foi criado um grupo de trabalho voltado para cada área que está vinculada ao processo de inovação e estes grupos foi dividido em subgrupos que estudará mais profundamente assuntos específicos para que com a inovação e reestruturação a estratégia da empresa não seja modificada e nem prejudicada. 

A inserção de políticas de incentivo ao estudo e aplicação dos casos de inovação proposto pela empresa de consultoria juntamente com a diretoria e os funcionários fará com que esta inovação aconteça com quase 100% de assertividade, trazendo para a empresa grandes benefícios, tornado a área de TI mais barata e trazendo grandes soluções, tecnologias fazendo a empresa mais competitiva no mercado.   

Para Bateman e Scott (1998, p.103), “(...) as soluções prontas para um problema podem ser inadequadas ou não estarem disponíveis. Nesses casos são necessárias soluções sob medida. Isso significa que o grupo deve ser inovador na geração de idéias”. Sendo assim, o ambiente não analisa apenas as possibilidades pré-existentes como também incentiva e dá liberdade para que novas opções sejam elaboradas e testadas. 

É o incentivo para a mudança, que no contexto em questão, refere-se ao ato da empresa em questionar com inovação as mudanças apresentadas pela consultoria que estudou a empresa e pesquisaram outras semelhantes apresentando o mundo ideal para a TI ser a área que vai proporcionar o crescimento da empresa sendo proativa e não reativa aos processos.  As “lacunas de desempenho”, assim denominadas por Bateman e Scott (1998, p.500), são em geral catalisadoras de uma mudança e podem ser de natureza negativa ou positiva, sendo a primeira decorrente de um desempenho ruim e que gera a necessidade de melhoria enquanto que a segunda é revelada como sendo a diferença percebida entre o bom desempenho atual e o desempenho que poderia ser. 

O engessamento do raciocínio estratégico por estruturas internas aceitas como imutáveis prejudica a percepção do cenário futuro e, conseqüentemente, pode deturpar a avaliação da diferença entre o desempenho futuro e o atual.

A OPÇÃO PELAS MUDANÇAS NA EMPRESA

A implantação de um modelo inovador depende da disposição de seus componentes em mudar os processos existentes na empresa. Depende de mudança de cultura da empresa, incentivos e muita cautela. Quanto maior a aceitação dos dirigentes e a disposição, maior será a tendência de sucesso para a implementação deste  novo modelo. 

Maximiano (2000, p.176-177) aborda a postura dos administradores em relação ao futuro, dividindo as atitudes em proativas e reativas, defendendo que é necessário não só estimular as mudanças (atitude proativa) como propiciar meios para que as informações relevantes cheguem da base até a alta administração. De nada ou pouco adianta um modelo criativo em pleno funcionamento, onde os funcionários estão motivados e questionando seus procedimentos, se não há meio eficaz de recepção das idéias e pensamentos decorrentes por parte da administração.

Essa informação, quando usada proativamente, provoca mudanças que permitem à organização alterar dinamicamente seus sistemas internos e suas relações com o ambiente. (...) Um dos meios para conseguir isso era potencializar os trabalhadores, dando-lhes informações e poder de decisão.” 

) inovações em produtos ou serviços; inovações no mercado e no comportamento e valores do consumidor; e inovações nas várias técnicas e operações necessárias para fabricar os produtos e serviços e levá-los ao mercado.   Elas podem ser chamadas, respectivamente, de inovações nos processos, inovações sociais e inovações na direção”.

 

“Partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com