TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Engenharia Civil

Por:   •  2/12/2023  •  Artigo  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 5

Segundo o Mapbiomas a área da Mata Atlântica se encontra atualmente disposta da seguinte forma:

  • 1,9% da área é composta por corpos d´água, ou seja, está área é formada por grandes acúmulos de água, como: lagos naturais/artificiais, cachoeiras, poças e zonas úmidas.
  • 2.1% é formada por áreas não vegetadas, isto é, ela é composta pelas zonas urbanas/ industrializadas, que variam de habitações a pequenos/grandes comércios/industrias.
  • 2,9% são as formações naturais não florestais, isto é, ela corresponde a uma fração onde está localizada as Savanas e Savanas-Estépicas Parque e Gramíneo-Lenhosa, Estepe e Pioneiras Arbustivas e Herbáceas.
  • 28,4% é constituída por floresta ou seja pouco mais de ¼ da floresta que outrora existiu e sendo assim colocando o bioma entre o Hall  dos biomas em risco de extinção.
  • 64,7% do bioma é dominado/destinado a agropecuária, ou seja, a agropecuária é a atividade humana que sozinha desolou cerca de ¾ do bioma e fazendo assim com que os humanos entrem mais em contado com um dos locais que mais possuem diversidade de espécies de animais do mundo e assim sendo provocando o atrito de humanos com animais/insetos/bactérias/organismos que podem vir a ser extremamente nocivos a integridade física dos humanos.

Tomando estes contornos levantados acima tornasse claro que atividades como a construção civil/ mineração e o agronegócio são os principais detentores da área do bioma, e fazendo assim com que as pessoas que vivem ao redor deste bioma ou da sua exploração se beneficiem em grande medida com a degradação deste, já que segundo estudo levantado pela (ONG) SOS Mata Atlântica o bioma responde por 52% da produção vegetal de alimentos de consumo direto do brasil, 30% da produção vegetal de não alimentos( fibras, látex e algodão; 43% da produção de soja, milho e cana-de-açúcar, culturas alimentares de consumo direto e indireto; 56% da população de alimentos de origem animal; e 62% de cabeças animais. E sendo assim surgindo uma das maiores dicotomias do mundo moderno, “preservar a natureza ou expandir os lucros?”.

O Bioma Mata Atlântica é formado por um conjunto de formações florestais e ecossistemas associados, incluindo a Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista (Mata de Araucárias), Floresta Ombrófila Aberta, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Estacional Decidual, além de manguezais, vegetações de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais no Nordeste.

As formações do Bioma Mata Atlântica são classificadas com base na sua estrutura ecológica e características de sucessão:

Floresta Ombrófila Densa: É a vegetação predominante na Mata Sul Pernambucana. Caracteriza-se por ser densa, alta, rica em espécies vegetais, e ocorre em solos como Latossolos e Argissolos.

Floresta Ombrófila Aberta: É um tipo de transição da floresta ombrófila densa e ocorre em áreas com mais de 60 dias secos. Apresenta diferentes faciações, como a com cipó, com palmeiras, com bambu e com sororoca.

Floresta Ombrófila Mista (Mata de Araucárias): Também conhecida como mata das araucárias ou pinheiral, é um tipo de vegetação do planalto meridional. Apresenta quatro formações, desde a Aluvial até a Alto-Montana.

Floresta Estacional Semidecidual: Conhecida como "mata seca", ocorre em ambientes menos úmidos, na transição entre a zona úmida costeira e o ambiente semiárido. Tem um porte em torno de 20 metros e perde razoavelmente suas folhas no período seco.

Floresta Estacional Decidual: Ocorre em regiões de clima continental, com dois períodos anuais bem marcados por chuvas e um longo período de seca. Mais de 50% dos indivíduos perdem suas folhas nessa formação.

Essas são algumas das informações sobre as diferentes formações florestais do Bioma Mata Atlântica. Cada uma delas possui características ecológicas específicas e desempenha um papel importante na diversidade e equilíbrio do ecossistema regional.

Ecossistemas associados:

Ecossistemas associados são ecossistemas que estão intimamente conectados e interagem entre si de várias maneiras. Eles podem ser geograficamente próximos ou até mesmo se sobrepor em certas áreas.

Ecossistemas Associados da Mata Atlântica:

  1. Manguezais;
  2. Vegetações de Restingas;
  3. Campos de Altitude;
  4. Brejos Interioranos;
  5. Encraves Florestais do Nordeste.

Manguezais: são ecossistemas costeiros encontrados em regiões tropicais e subtropicais. Eles são caracterizados por árvores adaptadas à água salgada, chamadas de mangues, que crescem em áreas de transição entre a terra e o mar.

Principais Características:

  • Biodiversidade: Os manguezais são habitats ricos em diversidade biológica, abrigando uma grande variedade de espécies animais e vegetais.
  • Função de berçário: São importantes locais de reprodução e crescimento de várias espécies de peixes, crustáceos e aves marinhas.
  • Proteção costeira: Os manguezais atuam como barreiras naturais, protegendo a costa contra a erosão causada por ondas e tempestades.

Vegetações de Restingas: são ecossistemas encontrados em áreas costeiras, caracterizados por solos arenosos e influência direta do ambiente marinho. Esses ecossistemas apresentam uma grande diversidade de espécies vegetais adaptadas às condições específicas dessas regiões.

Principais Características:

  • Resistência a ventos e areia: As espécies de restinga possuem adaptações morfológicas, como raízes profundas e troncos tortuosos, que permitem que resistam aos ventos fortes e à ação abrasiva da areia.
  • Importância ecológica: Esses ecossistemas desempenham um papel fundamental na estabilização das dunas, na proteção costeira contra erosão e como habitats para uma variedade de animais, incluindo aves migratórias e répteis.
  • Alta biodiversidade: As vegetações de restinga abrigam uma rica diversidade de espécies vegetais, incluindo árvores, arbustos, gramíneas e herbáceas, adaptadas a diferentes nichos ecológicos.

Campos de Altitude: são ecossistemas encontrados em regiões de elevadas altitudes, como montanhas e planaltos. Esses ecossistemas apresentam características distintas e uma biodiversidade adaptada às condições extremas dessas áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (194.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com