TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estágio Supervisionado; Educação Infantil; Formação acadêmica

Por:   •  4/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Este trabalho tem como finalidade relatar as vivências do estágio supervisionado da Educação Infantil, realizado no 5º período, no Curso de Pedagogia, da Faculdade Multivix Serra ES. O estágio foi realizado no Centro de Educação Zoe, localizado na Praia da Costa, pertencente à cidade de Vila Velha- ES. Com base em todo o desenvolvimento do trabalho, os estudos realizados e a realização da parte prática. Pude perceber que ambos contribuíram de maneira grandiosa para a minha formação enquanto profissional em formação. Além disso, enfatizo que a metodologia utilizada pelo docente diz respeito a todo o desenvolvimento da criança, e que em cima disso estará contribuindo ou afetando diretamente nos anos seguintes do percurso deste indivíduo.

Palavras – chave: Estágio supervisionado; Educação Infantil; Formação acadêmica; Prática docente.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

1 METODOLOGIA 08

1. 1 OBJETIVOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA 08

1.2 CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS 09

1.3 PROCEDIMENTOS DE PRODUÇÃO DE DADOS 09

1.4 LOCAL DA PROPOSTA 09

2 PROPOSTA PEDAGÓGICA 11

3 CONSIDERAÇÕES 13

4 REFERÊNCIAS 14

APÊNDICE 14

INTRODUÇÃO

O presente Trabalho de Avaliação do Curso de pedagogia foi realizado pelo aluno (a) Débora Barros Kapitzky do 5° período do curso de Pedagogia cuja carga horária/sala de aula totalizou 120 horas, relata as atividades realizadas durante a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório I da Faculdade Multivix Serra do Espírito Santo – Setor Educação Infantil II. O estágio foi realizado na instituição Centro Educacional Zoe, sediada à Rua Travessa São Paulo n° 110, Praia da Costa, Vila Velha/ES, e sob orientação da professora Tabata, o mesmo ocorreu em dois momentos conforme cronograma, o primeiro em atividade de participação pela observância no período de 11 de maio à 24 de maio de 2022, o segundo em atividade de intervenção de 25 de maio à 03 de junho de 2022, totalizando 100 horas em campo e 20 horas de relatório.

A escolha da sala de aula foi direcionada pela própria instituição, devido já estar fazendo o estágio remunerado na turma de educação infantil II. Porém a escolha não difere o aprendizado quanto a importância de um nível de educação para o outro, o estágio obrigatório é de grande valia, pois quando foi posto de forma avaliativa se tornou diferente a visão do meu trabalho habitual como estagiário; porque pude desenvolver critérios para trazer da prática para contextualização em forma de relatório. Contudo, para que possamos ainda mais compreender a importância do estágio na compreensão do acadêmico de ensino superior, em relação ao conteúdo visto em sala de aula e como isso irá influenciar nos seus estudos e na sua vida profissional, faz-se necessário saber do que trata o conceito de estágio.

O Estágio supervisionado é uma exigência da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 nos cursos de formação de docentes. Segundo Oliveira e Cunha (2006), o Estágio Supervisionado é uma atividade que propicia ao aluno adquirir a experiência profissional que é relativamente importante para a sua inserção no mercado de trabalho. É uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelos alunos de cursos de Licenciatura e deve cumprir uma carga horária pré-estabelecida pela instituição de Ensino.

O estágio é o ato educativo escolar supervisionado,desenvolvido no ambiente de trabalho e que tem por finalidade o aprendizado do estudante de competências próprias da atividade profissional, assim como na contextualização curricular, na busca do seu desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho. (LODI, 2010) Bianchi et al. (2009, p.07), estipula o estágio como um período de estudos práticos

para aprendizagem e experiência. Envolve supervisão e, ainda, revisão, correção, exame cuidadoso.

Para Roesch (1996) o estágio é conceituado como usar o conhecimento das aulas em um ambiente de trabalho, viabilizando se há necessidade de propor mudanças no mercado de trabalho, para ele, este momento do estágio é onde o aluno identificar quais áreas possui mais afinidade e nisso poderá ver seu desempenho no período de estágio.Levando em consideração a partir dessas definições, pode-se perceber que o estágio é importante no desenvolvimento acadêmico e no aprendizado do aluno, já que ele irá vislumbrar como funcionam na prática os conhecimentos adquiridos nas aulas.

O estágio é uma forma do estudante experimentar uma área do seu curso e poder, através dele, descobrir se de fato está no caminho certo. Através do estágio também é possível colocar em prática o que é aprendido em sala de aula, porém para que isso aconteça os estudantes têm que trazer uma bagagem de conhecimento da Instituição de Ensino para que possa pôr em prática o que aprendeu em sala de aula. Nesse contexto, é necessário entender como o estágio é importante para o desenvolvimento acadêmico e profissional.

O estagiário deverá encarar o Estágio Supervisionado Obrigatório como um momento de pesquisa/reflexão/ação, seja nas etapas de observações em sala de aula, planejamento, elaboração do relatório e durante o período de regência deve priorizar o aspecto lúdico e evitando o acontecimento de reprodução de metodologias tradicionais e arcaicas , pois acaba desmotivando os estudantes a aprender.

O profissional, necessita de uma formação que priorize questões teóricas, metodológicas, e prática que, além disso, proporciona condições de refletir sobre suas ações em função da realidade escolar, a vivência do estágio não se faz só necessário para cumprir sua carga horária é uma escolha profissional.

Desse modo, o estágio é muito importante para alcançarmos diferentes realidades ao mesmo tempo, e o mesmo deverá então ser utilizado para decidir se é aquela área de atuação que o estudante irá querer para o seu futuro, se ele está satisfeito e animado para trabalhar naquela área ou se ele deverá tentar outra alternativa dentro de suas possibilidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com