TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estagio Supervisionado

Por:   •  6/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

[Digite aqui]

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

celma oliveira souza farias

SAMIRA RISTIC BOYACIYAN FURTADO CRUZ

TRABALHO DE ESTÁGIO CURRRICULAR (TEC 1)

UNICSUL

São Paulo

2018

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CELMA OLIVEIRA SOUZA FARIAS

SAMIRA RISTIC BOYACYIAN FURTADO CRUZ

TRABALHO DE ESTÁGIO CURRICULAR (TEC 1)

Projeto de Trabalho de Estágio Curricular apresentado em cumprimento às exigências do Curso de graduação em Enfermagem, da Universidade Cruzeiro do Sul, na disciplina de Estágio Supervisionado de Gestão em Saúde com a coordenação Professora Mestre Cibely Freire..

São Paulo

2018

INTRODUÇÃO

A unidade estagiada é uma Instituição de Longa Permanência (ILP), não governamental, privada, de caráter residencial, destinada a domicílio coletivo de pessoas idosas com idade superior a 60 anos. Também recebem idosos em processo de recuperação em pós-operatório e portadores de problemas comportamentais ou transtornos psquiátricos. E ainda aqueles que requerem cuidados especiais fora do âmbito residencial.

O objetivo do Estágio de Gestão da Assistência em Enfermagem é desenvolver conhecimentos, habilidades, competências e atitudes necessárias á prática profissional na área de saúde, possibilitando o desenvolvimento da capacidade crítica reflexiva, participativa e transformadora, bem como realizar a gestão da assistência e de serviços de enfermagem, identificar e resolver problemas no processo de tomada de decisão na área assistencial e administrativa e atuar de modo efetivo nos níveis assistenciais e gerenciais  das organizações de saúde.

DESENVOLVIMENTO

  1. Relativo à instituição e unidade estagiada:

A Instituição de Longa Permanência é privada, de pequeno porte e particular.

Composto por uma equipe multidisciplinar, onde o organograma funcional foi elaborado no decorrer do estágio por nós acadêmicas. Sendo o organograma composto por uma Diretora Executiva, uma Responsável Médica, uma Enfermeira/Responsável Técnica, uma Nutricionista, uma Cuidadora, uma Cozinheira, cinco Técnicas de Enfermagem, cinco Auxiliares de Enfermagem e duas Ajudantes de Serviços Gerais.

[pic 2]


Observamos que a Teoria Geral de Administração identificada foi a Teoria Clássica. A  Teoria Clássica por Henri Fayol, a qual era inversa e complementar a Teoria Científica, defini o ato de administrar como prever, organizar, comandar e controlar, visando hierarquia e ainda tinha a divisão do trabalho como princípio e reconhece a harmonia e união da equipe como força para manter a empresa. (MATOS E, PIRES D., 2016)

A filosofia, missão, visão da instituição também foram elaboradas e impressa pelas acadêmicas, portanto não estava divulgada. E foram essas elaboradas: Missão – Estar preparado para receber idosos em processo de recuperação de comportamento ou transtornos psquiátricos e ainda aqueles que requerem cuidados especiais fora do âmbito residencial, de forma a zelar por um tratamento humanizado em ambiente confortável e acolhedor; Visão – Ser a melhor residência para idosos da região e trabalhar continuamente com excelência e qualidade. Estar permanentemente atualizados nos melhores tratamentos de doenças e transtornos psquiátricos; Valores – Cuidar com afeto, carinho e respeito, prestando assistência personalizada, agindo eticamente a fim de proporcionar atendimento especializado em período integral.  

  1. Relativo a área física:

A Instuição de Longa Penrmanência se localiza na zona sul da cidade de São Paulo. Com as principais especialidades em doenças senis, Alzheimer, esquizofrenia, transtrono de ansiedade e demência fronto temporal.

Composto por 7 quartos com 20 leitos ao total, sendo 6 enferemarias e 1 apartamento. Entrada, jardim , área de descanso externa, área social (quintal/ área externa), expurgo, aloxarifado, lavanderia, banheiro de funcionários, refeitório, cozinha, duas salas de convivência mista entre os residentes de diversos graus de dependência e posto de enfermagem.

Alguns princípios de biossegurança não estão presentes na instituição conforme os manuais de biossegurança e norma regulamentadora nº32 NR-32.

Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes as atividades profissionais... que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. (Manual de Biossegurança, 2008)

A NR-32 é uma legislação do Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece medidas para proteger a segurança e a saúde dos trabalhadores de saúde em qualquer serviço de saúde inclusive os que trabalham nas escolas, ensinando ou pesquisando. Seu objetivo é prevenir os acidentes e o adoecimento causado pelo trabalho nos profissionais da saúde, eliminando ou controlando as condições de risco presentes nos Serviços de Saúde. Ela recomenda para cada situação de risco a adoção de medidas preventivas e a capacitação dos trabalhadores para o trabalho seguro. (NR- 32 COREN – SP)

Os pontos que visualizamos que não seguiam os manuais de biossegurança e da norma regulamentadora NRº 32 podendo assim causar riscos de infecção, foram:

  • Guarda de alimentos em local inadequado (geladeira de funcionários armazenada no expurgo / almoxarifado)
  • Exposição a agentes químicos presentes no local como poeiras
  • Produtos sem data de envase e de validade
  • Desorganização de materiais em expurgo / almoxarifado
  • Rouparias sujas e expostas
  • Cadeiras higiênicas amontoadas e sujas  
  • Macas desmontadas e sujas
  • Colchonetes expostos e sem proteção
  • Documentos encaixotados e empoeirados em expurgo
  • Papagaios e comadres expostos sem higienização adequadas
  • Sem pia no posto de enfermagem (impossibilitando lavagem das mão)
  • Torpedo de oxigênio armazenado em local inadequado
  • Inalador armazenado de forma inadequada
  • Aspirador orotraqueal armazenado no chão sem data de limpeza
  • Posto de enfermagem muito pequeno, localizado embaixo da escada, prejudicando o trabalho e causando risco ergonomico
  • Pouca iluminação no posto de enfermagem
  • Geladeira do posto de enfermagem empoeirada com objetos em cima
  • Caixa de perfuro cortantes (Descarpak) armazenada no chão
  • Torneira sem pressão no banheiro de funcionários impossibilitando lavagem das mão corretamente
  • Dispensers de álcool em gel insuficiente
  • Falta de informativos para lavagem das mãos na técnica e do uso do álcool em gel

Observação: Durante o estágio foi demonstrado aos funcionários, por nós acadêmicas, a técnica de lavagem das mãos e do uso do álcool em gel, também foi impresso e colado em todos os lugares necessários os informativos para a técnica dos mesmos.

Existe contribuição da estrutura fisíca para o desenvolvimento para infecção devido ao pequeno espaço para os residentes, onde há troca de fluídos áreos e troca de contatos fisícos. E não há local para isolamento de residentes com algumas infecções contagiosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (302.9 Kb)   docx (207.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com