TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual 3º Semestre.docx

Por:   •  30/5/2013  •  2.866 Palavras (12 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 BANCO DE DADOS – PROPRIEDADE ACID. 5

3.2 SISTEMAS OPERACIONAIS NA LOCADORA 7

3.3 VANTAGEM DE ALOCAÇÃO DUPLAMENTE ENCADEADA SOBRE ALOCAÇÃO SIMPLESMENTE ENCADEADA. 7

3.3.1 LISTA DUPLAMENTE ENCADEADA SOBRE A SIMPLESMENTE ENCADEADA 9

3.3.2 GRÁFICO DAS ALOCAÇÕES ENCADEADAS 9

3.4 VANTAGENS DE UM DIAGRAMA DE CASO DE USO: 9

3.4.1 A FINALIDADE DA CRIAÇÃO DE UM CASO DE USO: 10

3.4.2 DIAGRAMA DE CLASSE: 10

3.5 DESCREVA HUMANIZAÇÃO E ÉTICA, E DIGA PARA O QUE SERVE: 11

4 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos estudar a aplicabilidade dos sistemas operacionais e suas funções em uma locadora de livros o desenvolvimento do contexto da nossa locadora de livros será abordada de forma ética, para que possamos entender as fragilidades e as competências técnicas da empresa.

2 OBJETIVO

Neste trabalho demonstraremos nossos conhecimentos, adquirido no terceiro semestre, visando obter um melhor estudo com base na nossa locadora de livros e familiarizar nosso estudo com sistemas operacionais, englobando um passo importante que é a abordagem dos clientes e o conhecimento da civilização em que vivemos, tem a visão da empresa de crescimento como um todo, e expandindo nossos conhecimentos sobre o serviço nossos clientes terão uma satisfação maior.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 BANCO DE DADOS – PROPRIEDADE ACID

As propriedades ACID (atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade) são fundamentais nos bancos de dados, sejam os relacionais ou os orientados a documentos. Então, também é valido tratarmos desse assunto referente aos bancos relacionais, em um contexto geral.

Atualmente os sistemas de informação suportam vários usuários. O banco de dados tem que garantir a confiabilidade nas transações, haja vista que muitas podem ocorrer concorrentemente.

As maiorias dos programas desenvolvidos atualmente são para uso multiusuário, um sistema de controle de estoque por exemplo. Imagine 10 terminais buscando e inserindo informações a cada segundo em um servidor. Todos eles executam um conjunto de comandos que são solicitados de uma só vez. Uma Transação é basicamente isso, um conjunto de comandos SQL em sequência ou não, sendo que, todos os comandos deste conjunto devem ser executados e por completo. Para um bom funcionamento de um SGBD, é necessário que ele tenha um conjunto de propriedades, conhecido como ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade), onde estas propriedades vão definir como serão executadas as transações. O ACID pode ser descrito com poucas palavras:

Atomicidade: Qualquer operação deve ser executada por completo, caso contrário a ação é desfeita, comando conhecido como “rollback”. Em outras palavras, é um tudo ou nada: se houver alguma falha durante a execução, a transação é desfeita. Ou, nas palavras dos autores: “uma transação é uma unidade atômica de processamento; ou ela será executada em sua totalidade ou não será de modo algum”. O subsistema de restauração de transações do SGBD é o responsável pela atomicidade.

(Preservação de) Consistência: Os dados de um Banco de Dados devem permanecer íntegros após qualquer transação, transação esta que deve respeitar restrições e pré-requisitos impostos pelo SGBD. Imagine que seja tirada uma fotografia dos dados de um banco de dados. Este é o estado do BD. Após a fotografia, é feita uma transação neste BD e retira-se uma nova foto. Se na primeira o BD estava consistente, então na segunda ele tem que estar também. Citando a bibliografia: “uma transação será preservadora de consistência se a sua execução completa fizer o banco de dados passar de um estado consistente para outro. (…) Um estado do banco de dados é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com