TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Gestão Estratégica

Por:   •  31/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.310 Palavras (10 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 10

TRABALHO INDIVIDUAL

GESTÃO ESTRATÉGICA

Questão 1 (2,0 pontos) - Vimos em aula que o autor Henry Mintzberg apresenta 5 diferentes formas de definir “Estratégia”. Descreva ao menos três dessas definições à sua escolha, enriquecendo as respostas com exemplos retirados do noticiário nacional ou internacional (casos reais, públicos), indicando as fontes de pesquisa.

O autor Henry Mintzberg diz que a estratégia é uma atividade de difícil compreensão. O autor expõe 5 formas de definir estratégia que são os chamados 5Ps: Plano (plan), Manobra (ploy), Padrão (pattern), Posição (position) e Perspectiva (perspectiv). Os 5 retratam as diversas formas de se aplicar a estratégia que podem dar vantagens competitivas a uma empresa.

Figura 1 – Mintzbergs 5 Ps Strategy - Otosection

[pic 1]

Fonte: Google, 2022

A estratégia padrão (Plan) é baseada em padronização das ações. Sua estratégia é assegurar os objetivos das empresas. Inicialmente, define-se a meta, que serão alcançadas através de atividades, surgindo assim as estratégias como planos. Um exemplo muito citado nas pesquisas realizadas é o caso de Henry Ford que fabricava seus carros de modelo T somente na cor preta. Segundo Henry Ford,” Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”. A estratégia pode ser iniciada na persistência de uma atitude que indique um padrão rotineiro. Quando uma determinada atividade tem resultados bons, positivos e duradouro, a predisposição é a incorporação dela.

A estratégia de posição (Position) é definida de acordo com a sua localização. A relação entre os colaboradores, fornecedores e consumidores é sua base sem deixar de levar em consideração os concorrentes. A empresa vai organizar os seus recursos, com foco em manter ou melhorar sua posição. Como exemplo podemos citar empresas multinacionais que concentram suas atividades em determinadas localidades em virtude de incentivos fiscais. Uma localidade que representa bem a estratégia acima é Manaus. Manaus tem um polo industrial que possui um dos mais modernos acervos tecnológicos, com uma grande linha produtiva.  Empresas de fabricação de televisores, celulares, motocicletas, aparelhos de som, aparelhos de ar-condicionado, entre outros equipamentos estão presente na localidade. Essas empresas estão instaladas nessa localidade devidos à área ser de livre comercio de importação e exportação e de incentivos fiscais especiais.

A estratégia como perspectiva (perspectiv) é a definida pela reunião de diversas características da empresa. Podemos citar como características da empresa: Normas, cultura e valores. Com o compartilhamento de ações e intenções pelos membros da organização através de ideias vindas da sua imaginação, a estratégia se difunde pela uniformidade de pensamentos, ideologias, valores, culturas e percepção interna da organização, sendo este um dos fatores mais importantes para a estratégia como perspectiva. Para essa estratégia ter sucesso é essencial que exista um coletivismo, pois as suas ações dependem do desenvolvimento de todos os colaboradores. Por exemplo podemos citar a Natura. A empresa tem como estratégia a sustentabilidade. Existe uma estratégia conceitual. É uma empresa que incentiva o crescimento dos colaboradores, tendo uma visão geral das pessoas envolvidas. É fundamental a comunicação internada da empresa.

Questão 2 (2,0 pontos) - Explicite resumidamente as diferenças existentes entre os três níveis de Estratégia Empresarial conforme estudado em aula. Ilustre sua resposta com ao menos um exemplo para cada nível provenientes do noticiário nacional ou internacional (casos reais, públicos), indicando as fontes de pesquisa.

Os três níveis de estratégia empresarial estudados são: a estratégia corporativa, a estratégia da unidade de negócios e a estratégia funcional. Definindo cada uma delas:

Estratégia corporativa: é formulada pela cúpula da organização, onde pretende-se supervisionar as operações e os interesses da organização composta por mais de uma linha de negócios. De acordo com Fernandes e Berton (2005, p. 12), “a estratégia corporativa responderá questões como: em que negócio estamos e em que negócios deveríamos estar?”. Para Porter (1999), a estratégia corporativa justifica-se em situações naturais e inevitáveis, características da diversificação empresarial, as quais, se ignoradas, podem levar ao fracasso toda a estratégia de uma organização. Nesse nível é definido onde a empresa vai operar, alocação de recursos e investimentos. Segundo FAHEY (1999), a estratégia corporativa informa como a empresa utilizará os seus recursos, capacidades e limitações para construir as vantagens competitivas que influenciarão de forma positiva as decisões de compra dos clientes. Como exemplo podemos citar a empresa Magalu. Como estratégia corporativa ela comprou a empresa Netshoes. A empresa tem aposta em alocar seus recursos na diversidade e expandir suas vendas virtuais. Além da compra na Netshoes ela também fez a aquisição da empresa Estante virtual. O objetivo é transformar o Magazine Luiza, passando de uma empresa de varejo tradicional com uma forte plataforma digital, para uma empresa digital. Seu objetivo é levar toda a nossa infraestrutura digital para os milhares de sellers e vendedores neste país, sendo o sistema operacional para o varejo brasileiro. 

Estratégia de Unidade de Negócio: para Fernandes e Berton (2005, p. 12) “a estratégia de negócio foca nas unidades específicas, com produtos e serviços concebidos e vendidos para um grupo definido de clientes e com concorrentes conhecidos”. Nessa fase é definido os objetivos e como irá competir no mercado. Apple tem utilizado uma estratégia de diferenciação, ao contrário de muitas outras empresas que lutavam por liderança em custos - e isso explica a vantagem competitiva sustentável da empresa até os dias atuais. Em vez de ficar na mão de fornecedores com grande força - como Microsoft e Intel - Steve lançou o iOS que, além de não ser vítima da barganha desses fornecedores grandes e externos, tinha integração perfeita com os hardwares da Apple. Isso permitiu à Apple sair das garras da Microsoft e da Intel, que ditavam os valores para empresas que não tinham software e hardware próprios e capturavam a lucratividade do setor. A empresa busca vender experiência e novas tecnologias ao consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (733.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com