TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho canteiro de obras

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 8

SUMARIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVO        

3.        CARACTERIZAÇÃO DA OBRA E PROFISSIONAIS        

4.        CARACTERIZAÇÃO DAS ÁREAS DE VIVÊNCIA        

4.1        Instalações Sanitárias        

4.1.1        Vasos Sanitários        

4.1.2        Lavatórios        

4.1.3        Mictórios        

4.2        Vestiário        

4.3        Alojamento        

4.4        Local para refeições        

4.5        Lavanderia        

4.6        Área de lazer        

4.7        Ambulatório        

5.        CARACTERIZAÇÃO DAS ÁREAS OPERACIONAIS        

5.1        Área de Carpintaria e depósito de materiais        

5.2        Área de corte e dobra de aços        

5.3        Escritório        

5.4        Baias para areia e brita        

5.5        Almoxarifado        

5.6        Guarita        

6.        LAYOUT DO CANTEIRO DE OBRAS        

  1. INTRODUÇÃO

O canteiro de obras é a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra. Compreendem todas as instalações que servem para garantir condições adequadas de trabalho, segurança, abrigo e higiene a todos os profissionais envolvidos, bem como a todos os materiais e ferramentas necessárias para a execução da obra.

Usualmente os canteiros são divididos em duas áreas: Áreas operacionais e Áreas de vivência. A área operacional compreende todas as áreas destinadas à execução das atividades laborais executadas na obra, tais como escritório, baias, área de corte e dobra de armaduras, área de carpintaria, almoxarifado entre outras. A área de vivência compreende todas as áreas destinadas a dar abrigo, segurança e conforto aos trabalhadores locados na obra, sendo alojamentos, instalações sanitárias, vestiário, local para refeições, área de lazer entre outras.

  1. OBJETIVO

Temos como finalidade especificar todas as características necessárias de um canteiro de obras para execução do Residencial Luanni, considerando as características físicas da obra, os trabalhadores locados na obra, a vizinhança no entorno, os serviços disponíveis no local, bem como as normas vigentes.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA OBRA E PROFISSIONAIS

A obra trata-se da execução de um edifício residencial de seis pavimentos em terreno plano. As faces do terreno estão dispostas para as ruas A e B.

O edifício terá estrutura do tipo concreto armado e as lajes serão do tipo nervuradas. O concreto utilizado será do tipo usinado. A alvenaria externa e interna será executada com tijolos cerâmicos e revestimentos de argamassa cimento e cal. As barras de aço para pilares e vigas serão adquiridas com comprimento de doze metros. As argamassas de tipos diversos serão preparadas na própria obra. A Cal utilizada será adquirida em sacos de 20 kg e o cimento em sacos de 50 kg, sendo os dois estocados na própria obra.

A obra terá um número máximo de 55 operários atuando no canteiro, sendo que 2 destes pernoitarão na própria obra.

Os serviços de fornecimento de alimentação aos profissionais serão terceirizados a outra empresa.

Na obra atuarão ainda, 01 Engenheiro Residente, 01 Estagiário de Engenharia, 01 Técnico de Segurança, 01 Mestre de Obras e 01 Almoxarife.

  1. CARACTERIZAÇÃO DAS ÁREAS DE VIVÊNCIA

  1. Instalações Sanitárias

As instalações sanitárias compreendem vasos sanitários, mictórios, e lavatório.

Considerando que o total de pessoas na obra pode ser de 60 pessoas, as instalações sanitárias serão consideradas da seguinte forma:

  • 01 banheiro masculino composto de 01 conjunto vaso sanitário, mictório e lavatório que será locado. Este banheiro terá uma área mínima de 2,5 m².
  • 01 banheiro feminino composto de 01 conjunto vaso sanitário e lavatório que será locado. Este banheiro terá uma área mínima de 2,5 m².
  • 01 banheiro masculino composto de 03 conjuntos vaso sanitário, mictório e lavatório que serão locados. Este banheiro terá uma área mínima de 10 m².

Os banheiros serão construídos com alvenaria de tijolos revestidos de argamassa e piso com acabamento cerâmico antiderrapante. As paredes dos banheiros terão pintura em acrílico. O pé direito dos banheiros terá 2,5 metros. Todos os aparelhos dos banheiros serão interligados a rede publica de coleta de esgoto sanitário.

Os locais destinados aos vasos sanitários terão área mínima de 01 m², com divisórias de madeira com altura de 1,8 m e porta com trinco interno.

  1. Vasos Sanitários

Os vasos serão do tipo bacia turca com caixa de descarga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (259.1 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com