TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre canteiro de obras

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.949 Palavras (12 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR

ENGENHARIA CIVIL

ANTONIO MATHEUS CARDOSO

IAGO MIDLEJ

JULIO ROSENDO FIGUEIREDO

VITOR MELO

A IMPLANTAÇÃO DE UM CANTEIRO DE OBRAS SUSTENTÁVEL SOB A ÓTICA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

Salvador

2015

ANTONIO MATHEUS CARDOSO

IAGO MIDLEJ

JULIO ROSENDO FIGUEIREDO

VITOR MELO

A IMPLANTAÇÃO DE UM CANTEIRO DE OBRAS SUSTENTÁVEL SOB A ÓTICA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

Projeto de Pesquisa referente ao Curso de Engenharia Civil da Unifacs - Universidade Salvador, como parte da nota na matéria Técnicas Construtivas.

Orientador: Lúcio Mangier

Salvador

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                                                  4
  2. DESENVOLVIMENTO                                                                                      6
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                            13            
  4. REFERÊNCIAS                                                                                               15

INTRODUÇÃO

Escolheu-se iniciar esse trabalho por um assunto que jamais poderá ser deixado em segundo plano: o planejamento. Todas as atividades do dia a dia devem ser bem planejadas para que também sejam bem executadas, não sendo a construção civil uma exceção. Antes mesmo de qualquer atividade, até mesmo da compra do terreno, os engenheiros e responsáveis pela execução do projeto construtivo, devem analisar toda infra estrutura pública do local, assim como condições topográficas versus custo de implantação, o tipo e tamanho da obra, métodos de produção, técnicas de transporte, tempo de construção e recursos operacionais disponíveis, entre muitos outros aspectos.

Após todos estudos iniciais e trabalho de terraplenagem, começa a ser implantado o canteiro de obras . Mas o que é um canteiro de obras?

Toda instalação da área de trabalho, de âmbito operacional ou de áreas de vivencia, onde serão executadas as atividades de apoio a obra, faz parte do canteiro de obras. Essas edificações podem ser temporárias- com a construção em madeira, placas de aço- e/ou fixas- quando uma alvenaria, já existente no local, é reaproveitada para locação das atividades e até mesmo reaproveitada após o termino da obra para outros fins na edificação.

Agora que já foi comentado sobre planejamento e canteiro de obras, é importante firmar a importância dos dois em comunhão. A parceria entre ambos assuntos deve estar entre as primeiras ações para que sejam bem aproveitados todos os recursos materiais e humanos empregados à obra, sendo o desenvolvimento de um layout, bem distribuído e organizado, a base necessária. Normalmente, o que se vê no dia a dia é justamente o contrário, e as decisões são tomadas conforme o surgimento dos problemas, seja por falta de experiência do executante e/ou por falta de interesse por achar que é custo excessivo (a depender do porte da obra, jamais será excesso de gasto). Em se falando de custo excessivo, vale apena ressaltar, ainda, que embora uma das principais funções do projetista seja produzir com a maior economia possível, o tal não pode negligenciar na minimização dos impactos ambientais, assim como no desenvolvimento do ambiente de trabalho seguro e salubre para funcionários e pessoas de regiões de influência da obra.

Após um breve esclarecimento da base do que este trabalho propõe, então seguir-se-á ao que realmente importa:  “A IMPLANTAÇÃO DE UM CANTEIRO DE OBRAS SUSTENTÁVEL SOB A ÓTICA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR. ”

Esse assunto é regulamentado por normas, como:

  • NR 18/2013 (Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção);
  • NBR 12284/1991 (Áreas de vivência em canteiros).
  • Norma Regulamentadora N° 10, dentre outras que podem ser encontradas junto ao Ministério do Trabalho.

DESENVOLVIMENTO

Certo que existem leis e normas que delimitam ações e características do canteiro de obras, mas nunca se deve deixar, também, de usar o bom senso para melhorar sempre que possível o ambiente de trabalho, seja em segurança, qualidade de serviços e meios de execução do trabalho. Nunca deve ser esquecido que a mão de obra é humana, e mesmo que a fama dessa categoria de trabalho nem sempre seja a favor dos objetivos, ainda sim não devem ser sujeitados a condições de insalubridades físicas e mentais, além de emocionais. O estado em que se encontra o operário dará em proporções diretas o resultado em tempo e qualidade dos serviços.

Antes ainda de entrar no foco principal, existem serviços que antecedem a instalação do canteiro, como serviços de:

  • Instalações de força e luz- Norma Regulamentadora N° 10, Norma Regulamentadora N°18;
  • Demolições e retirada de entulho-  Norma Regulamentadora N°18;
  • -Sondagem do terreno- NBR 8036/1983, Norma Regulamentadora N°18;
  • Terraplenagem- Recomendações do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes);
  • Contenções vizinhas, drenagem e esgotamento do lençol freático, estrutura hidro sanitários-  Norma Regulamentadora N°18.

Todas essas atividades pré-canteiro de obras são regulamentadas por normas específicas e/ ou pela Norma Regulamentadora N° 18- CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO.

Seguindo, com as instalações próprio canteiro agora, sob uma visão do que a norma determina. A NR18 prevê características físicas das áreas de vivencia, que é composta por diversos blocos que atenderão as necessidades exclusivas do trabalhador e também de execução da obra, devendo respeitar a sustentabilidade, a saúde e segurança e atender aos requisitos mínimos de conforto e higiene. São essas instalações tais: sanitárias, alojamento, vestiário, local para refeições, cozinha, lavanderia, área de lazer, ambulatório, almoxarifado, depósitos, central de carpintaria e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com