TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Gestão da Produção de Produtos e Serviços

Por:   •  4/5/2020  •  Resenha  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇOS

Resenha Crítica de Caso

Letícia Carvalho Valente

Trabalho da disciplina Gestão da Produção de Produtos e Serviços

                                              Tutor: Prof. Eduardo de Moura

Rio Bonito

2020


COCA-COLA EM 2011: EM BUSCA DE UM NOVO MODELO

Referências: YOFFIE, David B; KIM, Renee. Coca-cola em 2011: Em busca de um novo modelo. Harvard Business School, p. 1-29, 14 de agosto de 2012.

        Em Coca-Cola em 2011: Em busca de um novo modelo, caso publicado pela Universidade Harvard no dia 14 de agosto de 2012, conhecemos a história de uma grande empresa e como ela se reinventou para se manter competitiva.

        Em 1886 em Atlanta um farmacêutico chamado John Pemberton inventou a Coca-Cola, ele misturou xarope com água gasificada e vendeu a bebida em uma máquina dispensadora de bebida em uma drogaria local. Cinco anos depois a bebida foi vendida para Asa Candler que comercializou o produto e se espalhou pela Gerogia, que vendeu a coca em 1916 para um grupo de investidores ficando sob a direção de Robert Woodruff quatro anos depois. Woodruff transformou a Coca-Cola em uma sensação internacional. Após a saída de Woodruff, em 1981 Roberto Goizueta assumiu o a empresa e em 1982 ele lançou a Coca Diet que em 1983 havia se tornado o refrigerante Diet mais vendido do mundo, e a empresa aumentou a participação de mercado na Europa Ocidental. Em 1997 Goizueta faleceu devido ao câncer de pulmão, e após esse acontecimento a empresa passou por crises até que Muhtar Kent assumisse em 2008. O maior desafio de Kent era descobrir como retomar o crescimento na América do Norte, em meio a queda das bebidas gaseificadas.

        As bebidas com menos açúcar e sem gás se popularizaram a partir dos anos de 2000 devido a preferencia dos consumidores por um estilo de vida mais saudável. Em 2005 foi laçada a Coca Zero que disparou nas vendas, e a empresa         atingiu varias marcas de bebida como agua de coco, agua mineral, sucos e chás, ainda assim as bebidas não gasificadas demandavam grandes mudanças na linha de produção e engarrafamento. Como a empresa não tinha o controle dos engarrafadores, muitos de seus produtos não chegavam ao mercado na mesma velocidade dos concorrentes.

        Kent anunciou em 2010, a compra das operações inteiras da CCE nos EUA, integrando engarrafadoras a empresa com o propósito que melhorar sua distribuição dos produtos. A empresa também decidiu ampliar a produção de bebidas sem gás, com plataformas de produção específicas e manter o controle sobre engarrafadoras, o que garantia a Coca-Cola o todo controle sobre as bebidas sem gás e refrigerantes. Essas medidas mostram que Kent estava no caminho certo, o negócio na América do Norte registrou três semestres consecutivos de crescimento, pela primeira vez em anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com