TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Ciências dos Matérias

Por:   •  30/8/2021  •  Tese  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Como sabemos para compreendermos o estudo dos ensaios mecânicos se faz necessário a compreensão e o conhecimento de conceitos básicos . Todos os materiais sólidos quando se é aplicado uma força sobre , ele tem a capacidade de se deformar. O estudo das propriedades mecânicas dos materiais aparecem quando o material está sujeito a esforços de natureza mecânica. Isso quer dizer que essas propriedades determinam a maior ou menor capacidade que o material tem para transmitir ou resistir aos esforços que lhe são submetidos. Todos os materiais (estrutura) estão sujeitos a algum tipo de esforço, são eles; tração, compressão, cisalhamento, flexão e torção.

Como exemplo, na parte de engenharia civil vemos que treliças que são sujeitas a esforços ( tração ou compressão), na engenharia mecânica temos os cabos de elevadores que são submetidos a um esforço de tração nos cabos para o deslocamento de certas cargas.

Isso faz com que seja necessário o conhecimento das propriedades do material, para que seja feita a escolha correta para os fins industriais. Algumas propriedades mecânicas importantes que podemos citar são; elasticidade, plasticidade, dureza, resiliência, ductilidade, tenacidade, etc.

As propriedades mecânicas podem ser determinadas ou verificadas por meio de realização de experimentos laboratoriais cuidadosamente planejados, a fim de obter os resultados mais possíveis da realidade dos serviços, dentre os fatores que influencia consideramos a natureza da carga aplicada, a duração de aplicação dessa carga e as condições ambientais.

Algumas propriedades mecânicas importantes que podemos citar são; elasticidade, plasticidade, dureza, resiliência, ductilidade, tenacidade, etc.

Todos os ensaios podem ser classificados em Ensaios Mecânicos Destrutivos: A amostra testada (corpo de prova) é deformada permanentemente até sua fratura, ou seja, deixam algum sinal no CP, mesmo que não fique inutilizado. Alguns Ensaios Mecânicos Destrutivos são : Tração, Compressão, Fluência, Dobramento e .Dureza

Ensaios Mecânicos não Destrutivos: são ensaios que não provocam nenhum tipo de alteração nas propriedades do CP. Alguns Ensaios Não-Destrutivos : Líquido Penetrante, Emissão Acústica, Exame Visual, Ensaio radiográfico.

Neste trabalho iremos falar sobre ensaios mecânicos destrutivos, ensaios de tração, compressão ,flexão e dureza.

Revisão Bibliográfica

CONCEITOS DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO

A curva de tensão-deformação é uma descrição gráfica do comportamento de deformação de um material sob carga de tração uniaxial. A curva é obtida no chamado ensaio de tração. O ensaio consiste em carregar um corpo de prova, submetendo-o a uma carga de tração que aumenta gradativamente.

Representação esquemática do dispositivo usado para a condução de ensaios tensão-deformação sob tração.

Ensaio de Tração

O ensaio de tração consiste na aplicação de uma força de tração axial num corpo de prova padronizado, promovendo a deformação do material na direção do esforço, que tende a alongá-lo até fraturar. Devido à facilidade de execução e reprodutibilidade dos resultados, este ensaio é amplamente utilizado. Com ele é possível determinar o gráfico de Tensão Deformação e medir as propriedades de Resistência à Tração, Módulo de Elasticidade, Tensão no Escoamento, Tensão na Ruptura, Deformação no Escoamento, Deformação na Ruptura, etc.

lustração esquemática de como uma carga de tração produz um alongamento e uma deformação linear positiva. As linhas tracejadas representam a forma antes da deformação; as linhas contínuas, após a deformação.

Ensaio de compressão

O ensaio de compressão consiste na aplicação uniaxial de carga compressiva em um corpo de prova (CP). Os resultados obtidos nesse ensaio consistem na relação entre a deformação linear, obtida pela medida da distância entre as placas que compõem o corpo de prova, em função da carga de compressão aplicada em cada instante (figura 1).

O ensaio de compressão é amplamente utilizado na indústria de construção civil, para analisar madeira, concreto armado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com