TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Geologia

Por:   •  31/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal De Goiás

Engenharia de Transportes

Claudia Santos Lima

Proposta da nova estrada do Campus UFG de Aparecida de Goiânia

Goiânia-Goiás 2017

Claudia Santos Lima

Proposta da nova estrada do Campus UFG de Aparecida de Goiânia

Proposta da nova estrada do campus da UFG de Aparecida de Goiânia a ser apresentado na disciplina de Geologia

Goiânia, Goiás. 2017

Introdução

O novo campus da universidade Federal de Goiás localiza-se na área rural de Aparecida de Goiânia, numa região doada por fazendeiros.

No local não tem acesso direto de linhas de ônibus e nem estrutura básica de convivência, como saneamento, energia elétrica e rodovia pavimentada.

Nesse trabalho será apresentada uma proposta por onde deverá passar a nova estrada de acesso ao campus.

O espaço

O novo Campus da UFG está localizado na zona rural de Aparecida de Goiânia, na antiga fazenda Santa Rita. A única via de acesso é uma estrada de leito natural.

Em visita de campo, ficou comprovado através de amostras de rochas, que a estrada esta construída por cima de estruturas dobradas. Que o solo da região foi totalmente dobrado no decorrer de sua formação. Em partes argilosas e partes arenosas.

Constam projetos de condomínios residenciais de alto padrão a serem construídos nas proximidades. O polo empresarial está previsto a ser aumentado para a região também, além da previsão de um aeroporto de cargas para dar suporte as empresas.

A universidade

O novo Campus da UFG tem proposta de vários cursos, inclusive medicina. O que irá atrair uma movimentação expressiva de pessoas a região. Cerca de 10 mil estudantes a princípio. O fluxo de carros será intenso.

O acesso ao local

Para chegar até o local, pela BR-153 entra na Avenida Santana, num setor residencial de Aparecida de Goiânia. Em primeira parte a avenida é duplicada, após km passa a ser via de dois sentidos.  O fluxo de veículos no local será intenso e afetará a vida pacata dos moradores do residencial já existente.  Necessitando de duplicação da via até o local do campus, com isso deveria-se desapropriar algumas residências.

Proposta das estradas

Após analisar a estrutura do bairro por onde passa a via de acesso ao campus, ficou identificado que para duplicar a estrada, afetaria muito na vida e no uso do solo da região.

Pensando em evitar grandes desapropriações e transtornos, uma nova via seria construída a partir do anel viário que já está planejado na região. Seria uma via duplicada, sem necessidade de construção de ponte. O campus localiza-se numa região de argissolo, porém quase toda a estrada será construída em cima de latossolo. Teremos que preocupar com a preparação de dois tipos de solos para construção da via.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (517.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com