TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transmissão Mecânico-Conhecimento Complementar

Por:   •  5/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Matheus

Transmissão Mecânico-Conhecimento Complementar

1. O sistema de transmissão por correias consiste na transmissão do trabalho do motor para um outro dispositivo (como um compressor) por intermédio de uma correia. Possuem baixo custo inicial, alto coeficiente de atrito, elevada resistência ao desgaste e funcionamento silencioso além de serem flexíveis, elásticas e adequadas para grandes distâncias entre centros.

Entre os principais modelos disponíveis estão:

Correias em perfil “V”: seu formato lembra a forma da letra “V” , quando cortado ao meio. Tal formato evita que a correia deslize e são muito utilizadas em indústrias.

Correias Sincronizadoras: são correias dentadas onde seus dentes da engrenam nos dentes da polias, sendo utilizadas em acionamento onde requer sincronismo de movimentos e força. Este modelo é indicado para sistemas de embalagens.

Micro V ou Poly V: correia com pequenos frisos em V, que são mais compactas que as correias em “V” convencionais. Correias destinadas para montadores agrícolas, como tratores.

Correias Variadoras de Velocidade: correia que, devido ao seu formato lembra o perfil das correias em “V”, porém com uma construção muito mais reforçada ,sendo utilizadas em acionamentos que exigem mudanças periódicas de rotações.

2. 

Correias: são elementos de máquina que transmitem movimento de rotação entre eixos por intermédio das polias. As correias podem ser contínuas ou com emendas. As polias são cilíndricas, bricadas em diversos materiais. Podem ser fixadas aos eixos por meio de pressão, de chaveta ou de parafuso. Muitos utilizadas em motores de automóveis.

Correntes: são o sistema de transmissão mais comum, composta por duas engrenagens dentadas de metal e de uma corrente, que faz a ligação entre elas. Usada em suma maioria em motocicletas.

Cabos de Aço: São elementos de máquinas feitos de arame trefilado a frio. Inicialmente, o arame é enrolado de modo a formar pernas. Depois as pernas são enroladas em espirais em torno de um elemento central, chamado núcleo ou alma. São utilizadas em lugares onde a distância entre dois eixos é tal qual que se torna impossível a utilização de engrenagens. Neste tipo de transmissão, a correia abraça duas ou mais polias, transmitindo assim a força tangencial por meio do atrito da correia com a polia.

Engrenagens: Também conhecidas como rodas dentadas, as engrenagens são elementos de máquina usados na transmissão entre eixos. Para transmitir movimento uniforme e contínuo, as superfícies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil específico. Se a roda menor do par (o pinhão) está no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque; se a roda maior está no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com