TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transparência Corporativa

Trabalho acadêmico: Transparência Corporativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. TRANSPARÊNCIA CORPORATIVA 5

1.1. DEFINIÇÃO DA TRANSPARÊNCIA CORPORATIVA 6

1.2. TRANSPARÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES 7

2. A LEI SARBANES – OXLEY (SOX) 7

3. QUAIS OS BENEFÍCIOS DA LEI SARBANES E TRANSPARÊNCIA CORPORATIVA 9

4. APLICAÇÃO DO CONTROLE INTERNO NA CORPORAÇÃO DE ACORDO COM A LEI SARBANES 11

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 13

INTRODUÇÃO

O trabalho foi elaborado por estudos e pesquisas Bibliográficas, tem por objetivo apresentar a lei de Sarbox (Sarbanes-Oxley) e seus benefícios.

A lei de sarbox visa garantir mecanismos de seguranças confiáveis nas empresas, essa lei traz o conceito de que é necessário haver uma transparência nas ações que são tomadas pela empresa.

Ao longo do tempo as empresas foram adotando uma postura visando maior clareza e transparência sobre sua situação atual e futuras intenções no mercado.

A partir disto surge a transparência corporativa que é uma espécie de comunicação da empresa com os interessados (governo, colaboradores e o mercado) ao seu redor.

1. TRANSPARÊNCIA CORPORATIVA

Quando se fala em transparência logo se pensa em algo verdadeiro, claro, nítido. Atualmente, muito se ouve em relação às empresas estar adotando práticas para serem mais transparentes, mostrarem a seus colaboradores, fornecedores e até mesmo clientes, a verdadeira situação a qual se encontram, seja ela positiva, como um crescimento em vendas, ou negativa, como o fracasso no lançamento de um novo produto.

Observe e reflita como as grandes empresas têm lidado com a informação, além do mais, é a informação e o acesso dos colaboradores a ela que fazem essas empresas serem transparentes ou não diante de seus colaboradores e mercado.

A transparência corporativa está relacionada à informação, aos valores da empresa e daqueles que a regem, às estratégias, procedimentos, entre diversas outros dados da qual todos os colaboradores devem ter acesso ou somente alguns quando a informação é confidencial.

Ao se tratar de estratégia, procedimentos ou algo do gênero, deve ser totalmente aberta e transparente aos colaboradores, visto que é algo de extrema importância para empresa. Já a confidencial, tem acesso restrito a algumas pessoas.

Sempre há empresas que, em alguma situação, falam a respeito de contenção de gastos, ou seja, em economia. Informa aos funcionários o que a empresa está passando para que assim comecem a fazer campanhas de economia em energia, água, copos descartáveis, reaproveitamento de papéis e, até mesmo, as demissões.

Diferentemente de apenas falar o que a empresa está passando, transparência corporativa quer dizer “por as cartas na mesa”, mostrar de forma concreta e palpável, em números, a real situação enfrentada pela organização.

1.1. DEFINIÇÃO DA TRANSPARÊNCIA CORPORATIVA

Segundo Cappelli, transparência corporativa é a existência de políticas, padrões e procedimentos que visam oferecer aos interessados informações sobre a organização segundo as características gerais de acesso, uso, qualidade de conteúdo, entendimento.

Seguindo esta definição, podemos dizer que a transparência do processo “é a característica que possibilita ao cidadão acesso, facilidade de uso, qualidade de conteúdo, entendimento e auditoria aos ou dos processos que tratam de informações de seu interesse, sob a tutela de centros de autoridade”.

Já transparência da informação tem o mesmo sentindo, sendo “a característica que possibilita ao cidadão acesso, facilidade de uso, qualidade de conteúdo, entendimento e auditoria às ou das informações de seu interesse, sob a tutela de centros de autoridade”.

O conceito de transparência corporativa é muito abrangente e existem divergências sobre sua finalidade de atuação, isto dificulta muito a implantação de uma política única nacional ou mundial de padrões para transparência corporativa, apesar de uma série de iniciativas neste sentido.

Uma empresa que busca transparência em suas operações, diante de uma nova regulamentação no seu mercado, por exemplo, busca comunicar os seus clientes, acionistas, fornecedores e funcionários quais serão suas ações com relação às novas necessidades da companhia diante da regulamentação. Uma empresa com baixa transparência não teria este cuidado de notificar seus participantes interessados, tomando decisões de forma unilateral e furtiva.

Em questões como preços dos produtos, estratégias, contratações, critérios para venda, critérios para escolha de fornecedores, são áreas de atuação das boas práticas de transparência corporativa.

1.2. TRANSPARÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES

As empresas passaram a adotar a transparência corporativa a fim de apresentar informações relevantes a seus interessados, tais como colaboradores, clientes, fornecedores, ou seja, aqueles que têm relação direta com a organização.

As informações não são só passadas aos interessados em caso de dívida ou resultado negativo, mas principalmente em situações de crescimento. Com a informação “em mãos”, todos estarão mais engajados e conscientes do que a empresa busca e precisa, e se dedicarão a atingir os mesmos objetivos de maneira coletiva.

Há algumas pessoas que, após adquirirem uma informação nova e importante sobre o mercado, sobre o concorrente, detém essa informação, que pode ser estratégica, somente para si. Devemos saber que essa informação é importante para a empresa como um todo, e pode ajudar muito no avanço dela no mercado.

Por isso a importância da comunicação fluida entre setores/unidades de negócio, de reuniões bem estruturadas e da transparência da empresa para com seus funcionários e que vise estimular essa troca entre os funcionários também. O ideal é pensar sistematicamente.

Toda informação deve fazer parte do conhecimento dos colaboradores de uma empresa. Transparência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com