TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de Esgoto

Por:   •  5/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Processos de tratamento de esgoto, a fim de obter água potável.

Alison Vieira, André Furukawa, Emerson Labella, Murilo Duarte, Nanúbia Vasques.

Bacharelado em Engenharia Ambiental – 3º Semestre

Depto de Engenharia

Profª. Sheila Cristina - Orientador

Introdução:

A falta de água é um problema constante nas grandes cidades, e uma solução para atenuar ou até solucionar este problema seria o tratamento de esgoto a fim de tornar a água potável novamente.

O tratamento e reuso do esgoto para fins potáveis já é uma realidade em alguns países, entretanto no Brasil quando o assunto é transformar o esgoto em água potável ainda existe resistência por parte da população.

Existem estações de tratamento que fazem o processo de tratamento, porem a água segue para reuso, e não para consumo, essa água tratada, é usada geralmente para lavagem de calçadas, regar jardins etc. O tratamento do esgoto para consumo humano ainda é escasso.

O tratamento de esgoto consiste na remoção de poluentes, e agentes contaminantes, o método a ser utilizado no tratamento depende das características físicas, químicas e biológicas da água a ser tratada.

A proposta das estações de tratamento no estado de São Paulo é captar o esgoto e realizar o tratamento de forma convenciona, e após esse processo usar tecnologias adicionais, como por exemplo, a osmose reversa.

A osmose reversa é um fenômeno natural que ocorre quando duas soluções de concentrações diferentes são separadas por uma membrana semipermeável, essa membrana absorve todos os componentes nocivos à saúde, deixando passar apenas a água limpa.

Todos os processos para tratamento do esgoto para transformar em água potável, devem ter um acompanhamento rigoroso da operação para assegurar a qualidade da água que será oferecida, e todas as companhias de abastecimento precisam atender as normas de legislação do Ministério da Saúde.

Vale ressaltar que mesmo que o tratamento do esgoto não resulte em água potável, e importante e essencial realizar o tratamento dos efluentes.

 Com o tratamento adequado do esgoto há uma melhora significativa na qualidade dos rios poluídos, e consequentemente uma maior preservação das nascentes, o que já representa positivamente um impacto significativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com