TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de agua

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. A água potável pode ser de uma fonte natural, desde que não haja nenhum tipo de contaminação em sua nascente ou percurso. Nas cidades, os processos de tratamento são realizados nas ETAs (Estações de Tratamento de Água).

2. CAPTAÇÃO

Captação da água das ETAS de Piracicaba é feita através das águas rio Piracicaba e do rio Corumbataí, que são bombeadas para o seu processo de tratamento. Durante a captação existe um controle de entrada de água devido o aumento ou diminuição da chuva.

Figura 1: Captação da água.

3. PROCESSOS DO TRATAMENTO DA ÁGUA

3.1 COAGULAÇÃO: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de poli de alumínio, cal hidratada e cloro gasoso (hipoclorito de sódio). Estas substâncias servem para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

Figura 2: Entrada da água na Estação e o primeiro contato com os produtos químicos

3.2 FLOCULAÇÃO: Nessa etapa a agua é misturada com os produtos químicos adicionados na agua formando os flocos maiores. Na estação de tratamento de Piracicaba a floculação é feita em quatro etapas, cada etapa é diminuindo as pás de agitação fazendo a rotação diminuir, e criar flocos maiores.

Figura 3: Primeira etapa do processo de Floculação

Figura 4: Segunda etapa do processo de Floculação

Figura 5: Terceira etapa do processo de Floculação

Figura 6: Ultima etapa do processo de Floculação

3.3 DECANTAÇÃO: Por meio da gravidade ocorre a Decantação separando as impurezas que está em flocos, (ficando no fundo dos tanques) da água.

Figura 7: Água no inicio da decantação

3.4 FILTRAÇÃO: esse é o ultimo processo de remoção de impureza da água. A água passa por filtros formados por carvão antracito, uma camada de areia grossa e pedregulhos de diversos tamanhos, removendo as micro partículas ainda presente na água.

Figura 8: Filtragem da água

3.5 DESINFECÇÃO: Com a água já limpa recebe o cloro para eliminar germes que podem estar presentes e garantir que ela continue assim nas redes de distribuição e nos reservatórios e assim garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor.

3.6 CORREÇÃO DE PH: é aplicada na água certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir e manter o pH alto na rede de distribuição, devido corrosão em rede de ferro.

3.7 FLUORETAÇÃO: Na última etapa, a água recebe um composto de flúor chamado ácido fluossilícico que reduz a incidência de cárie dentária na população e principalmente das crianças.

Figura 9: Adição de cloro, flúor e correção do PH

4 INFORMAÇÕES ADICIONAIS

• A cada 6 horas passa uma bomba nos tanques de decantação que faz a limpeza de todo o lodo que fica no fundo. (figura 10)

• A troca dos filtros da etapa de filtração é feita em media de 5 anos.

• O processo em geral (desde a captação até a aplicação de flúor) demora em média 2 horas

• A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com