TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de esgoto sanitário

Por:   •  14/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DO SUL DA BAHIA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

JOSIANNE DE SOUZA LOPES

FASES DO TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO

TEIXEIRA DE FREITAS-BA

MARÇO/2020

                                        FACULDADE DO SUL DA BAHIA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

JOSIANNE DE SOUZA LOPES

FASES DO TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO

Trabalho acadêmico, apresentado ao Professora Maria Carolina Ronacher na disciplina de sistema de Saneamento de Drenagem e Esgoto do 9°semestre do curso de Engenharia Civil, para fins de avaliação do primeiro bimestre.

TEIXEIRA DE FREITAS-BA

MARÇO/2020

[pic 1]

     As estações de tratamento de esgoto em geral, os processos e tipos de equipamentos que são: separadores de sólidos, reatores biológicos (controle de carga orgânica); reatores físico químicos (controle de sólidos dissolvidos e em suspensão) e sistema de desinfecção base cloro, ozônio e ultravioleta e filtros para particulados:

  • Tratamento Preliminar e Primário: para separação de sólidos
  • Tratamento Secundário: para redução de carga orgânica, e
  • Tratamento Terciário: para redução de nutrientes e desinfecção

TRATAMENTO PRELIMINAR

     O tratamento preliminar objetiva a remoção de sólidos grosseiros e de partículas de areia, uma vez que estes sólidos podem ocasionar problemas nos equipamentos e tubulações instalados a jusante, tais como entupimento e abrasão. Além disso, estes materiais, em sua maioria, não são passíveis de tratamento biológico devido à sua natureza inerte ou pouco degradável. No Tratamento Preliminar, os sólidos são removidos por processos mecânicos ou físicos. Sua remoção pode ser manual ou mecanizada. Esses materiais são removidos do fluxo líquido de forma a evitar entupimentos e obstruções nas unidades subsequentes. Usualmente são encaminhados para disposição final em aterros sanitários municipais, sem qualquer tipo de transformação.

   

      Os sólidos predominantemente inorgânicos, como a areia e a terra, são removidos em unidades denominadas desarenadores ou caixas de areia. Esses sólidos constituídos por siltes, argilas, pequenas pedras e outros materiais inorgânicos sedimentam a velocidades relativamente altas. Essa característica faz com que as caixas de areia sejam dimensionadas com tempos de retenção pequenos. Isso é importante porque desta forma, é selecionado apenas o material sedimentado.

   

       A areia removida geralmente é recolhida em caçambas, que são encaminhadas para disposição final em aterro sanitário. Portanto, para um correto funcionamento das unidades de tratamento biológico, é imprescindível o bom funcionamento as unidades constituintes do tratamento preliminar.

      As tecnologias, que podem ser vistas e usadas nas E.T.E  são várias tecnologias mas todas controladas de forma automatizada por sistemas computacionais desenvolvidos e encomendados especificamente para atender a demanda de uma estação deste tipo e que necessita de uma ou duas pessoas para operar estes sistemas computacionais assim. Também, o que se pode ver é a presença de vários sistemas seguros e isolados de qualquer contato até mesmo do acesso a internet com computadores que são praticamente programados para a operacionalização total e plena no que diz respeito a este local em questão.

[pic 2] [pic 3]

A remoção de sólidos grosseiros contidos no efluente tem a finalidade de:

  1. Proteção dos dispositivos de transporte nas suas diferentes fases;
  2. Proteção dos dispositivos de tratamento de efluentes, tais como: raspadores, removedores, aeradores etc.;
  3. Proteção dos corpos de água receptores, tanto no aspecto estético como nos regimes de funcionamento de fluxo e de desempenho;
  4. Remoção parcial da carga poluidora, contribuindo para melhorar o desempenho das unidades subsequentes de tratamento e desinfecção.

TRATAMENTO PRIMÁRIO

     Após passar pelo processo preliminar os esgotos ainda contém sólidos em suspensão não grosseiros cuja remoção pode ser feita em unidades de sedimentação, reduzindo a matéria orgânica contida no efluente. Os sólidos sedimentáveis e flutuantes são retirados através de mecanismos físicos.

      Os esgotos fluem vagarosamente, permitindo que os sólidos em suspensão de maior densidade sedimentem gradualmente no fundo, formando o lodo primário bruto.  Os materiais flutuantes contêm grande quantidade de óleos, graxas, gorduras, ceras ou outros materiais de densidade inferior à da água (indústrias de alimentos, esgotos sanitários, refinarias de petróleo etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (364.5 Kb)   docx (306.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com