TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de Águas Pluviais no Município de Florianópolis - SC

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

FURB – Universidade Regional de Blumenau

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Sistemas de Drenagem Urbana

Professor: Adilson Pinheiro

Acadêmica: Odair Fernandes Junior 

Tratamento de Águas Pluviais no Município de Florianópolis - SC

Atividade Proposta:

  • Pesquisar sobre o sistema de tratamento de águas pluviais de Florianópolis.

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), juntamente com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, entregaram na cidade de Florianópolis, uma espécie de estação de tratamento de águas. A unidade Complementar de Recuperação Ambiental (URA) será responsável por tratar as águas pluviais e o esgoto clandestino da cidade, antes de despeja-la na baía.

A URA foi projetada pela empresa FAST e pré-fabricada em Capinzal – SC. As peças então, foram transportadas de caminhão até o local da implantação. O terreno onde a URA foi implantada, já possuía uma estação de bombeamento de esgoto, que foi ampliada para receber a unidade.

A unidade é composta por diferentes tanques e estruturas para recepção e tratamento dos líquidos. Ela terá capacidade de tratar até 150 l/s. A água na unidade passará por dois sistemas de tratamento. Flotação por ar dissolvido e Desinfecção por ultravioleta. Na flotação, o ar suspende a sujeira gerando microbolhas, retendo alguns micro-organismos e parte da matéria orgânica. Na desinfecção, as bactérias são eliminadas por meio de radiação.

        A obra pretende recuperar a balneabilidade de aproximadamente três quilômetros e meio de praia, (trecho próximo a Ponte Hercílio Luz e a Ponte do Coral), transformando a poluição em efluente limpo e clarificando o mesmo, antes de lança-lo ao mar.

REFERÊNCIAS

https://www.nsctotal.com.br/noticias/estacao-de-tratamento-na-beira-mar-de-florianopolis-deve-tratar-a-agua-poluida-antes-de

https://www.sc.gov.br/index.php/noticias/temas/saneamento-e-recursos-hidricos/florianopolis-ganha-a-unidade-de-recuperacao-ambiental-beira-mar-norte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com