TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁGUA É VIDA: TRATAMENTO DE ÁGUA NO SAMAE DE BRUSQUE (SC)

Por:   •  1/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 12

ÁGUA É VIDA: TRATAMENTO DE ÁGUA NO SAMAE DE BRUSQUE (SC)

Lucimar Bernardino da Costa, Felipe Gustavo Suem e Marcos Jose Merizio

Prof. Jorge Luis Bonamente

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Tecnologia em Gestão Ambiental (GAM 0395) – Prática do Módulo II

26/06/18

RESUMO

A água é um bem precioso e insubstituível, ela é vital não só para a natureza, mas como para todas as atividades desenvolvidas pelo homem. Embora seja indispensável, nem toda a água está disponível para consumo, pois podem conter microrganismos e sais minerais que devem ser eliminados ou reduzidos a concentrações que não sejam prejudiciais à saúde humana. Os tipos de microrganismos existentes na água são de variadíssimas espécies e por isso mais ou menos nocivos para o organismo humano.  Desta forma, qualquer água considerada bacteriologicamente própria para consumo pode, caso não seja desinfetada, ser considerada imprópria. Esse estudo tem como objetivo verificar quais são os tipos de tratamento de água e os métodos utilizados pelo SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto). Sabe-se que o ponto de captação do rio Itajaí Mirim só abastece a área central e que para atender aos bairros foram criados sistemas isolados.

Palavras-chave: Samae Brusque. Tratamento. Recursos Naturais.

1 INTRODUÇÃO

O município de Brusque localiza-se no baixo Vale do Itajaí Mirim, Santa Catarina. Possui aproximadamente 105.503 habitantes em uma área total de 292,75 km2 (IBGE, 2010). O principal manancial de abastecimento do SAMAE de Brusque é o Rio Itajaí Mirim.

Segundo o Samae Brusque (2013), até o final da década de 50, Brusque não possuía um sistema de tratamento e distribuição de água potável, porém já se constatavam altos índices de verminoses e a falta de certos hábitos. A partir disto então foi fundado pela prefeitura, o DAE (Departamento de Água e Esgoto), que captava água de um poço e a distribuía para a região central do município através de 600 metros de rede. Finalmente, em 19 de agosto de 1965, era fundado o SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e iniciada a construção da Estação de Tratamento Central (ETA), através da FSESP (Fundação Serviço de Saúde Pública). No ano de 1980 a ETA já estava tratando 85 l/s, quando houve a necessidade de uma ampliação para 140 l/s, com a inclusão de mais um filtro e a reforma de outro. Nesta ampliação entrou em operação um vertedouro para medição de vazão do tipo calha Parschall, decantação acelerada com placas lamelares e floculadores mecânicos com eixo horizontal. Os filtros construídos, bem como o reformado, são do tipo rápido por gravidade com leito misto. Em 1999 foi novamente ampliada, sendo construídos mais dois floculadores, dois decantadores e dois filtros.  Em 2007 foram trocadas as placas dos decantadores de cimento amianto por lonas de PVC. (SAMAE, 2018). O objetivo deste paper é apresentar os processos do tratamento de água executados pelo SAMAE Brusque, e também a importância dos recursos hídricos no Brasil.

2 A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS NATURAIS NO BRASIL

         

Consumimos diariamente e em grandes proporções os recursos hídricos do nosso planeta, pois eles são muitos, e por acharmos que eles existem em grande abundância nunca acabarão, porém com o tempo eles tendem a diminuir, e assim vem nossa total incerteza do futuro. Um exemplo de recurso natural abundante e a água, talvez por isso ela não receba seu devido valor. O uso consciente da água é de muita importância para a humanidade.

Os recursos naturais podem ser classificados em recursos naturais renováveis e não renováveis ambos no começo da humanidade eram muito respeitados e equilibrados, mas com a evolução do homem o surgimento de técnicas modernizadas passou a ser utilizados de forma descuidada e exagerada, prejudicando assim toda geração futura.

Recursos renováveis são os que podem ser renovados, que não se esgotam, pois dependem de outros sistemas para transformá-los e deixá-los em condições de uso. Exemplo são o ar, a água o vento e a madeira, claro que tudo depende de como o homem preserva, alguns recursos são potencialmente renováveis. Assim sendo, temos que cuidar com o grande número de poluição do ar e das águas, e com o desmatamento.

Recursos não renováveis são aqueles que devido a uma demasiada exploração, poderão vir a acabar um dia, pois sua produção é lenta, levando-se muito tempo para poder ser usado novamente. Exemplos é o carvão, petróleo, ferro, xisto, ouro, alumínio etc.

O Brasil é cercado de grande quantidade de Recursos naturais, e também rico em biodiversidade. No país são encontradas muitas espécies, tanto de animais quanto de vegetais, que fazem parte de ecossistemas variados, importantes para o clima tropical.

O abastecimento de água doce no planeta está ameaçado, pois se a população não mudar o uso, gerenciamento e compartilhamento ele poderá não ser suficiente para suprir as necessidades da população na terra.

3% é a quantidade de água própria para o consumo no planeta, no mundo existe uma desigualdade na distribuição de água potável. . O Brasil é um dos países que sofrem com a crise da água. Apesar de ser um abundante nesse recurso, a maior parte está localizado na região Norte e as regiões com maior concentração populacional são o Nordeste e Sudeste. Mas, este é um problema que vai além dessa distribuição. Para combatê-la, os governos precisam desenvolver métodos para tratar, preservar e reduzir o consumo da água.

Além das autoridades a população também é responsável pela preservação dos recursos naturais do mundo. Então devemos estar consciente de que com nossas atitudes podemos mudar o mundo sim, algumas formas de minimizarmos os impactos ambientais, pela falta dos recursos hídricos, evitarem vazamentos, longas horas no chuveiro, coleta seletiva, tudo que puder para evitar o gasto desnecessário da água. De acordo com Meurer (2011, p. 20):

(…) o debate técnico e jurídico entre exploração e conservação dos recursos hídricos no Brasil se consolida legalmente em 1934, pelo Decreto federal n° 24.643, que instituiu o código das águas, regulamentado e classificação e utilização dos corpos d´água. Porem foi a partir de 1990 que o governo instituiu medidas de políticas públicas voltadas para o uso de bacias hidrográficas. Assim sendo, foi adotado como unidade de planejamento e gestão especialmente voltada para recursos hídricos, através da lei 9.433/97, que instituiu a Politica Nacional de Recursos Hídricos (BRASIL, 19997). Entre as diretrizes gerais dessa politica é importante destacar a integração do planejamento e a gestão dos recursos hídricos, onde no art. 33 foi instituído Conselho Nacional de Recursos Hídricos nos estados, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) e os Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios federais e estaduais (CBHEs), gerenciados por órgãos estaduais e municipais e, ainda, as Agências de águas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (307 Kb)   docx (151.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com