TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICO PROJETO HANDS-ON 2017.1 EQUIPE GEORGE GABRIEL STOKES

Por:   •  16/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 11

Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

ADAN RICARDO DIETRICH

ALEXANDER BEUTING CAMPOS

ANSELMO RODOLFO FRITZEN

CARLOS EDUARDO HORN

JORGE AUGUSTO PERON

LUIS FELIPE SCHLINDWEIN DE SOUZA

LUIZ FERNANDO ZEN

MATEUS FELIPE BARILLI

MATHEUS DE AZEVEDO DOS SANTOS

PITER RISCAROLLI

RELATÓRIO TÉCNICO PROJETO HANDS-ON 2017.1

EQUIPE GEORGE GABRIEL STOKES

BRUSQUE

2017


ADAN RICARDO DIETRICH

ALEXANDER BEUTING CAMPOS

ANSELMO RODOLFO FRITZEN

CARLOS EDUARDO HORN

JORGE AUGUSTO PERON

LUIS FELIPE SCHLINDWEIN DE SOUZA

LUIZ FERNANDO ZEN

MATEUS FELIPE BARILLI

MATHEUS DE AZEVEDO DOS SANTOS

PITER RISCAROLLI

RELATÓRIO TÉCNICO PROJETO HANDS-ON 2017.1

EQUIPE GEORGE GABRIEL STOKES

Relatório técnico apresentado ao curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE como requisito do projeto Hands-On 2017.1.

BRUSQUE

2017


RESUMO

O presente relatório tem como objetivo apresentar o passo-a-passo no desenvolvimento de um dispositivo para medição de massas. Serão fornecidos cinco corpos de prova, sendo dois de massa conhecida, e três de massa desconhecida, que deverão ser testados e apresentados pelo mecanismo. Seguindo a proposta, o protótipo deverá ser um sistema mecânico e que contenha alguma das diversas grandes áreas da engenharia mecânica. O método de resolução foi por deformação de molas com leitura feita por uma escala e um indicador com acionamento por braço mecânico. O mecanismo acabou gerando resultado dentro da tolerância estipulada. Pôde-se perceber que a relação teoria e prática apresentou alguns problemas, que não foram considerados no calculo dimensional, como erros de medição e a técnica de fabricação utilizada por impressão 3D apresentou muito atrito e foi necessário fazer ajustes manuais nas peças. Após a calibração foi possível ajustar os resultados para que ficassem dentro do esperado.

Palavras-chave: Engenharia Mecânica. UNIFEBE. Hands-On.


  1. SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO        6

2.1 DEFINIÇÃO DO CONCEITO        6

2.2 DIVISÃO DE TAREFAS        7

2.3 DIMENSIONAMENTO DOS COMPONENTES        7

2.4 PROTOTIPAGEM        7

2.5 USINAGEM                8

2.6 MONTAGEM        8

2.7 CALIBRAÇÃO        8

3 RESULTADOS        9

4 CONCLUSÕES        10

REFERÊNCIAS        11

APÊNDICE A – MEMORIAL DE CÁLCULO        12

APÊNDICE B – DEMONSTRATIVO FINANCEIRO        15

APÊNDICE C – DESENHOS TÉCNICOS        17


  1. INTRODUÇÃO

        Instrumentos de medição estão postos nos mais diversos setores e aplicações do dia-a-dia, e cada vez mais, a busca por conhecimento e exatidão é tema de grande importância. De acordo com Lira (2009) os instrumentos de medida servem como uma extensão das faculdades humanas, e por serem tão simples como um gabarito, uma escala ou um galvanômetro.

        Tendo em vista a importância deste tema, a proposta deste trabalho é desenvolver um dispositivo capaz de medir a massa de diversos corpos de prova com limite mínimo de 200 e máximo de 1000 gramas. O equipamento deverá ter estrutura adequada para esta carga e ser capaz de identificar suas devidas massas, com tolerância de +/- 20 gramas.

        Para resolução do problema, inicialmente foi definido o conceito do projeto, então se fez necessário uma divisão de atividades entre os participantes. A sequência do projeto exigia um dimensionamento de todos os componentes, e o relatório técnico era desenvolvido em conjunto com esta etapa. Ao término do dimensionamento, foi possível imprimir em 3D, usinar todas as peças e efetuar a montagem.

        Devido perdas de carga por atrito não terem sido consideradas no dimensionamento teórico e a constante elástica das molas não ter se comportado de forma linear, foi necessário fazer uma calibração na escala durante o período de testes do protótipo, etapa esta que finalizou o projeto.

        Dentre estas atividades, gravação e edição de vídeos, formatação da apresentação, participação de workshop e ensaio da apresentação foram outras tarefas que o grupo fez em conjunto.

        Em homenagem à George Gabriel Stokes, foi concedido o nome ao grupo por este ter contribuído de forma positiva à engenharia mecânica. Stokes (1819-1903) foi um famoso físico e matemático britânico por seus estudos no comportamento da viscosidade dos fluidos, e em particular pela Lei da Viscosidade, que descreve o movimento de uma esfera sólida em um fluido (BRITANNICA, 1999).


  1. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

A definição de um modelo ideal do projeto pode ser uma das tarefas mais complicadas no quesito desenvolvimento de um novo produto a partir de um problema, diversas soluções são encontradas, mas poucas tornam-se viáveis. Para otimizar essas decisões, a técnica de brainstorming foi utilizada. Conforme cita Nunes (2008) o brainstorming, também conhecido como tempestade de ideias, é um método coletivo de geração de novas ideias, realizado por meio da contribuição e participação de diversos indivíduos inseridos num determinado grupo. Com esta técnica pode-se gerar diversas possíveis soluções ao problema, delas optou-se por medir a massa do corpo de prova com sistema de deformação de molas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (723.5 Kb)   docx (569.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com