TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos E Equipes

Trabalho Universitário: Gestão De Projetos E Equipes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

1. Responda às seguintes questões: (2.5 pontos)

a) Descreva as principais diferenças entre uma visão “restrita” e uma visão “ampla” para tratamento de problemas de projeto.

A visão restrita foca de imediato as causas e efeitos do problema, buscando a solução do que esta a vista de forma mais rápida.

Já a visão ampla separa e qualifica as causas e efeito, buscando todas as fontes possíveis do problema, então o foco não é só o que esta a vista mas tudo aquilo que possa interagir e somar para a criação dos problemas.

b) Que impactos tais diferenças de tratamentos trazem para o posterior planejamento do projeto?

- Gastos financeiros desnecessários, perda de tempo, obtenção de resultados falhos e até mesmo a criação de outros problemas.

c) Cite um exemplo, do seu conhecimento, de projeto onde foi utilizada uma visão restrita.

- As UPP’s(Unidades de Policia Pacificadora) na cidade do Rio de Janeiro.

Sabe-se que o problema de segurança publica no RJ e no Brasil não deve se restringir apenas ao combate, mas também no combate aos problemas sociais (educação, saúde, emprego e moradia). Então com uma visão mais restrita a solução imediata foi focar sobre nas causas e efeitos do problema. A criação de tais unidades trouxe algum ar de segurança, mas os crimes e suas causas ainda esta por lá bem como os problemas sociais que tendem a aumentar.

Os investimentos em deslocamento de pessoal, viaturas, estruturas estão sendo feitos, porém, os efeitos colaterais permanecem.

2. Para uma análise de viabilidade são considerados os seguintes fatores: recursos, custos, benefícios e prazo. Vamos considerar então o seguinte caso: nos anos 70 o governo brasileiro considerou implantar um grande projeto para desenvolver aqui uma indústria de microeletrônica e produção nacional de chips. A análise de viabilidade detectou que os custos eram altos demais, e o projeto foi abandonado. Na mesma época a China considerou o mesmo projeto e o encampou, tendo atualmente uma indústria poderosa e com tecnologia próxima à dos americanos. (2.5 pontos)

a) Como você interpreta a análise de viabilidade brasileira da época?

- Completamente errônea. Em meio a um período político governado por militares o qual deveria apoiar de forma mais efetiva a busca de novas tecnologias, e a maior parte das tecnologias que temos é advinda do meio militar.

As analises de viabilidade deveriam ter levado em consideração os benefícios, ainda que a médio e longo prazo e não somente os custos.

b) Que fator não foi estrategicamente avaliado?

- Beneficios, ainda que a médio e longo prazo

3. Quais seriam os Riscos típicos, num projeto de software: (2.0 pontos)

a) De origem interna?

- Equipamentos defeituosos, Gastos excessivos, Estouro de prazo devido a falhas de desenvolvimento, Estouro de prazo devido a erros no gerenciamento, Alterações no escopo do projeto.

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com