TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnica PERT (Vantagens e desvantagens dos métodos de controle de tempo)

Por:   •  12/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  4.766 Visualizações

Página 1 de 7

Matriz de atividade individual* – Tarefa 2

Módulo: 3 - Caminho Crítico Do Projeto Atividade: Individual 2

Título: Técnica PERT (Vantagens e desvantagens dos métodos de controle de tempo)

Aluno: Lorena Oliveira Tabari

Disciplina: Técnicas de Gerenciamento de Tempo Turma: MBA - UCI - BH01

Introdução

Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir a Técnica PERT para o planejamento e controle do tempo em projetos.

A Técnica PERT (Program Evaluation and Review Techique ou Técnica de revisão e avaliação de programa) foi desenvolvida no final da década de 1950, graças a esforços conjuntos da marinha norte-americana, para o desenvolvimento do submarino atômico Polaris.

A técnica PERT reconhece que as durações das atividades e os custos em gerenciamento de projeto não são fixos e que a teoria da probabilidade pode ser aplicada para fazer estimativas. No entanto hoje em dia é utilizada tipicamente em projetos cujas estimativas de tempo não podem ser previstas com certeza obrigando ao uso de conceitos estatísticos, ela utiliza a combinação de três possibilidades de estimativas de tempo sendo elas: otimista*, pessimista** e a mais provável***, onde realiza a ponderação**** das incertezas e riscos envolvidos em cada atividade. Essa técnica então é utilizada para elaborar estimativas mais assertivas e gerenciar melhor os projetos.

A ideia básica do uso da técnica está na identificação do caminho que consome mais tempo, ou seja, o caminho crítico, através da rede de atividades como base para o planejamento e o controle de um projeto, onde são utilizadas flechas e nós para a construção gráfica do projeto, e onde se possui as interdependências das operações, a fim de alcançar um determinado objetivo.

Temos como exemplos de Projetos que podem utilizar a Técnica PERT:

• Construção de uma planta;

• Pesquisa e desenvolvimento de um produto;

• Instalação de um sistema de informações.

Apresentaremos neste trabalho as vantagens e desvantagens da Técnica PERT e identificaremos os processos que devem existir na organização para apoiar o uso efetivo desse método.

*Otimista = É o cenário perfeito, onde tudo dá certo.

**Pessimista = É o pior cenário, onde tudo vai dar errado.

***Mais Provável = É um cenário razoável, onde tudo ficará dentro da normalidade, sem grandes surpresas (nem boas nem ruins).

**** PERT = (Pessimista + 4 x Mais provável + Otimista)

6

(pode-se alterar os pesos entre as estimativas de acordo com a realidade do projeto, sendo que os pesos não podem ultrapassar a soma total de 6.)

Vantagens e desvantagens da Técnica PERT

Sabemos que caso as vantagens não superem as desvantagens não devemos aplicar qualquer tipo de método. No caso da Técnica PERT como qualquer outra técnica possui limitações.

a. .Desvantagens

1. Requer trabalho intensivo

Para o desenvolvimento podem ser necessárias semanas, se não meses. Pois essa técnica nem sempre é prática, uma vez que consomem muitos recursos para seu desenvolvimento. Sendo uma tarefa de trabalho intensiva que requer certo grau de habilidade matemática.

O início do projeto pode ser atrasado caso essa etapa demande muito tempo.

2. É difícil estimar a duração utilizando PERT

A partir da precisão das estimativas iniciais de duração que obtemos a eficácia da técnica.

3. PERT não aloca recursos ou pessoal

São necessários planos adicionais para calculo de orçamentos de pessoal e outros recursos necessários para completar um projeto, pois estes não são contabilizados no PERT. Pois custos com hora extra e outras despesas relativas a recursos são difíceis de se planejar antes do tempo.

4. Pode-se facilmente ultrapassar o orçamento usando PERT

O orçamento total do projeto pode ser afetado caso o tempo das tarefas for subestimado, pois, geralmente, o custo sobe quando o tempo é ultrapassado, uma vez que a falha na alocação de recursos ou pessoas possa gerar um aumento de custo. Para que se possa compensar um dos problemas realizar precisamente ou superestimar o calculo do tempo para compensar este problema.

5. O caminho crítico pode ser pouco claro

Com um caminho crítico pouco aparente, fica difícil calcular do tempo necessário para completar o projeto.

6. Resistência do pessoal

Ocorre em qualquer nível da organização, para aplicação de qualquer método de controle, uma vez que a política da empresa deve ser alterada gera-se dificuldade para tal.

7. Necessidade de maior coordenação

Para que os dados estatísticos e contábeis fiquem disponíveis, em tempo útil, aos planejadores, se faz necessário uma maior coordenação entre a equipe planejadora, as turmas de execução e a administração da empresa.

b. Vantagens

1. Instrumento focado e disciplinado para planejar

Representam o fluxo de atividades através de um processo, ou seja, apresenta a sequencia e a interdependência das atividades do projeto desde o início até o final. Por ser focado também facilita distribuir os recursos de forma precisa e certificar-se de que são usados com efetividade.

2. Método detalhado

Facilitam a estrutura lógica e a disciplina no planejamento, acompanhamento, agendamento e monitoramento de tarefas, estimulando o planejamento de projetos detalhado e a longo prazo, obtendo assim mais segurança nas decisões.

3. Facilita a tomada de decisões efetivas

Uma vez que o mesmo obriga o planejamento total do empreendimento.

4. Permitem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com