TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Gerenciamento De Projetos

Artigos Científicos: Técnicas De Gerenciamento De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Em um ambiente empresarial extremamente competitivo, as empresas buscam cada vez mais a implementação de sistemas computacionais que ajudem a operacionalizar as estratégias de seu negócio. O sucesso no desenvolvimento desses artefatos depende de um bom gerenciamento de projeto. É necessário gerenciar com efetividade os prazos, a alocação adequada de recursos monetários e humanos, os riscos e a execução deste projeto.

2 OBJETIVO

O objetivo do presente é, a partir de um cenário proposto, demonstrar as técnicas de gerenciamento de projetos na gestão de um projeto de desenvolvimento de uma aplicação capaz de promover a integração das atividades negociais da empresa Você-Aluga em suas 26 filias. Esta abordagem busca chamar a atenção para a importância do planejamento no processo de desenvolvimento de software. Para que um projeto de desenvolvimento de software tenha sucesso, é fundamental a utilização de técnicas e processos que minimizem as chances fracasso.

3 CICLO DE VIDA ESCOLHIDO

Todo projeto pode ser subdividido em determinadas fases de desenvolvimento. A compreensão das referidas fases permite a equipe do projeto um melhor controle de recursos prazos e metas a serem alcançadas. Esse conjunto de fases dá-se o nome de ciclo de vida, que possibilita que seja avaliada uma série de similaridades que podem ser encontradas em todos os projetos independente do seu contexto, aplicabilidade ou área de atuação (VARGAS, 2009).

Figura 1 – Ciclo de vida do projeto

A principal consideração a ser analisada no ciclo de vida do projeto é o nível de esforço. O nível de esforço destinado ao projeto inicia-se em praticamente zero e vai crescendo até atingir um máximo e, logo após esse ponto, reduz-se bruscamente até atingir o valor zero e vai crescendo até atingir o valor zero, representando o término do projeto. Entende-se por esforço a quantidade de pessoas envolvidas no projeto, o dispêndio de trabalho dinheiro com o projeto, as preocupações e as complicações, as horas-extras (VARGAS, 2009).

Não existe uma regra ou um ciclo de vida padrão para desenvolvimento de sistema. É possível utilizar um ciclo pré-definido por um dos atores, adaptar um ciclo existente ou ainda criar o próprio ciclo. No entanto é importante

4 DESENVOLVER UMA WBS DO PROJETO

A estrutura analítica de projeto (EAP) é uma ferramenta utilizada para demonstrar graficamente as entregas do projeto numa estrutura hierárquica. Ela organiza o trabalho do projeto em agrupamentos lógicos e mostra a informação em formato de árvore ou lista de tópicos (HELDMAN, 2005).

Para o presente estudo de caso foi desenvolvida a EAP no WBS Chart Pro, de forma que ficassem mais claras as divisões de fases, tarefas, entregas do referido projeto.

Figura 2 – EAP do projeto

5 CRONOGRAMA DO PROJETO

Desenvolver um cronograma significa determinar as datas, no calendário, de início e fim para as atividades do projeto. Significa definir como as atividades necessárias para a realização e entrega dos produtos e serviços serão executados, respeitando as premissas e restrições definidas desde a definição do escopo do projeto (POSSI, 2006).

Partindo dessa premissa, foi desenvolvido um cronograma contemplando todas as atividades do projeto, desde a definição do gerente do projeto até a entrega do produto final.

Figura 3 – Cronograma do projeto

6 INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto.

Quanto aos aspectos de usabilidade utilizados na aplicação desenvolvida para a Você-Aluga, citamos a implementação dos padrões da W3C quanto a adaptação do layout para os principais dispositivos: desktop, tablets e smarthphones de forma como que a informação se reorganize de acordo com o tamanho da tela.

7 SEGURANÇA – SQL INJECTION

SQL Injection é um erro de programação muito mais comum do que se pensa e suas consequências podem ser realmente devastadoras. Muitos ataques tem sucesso quando um hacker descobre uma vulnerabilidade que dá a oportunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com