TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Levantamento De Requisitos

Dissertações: Técnicas De Levantamento De Requisitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

Levantamento Orientado a Ponto de Vista

Qualquer sistema, independente do seu tamanho, existirão pessoas com pontos de vista diferentes em relação ao seu funcionamento, necessidades e objetivos. Esta técnica tem como objetivo capitar estes pontos de vista, analisar as diferenças e similaridades formando assim o requisitos do sistema.

Para facilitar essa técnica foi criado uma Framework chamada VORD (View point Oriented Requirements Definition - Definição de Requisitos Orientado a Ponto de Vista). A primeira etapa dessa framework é o levantamento dos pontos de vista, segunda parte a estruturação dos pontos de vista seguindo uma hierarquia e depois o refinamento dos pontos de vista e a criação da documentação.

Etnografia

É uma técnica de observação que pode ser utilizada para entender a organização, sua cultura e o objetivo que o sistema deve alcançar. O objetivo do analista nesta técnica, é imergir no ambiente de trabalho, observar e fazer anotações do ambiente onde o sistema será usado, descobrindo os requisitos do sistema da maneira que as pessoas realmente trabalham.

As desvantagens dessa técnica é o excessivo consumo de tempo e a indução do analista a erros na sua observação, porem é uma técnica muito utilizada para completar as demais.

Workshops

São reuniões com os analistas e uma seleção de pessoas que melhor representam a organização e o contexto do sistema. Nessas reuniões deve haver uma pessoa neutra para conduzir e promover as discussões, o trabalho em equipe e o mapeamento dos processos para facilitar as tomadas de decisões.

O importante nessa técnica é a postura da pessoa que vai conduzir a reunião, pois ela deve ser neutra e boa observadora, evitando influenciar nas tomadas de decisão tanto por parte dos analista quanto das pessoas envolvidas.

Prototipagem

A prototipação é a criação de partes do sistemas, visando facilitar para os usuários a validação dos requisitos do sistema, o importante do prototipo é que ele não tenha todos os requisitos implantados para que não se torne a versão definitiva.

Essa técnica é muito útil para testes de interface do usuário, testes de desempenho, ajudar na compreensão e viabilidade dos requisitos, ajudando a reduzir os custos do desenvolvimento do sistema.

Entrevistas

Entrevistas é uma das técnicas mais utilizadas no levantamento de requisitos, consiste de uma reunião do entrevistador (analista) com as pessoas envolvidas nos sistemas, se possível uma pessoa por vez. Essas entrevistas devem ter duração de no máximo uma hora, pois mais que isto leva o entrevistado a perder a concentração dificultando o levantamento de informações, também é importante que o entrevistador se integre com as funções e a rotina do entrevistado para ajudar na elaboração das questões.

Nas entrevistas podemos utilizar questões objetivas como : “Quantos tipos de produtos é vendido no seu setor ?” ou perguntas subjetivas como : “O que você acha do modelo atual ?”. As perguntas objetivas tem a vantagem de ir direto ao assunto, porem pode deixar o entrevistado entediado já as questões subjetivas tem como grande atrativo as riquezas nos detalhes e ajuda na elaboração de novas perguntas, mas pode levar a perda do controle da entrevista e a uma grande massa de dados irrelevantes.

Questionários

São formulários com questões que podem ser de múltipla escolha, lista de opções e questões de reposta livre. O importante num questionário é que as questões sejam claras e de fácil entendimento procurando usar sempre o vocabulário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com