TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR ESCOLA DE ENGENHARIA

Por:   •  31/5/2019  •  Abstract  •  3.362 Palavras (14 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

ESCOLA DE ENGENHARIA



ÉRICA CHAVES ARAUJO

MYLLA DUARTE SANTOS SILVA



REAPROVEITAMENTO ENERGÉTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM  ATERRO SANITÁRIO






Salvador

2019

                                   

ÉRICA CHAVES ARAUJO[pic 3]

MYLLA DUARTE SANTOS SILVA










REAPROVEITAMENTO ENERGÉTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM  ATERRO SANITÁRIO

Monografi                                                                                                                Artigo apresentado como requisito para obtenção                            do título de Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade

Católica do Salvador.

Orientador: P





SALVADOR

2019

  1. INTRODUÇÃO

A industrialização crescente, a expansão da população e o aumento intensivo do uso de tecnologias são alguns dos fatores que, somados, foram responsáveis pela grande crise energética que o Brasil viveu entre maio de 2001 a fevereiro de 2002. A dependência de hidrelétricas para produção de energia obrigou a população brasileira a reduzir o consumo de eletricidade e assim evitar que o fornecimento de energia fosse cortado de forma compulsória (O GLOBO, 2013).

Considerando extinguir mais transtornos é necessário a renovação do planejamento e execução do setor energético, determinando novas maneiras de gerar e transmitir eletricidade, respeitando quesitos de preservação ambientais.

Um dos principais problemas é viabilizar essa renovação conciliando a redução da carência de energia do país com a inclusão de fontes que supram a necessidade de energia sempre crescente e que respeitem o meio ambiente. No tocante a esse assunto, vale ressaltar a relevância do reaproveitamento dos resíduos sólidos urbanos.

A Figura 1 mostra, em GWh, a quantidade de energia produzida pelo Brasil, pelas diferentes formas de geração, entre os anos de 2012 e 2016.

FIGURA 1 Geração Elétrica por fonte

[pic 4]

 Fonte: EPE 2017 - base 2016.

Como é possível ver na Figura 1, no Brasil ainda predomina a geração de energia hidrelétrica, com 66% de produção, que embora seja uma fonte renovável, a dependência meteorológica implica na diminuição de produção em épocas de seca, já a biomassa, atualmente com 8%, vem crescendo nos últimos anos, mostrando que o Brasil está investindo em outros meios de energia renovável, sem contar na facilidade de adquirir por vários recursos, tais como, resto de alimentos, plantas e até mesmo o lixo.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE- (2010), indicam que no Brasil diariamente são recolhidos cerca de 180 mil toneladas de lixos domiciliares, sendo que a grande maioria são depositados em “lixões” a céu aberto.

Essa forma insustentável de descartar o lixo se traduz em problemas sociais, econômicos, ambientais e de saúde pública, então afastar esse material de maneira controlada e adequada, sem impactar de forma negativa o meio ambiente é uma necessidade.

Essa pesquisa irá decorrer sobre a utilização de resíduos sólidos como matéria prima na geração de energia elétrica, e dando um direcionamento adequado para toneladas de materiais descartados diariamente.

Na estação de tratamento Aterro Metropolitano Centro (AMC), localizado na Estrada Cia-Aeroporto, na cidade de Salvador- Ba, existe uma usina geradora de energia que usa como matéria prima o lixo.

A pergunta que esta pesquisa se dispõe a investigar é: será possível implantar usinas geradoras em cidades do interior, onde a coleta de lixo é efetuada?

O objetivo geral desta pesquisa é analisar a viabilidade de implantação de usina de geração de energia em cidades do interior, onde, de uma forma geral, o problema de descarte de lixo ainda é bastante crítico.

Para chegar ao objetivo geral será preciso algumas etapas, que se constituem nos objetivos específicos, que são:

  • Investigar o funcionamento da usina de energia usando biomassa.
  • Analisar os requisitos para instalação de uma usina similar à de Salvador de menor porte;
  • Fazer uma análise de viabilidade de implantação de usina em uma cidade de médio porte.

A pesquisa tem sua importância no tocante a 2 (dois) aspectos: estudar forma de descarte e aproveitamento de lixo, que poderia poluir o meio ambiente e contribuir para a produção de energia elétrica reciclando materiais descartados pelas comunidades. Os resultados podem deflagrar um hábito saudável nas prefeituras do interior de destinar para a energia limpa um material poluente.

Como metodologia para efetuar a pesquisa buscou-se informações em livros, artigos, monografias e internet, investigando como é produzida energia elétrica através da biomassa, buscando também, a nível nacional, informações sobre usinas em estações de tratamento de lixo.  Uma visita à usina em Salvador é uma das etapas da construção do conhecimento sobre o tema. Dados sobre o lixo produzido por habitante em cidades são informações a serem coletadas para estudar a viabilidade de implantar uma usina em uma cidade de porte médio.

Inicialmente será efetuada a busca por um embasamento teórico, seguido de cálculos necessários para construir uma usina de energia com uso de biomassa proveniente do lixo e finalmente uma análise para implantar a usina em uma cidade de porte médio no estado da Bahia.

  1. RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

              Lixo é o nome vulgar de resíduos sólidos. A palavra lixo origina-se do latim lix, que significa cinzas ou lixívia. A denominação resíduo sólido, residuu, do latim, significa sobra de determinadas substâncias, e a palavra sólido é incorporada para diferenciá-los de gases e líquidos”. (RIBEIRO; MORELLI, 2009, p. 19).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (319 Kb)   docx (857.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com