TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

Por:   •  28/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

[pic 1]

Aluno(a):  Leonardo Alves Machado.

Turma...:   A01.

Trabalho sobre: Exercício sobre o MODULO – III.

[pic 2]

Goiânia, 21 de Fevereiro de 2020. 

Primeira Questão:

Sabemos que qualquer empresa que pretenda se destacar em seu segmento de atuação deve dispor de um planejamento estratégico onde se define claramente sua visão, sua missão e sua finalidade, difundindo-a por toda organização de forma que todos os colaboradores tenham conhecimento dos objetivos estratégicos da empresa. Para a elaboração do planejamento estratégico da empresa você irá realizar a análise do ambiente onde está inserida como consultor dê sua opinião sobre este tema?. Considerando o ambiente interno e analisando uma empresa qualquer, identifique e cite 3 pontos fortes e 3 pontos fracos e quais estratégias você adotaria para combater os pontos fracos e potencializar os pontos fortes identificados.

R: Levando em consideração uma concessionária de veículos, pode-se analisar como pontos fortes: o carisma ao atender os clientes, a preocupação com a satisfação do cliente e buscar sempre resolver todo e qualquer problema derivada da venda o mais rápido possível; já os pontos fracos são: a pouca disponibilidade de funcionários, custos muito altos e a grande variação de gostos de acordo com cada cliente.

Contudo analisando a empresa, percebe-se que ela atende bem seus clientes e tem uma grande preocupação com os mesmos, mas que deveria levar em consideração os gostos de cada para não continuar tentando agradar todos de uma vez, o que leva muito tempo e trabalho. Analisando os custos a empresa pode terceirizar os serviços aos clientes, melhorando a qualidade e eficácia dos serviços.

Segunda Questão: 

Atualmente vivemos em um mercado competitivo, onde o sucesso da empresa depende de vários fatores.  Um desses fatores é o PLANEJAMENTO. O Planejamento é como um mapa de percurso: dá o direcionamento das ações a serem seguidas e, como se trata de uma análise de riscos, possibilita estabelecer estratégias para minimizar os riscos e aumentar as chances de sucesso. Ele ajuda a identificar clarificar e explorar as oportunidades; é uma referência a ser seguida. Mas, de que forma o planejamento pode contribuir para viabilizar a realização de uma "boa ideia"? Planejar é garantia de sucesso? Dê sua opinião técnica sobre esta questão?

Planejamento é a parte essencial a ser discutida antes da implantação da empresa, dali pode surgir diversas ideias muito boas que podem mudar a trajetória da empresa. Mas isso não quer dizer que o planejamento é a garantia do sucesso, mas sim um bom planejamento e boa estratégia se garantem um sucesso da empresa.

Terceira Questão:

Existem fatores externos que influenciam diretamente o planejamento empresarial. Dentre eles citamos o mercado concorrente, fornecedores, público alvo, etc. É muito importante que a empresa esteja atenta às tendências do mercado e às mudanças, a rapidez e a flexibilidade com que muda suas estratégias são fatores primordiais para atingir o sucesso. Você como estudante de eventos e secretariado imagina que o pequeno empresário realiza constantemente a análise de fatores externos em sua empresa? Conhece o seu público alvo? Qual o seu conselho como consultor dessa empresa??

Nem todos os empresários fazem uma analise devidamente correta sobre os fatores externos de sua empresa, o que pode ser fator excencial para o sucesso da empresa. Sendo assim essa analise depois de feita da maneira certa pode garantir o sucesso da empresa e realizado da maneira errada pode levar uma empresa a falência, já que irão dedicar esforços em pontos que não melhorariam o rendimento da empresa.


Quarta Questão:

É muito comum o empresário achar que uma empresa que vende os mesmos produtos que os dele são concorrentes e ele está certo, pois, os concorrentes são aqueles que oferecem bens/serviços iguais ou semelhantes aos seus para o mesmo mercado consumidor. Como você faria para identificar os concorrentes de uma empresa em que está dando uma consultoria? Quais as características destes concorrentes em relação à esta empresa: tamanho, pontos fortes e fracos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (231.8 Kb)   docx (932.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com