TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

Por:   •  20/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

        PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

Disciplina: Brasil Recente Turma: CO1

Professor: Eduardo José Reinato

Aluna: Dayse de Jesus Rocha

A cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro, foi cenário daquele que ficou conhecido como um dos mais graves erros judiciários do Brasil. Em 1937, no mês de dezembro, começou a investigação dos irmãos Naves, acusados de terem assassinado um comerciante local.

As investigações acontecem a todo vapor sob os cuidados do delegado Ismael Benedito do Nascimento, mas uma troca de comando altera o desfecho do caso. De fato, assume o cargo o tenente Francisco Vieira, que dá novos rumos ao inquérito. Após assumir o cargo, Vieira convoca testemunhas, estuda, ouve boatos e conclui que os irmãos Naves eram os maiores interessados no sumiço e morte do primo Benedito. Sem perder tempo, ordena a prisão de Joaquim e Sebastião. Os irmãos e demais familiares passam por sessões de tortura físicas e sobretudo psicológicas. Eles permaneceram presos desde a posse do novo delegado que iniciara a sua criativa invenção ardilosa.

O chefe de Polícia aponta os matadores e forma a opinião pública, certo da proximidade das confissões. Assim, no dia 03 de janeiro de 1938, foi forjada a primeira acusação de peso contra dos Irmãos. Tortura bem-sucedida, continuaram as pressões físicas e morais para simular novos dados acusatórios. Presas para depor, as esposas de Joaquim e Sebastião, não se intimidaram com as pressões do delegado e foram soltas. Ato contínuo, ele mandou prender a Donana. Agredida das mais variadas formas, físicas e morais, na frente e junto dos próprios filhos, ela não sucumbiu. Sustentou a sua verdade.

Libertada, Donana procurou o advogado João Alamy Filho que, fazendo coro à voz do povo e ao seu clamor por justiça em prol do desaparecimento de Benedito, era contra os Irmãos Naves, porque o pouco já ouvido a respeito era o bastante para ele acreditar no crime. Também, o delegado anunciava a coleta de provas, faltando apenas a confissão. Dois dias depois da recusa por parte do advogado, a mãe dos Naves voltou a procurá-lo acompanhada de um fazendeiro amigo – Aleixo Resende –, que se propôs a pagar os honorários advocatícios. Alamy manteve a recusa e expôs ao fazendeiro além dos motivos ditos à Donana, que não tinha interesse no caso por uma questão de ética profissional que o fazia acreditar na experiência do militar e que, portanto, o caso estava bem conduzido e os seus princípios e convicções não eram corrompidos por dinheiro.

Amparados pela coragem materna, os irmãos apanharam, resistiram e não se dispuseram à esperada confissão. Infrutífera mais uma tentativa violenta por parte do delegado. Ana Rosa foi solta. Dirigiu-se à casa de Alamy, não mais pela sua condição de advogado, mas guiada apenas pelo instinto da busca de proteção. Comovido com Donana e convencido da inocência dos dois jovens, que, ante os tormentos todos mantiveram a honra, Alamy resolve atuar na causa e entrar com pedido de habeas-corpus para que os irmãos respondessem em liberdade a acusação. No dia 15 de janeiro era apresentada denúncia contra os irmãos, por parte do promotor, o que cessaria a intervenção do delegado. Mas não! O delegado instaurou outro inquérito, em paralelo ao processo judiciário, para assegurar-se de que as testemunhas, atropeladas, coatas e submissas, repetissem em juízo o que quisessem a polícia. Assim foi até o fim. Ilegal e criminosamente tolerado pelas autoridades civis locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (51.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com