TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Por:   •  23/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.495 Palavras (10 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas

Alberto Costa Fernandes Carvalho - 202011273

João Vitor Alves Gomes da Silva – 202010897

Lucas André Venâncio dos Santos – 202010895

Experimento no: 01

Densidade de sólidos e líquidos

Prof. Benecildo Amauri Riguetto

Disciplina: Laboratório de Química

Uberaba - MG

Abril - 2021

 

 1. Introdução

          O experimento em questão, teve como objetivo o cálculo das densidades de sólidos e líquidos, através da medição de massa e volume realizadas

          Todo e qualquer equipamento de medida possuí um erro associado a tal instrumento, porém, mesmo contendo este erro, sua utilização é confiável e sua medida se aproxima dá real do objeto. No caso em questão, está relacionado a densidade dos materiais sólidos e líquidos e, o equipamento utilizado, foi uma balança analítica

          O mesmo vale para os instrumentos de volume, mas, vale ressaltar que esta é uma medida menos precisa do que a balança, pois envolve a observação feita pela pessoa que está realizando o experimento, ou seja, o erro humano deve ser considerado ao analisar. Os instrumentos utilizados foram a pipeta volumétrica e a proveta de polipropileno.

          Foi destacado estes processos, pois, a razão entre massa e volume nos apresenta o valor da densidade, que é o principal objetivo desse experimento.

 

2. Objetivos

          Os objetivos perante tal experimento, consiste em, aprender a manusear equipamentos básicos, diferenciar vidrarias volumétricas das graduadas e aprender as técnicas de medidas de temperatura, massa e volume

3. Parte Experimental

 

3.1. Materiais

    O experimento teve a utilização de alguns equipamentos e materiais, sendo estes:

  • Béqueres de 100 e 250 mL;
  • Termômetro;
  • Bastão de vidro;
  • Proveta de polipropileno de 10 mL;
  • Pipeta volumétrica de 10 mL;
  • Pisseta;
  • Balança analítica;
  • Conta-gotas;
  • Gelo;
  • Água destilada.

3.2. Métodos

 

3.2.1. Medidas de temperatura

   

          Na primeira parte, foi utilizado um béquer de 250 mL, onde se foi colocado 200 mL de água da torneira em temperatura ambiente. A medição da temperatura ocorreu através de um termômetro, sendo medida e anotada em sequência.

          Posteriormente, foram adicionados três cubos de gelo neste mesmo recipiente e, utilizando um bastão de vidro, iniciou-se o processo de agitação. Após 10 minutos, a temperatura foi novamente medida e anotada até que atingisse uma temperatura constante, isto é, no momento em que a temperatura parasse de sofrer variação.

          Na segunda parte deste experimento, também ouve a medição da temperatura, sendo esta a temperatura ambiente do local.

 

 3.2.2. Densidade de amostras sólidas

 

          Inicialmente, como descrito anteriormente, começamos medindo a temperatura ambiente do laboratório. Após essa medição, foi escolhido três peças metálicas de tamanhos diferentes e, todas foram pesadas e seus respectivos pesos foram anotados.

          Em seguida, é usada uma proveta graduada de polipropileno e, nesta, são colocados 10 mL de água e cada uma das peças, uma de cada vez, para assim determinarmos o volume ocupado por cada peça metálica e consequentemente, o valor da densidade.

 3.2.3. Densidade das amostras líquidas

 

          Para a terceira parte, usaremos dois béqueres de 100 mL, trabalhando de maneira diferente cada um deles. Ou seja, nesta dividiremos o processo de duas formas

          Para o primeiro béquer, intitulado de “Béquer 1”, iremos pesá-lo e anotar sua massa. Posteriormente, adicionaremos 10 mL de água à uma proveta graduada e, em seguida, transferiremos esse líquido para o béquer já pesado. Após este processo, iremos novamente pesar o béquer com o líquido dentro e anotaremos sua nova massa

          Agora, com o segundo béquer, intitulado de “Béquer 2”, faremos os mesmos processos, porém agora iremos utilizar uma pipeta volumétrica para uma maior exatidão nesta transferência. Assim como no primeiro béquer, iremos pesar novamente e anotar a nova massa deste recipiente.

4. Resultados e discussão

          O experimento consistiu em três diferentes partes, ou seja, houve três processos diferentes a serem seguidos para obtermos seus resultados.

 

4.1. MEDIDAS DE TEMPERATURA

 

          A primeira parte deste experimento tem um enfoque na medição de temperaturas, sendo este realizado em função do tempo. Com isto, obtivemos dados o suficiente para representarmos isto em um gráfico da temperatura em função do tempo, sendo tais valores, os seguintes:

Tabela 1: dados obtidos de temperaturas em função do tempo

Tempo (min)

Temperatura (°C)

0

26°

10

15°

 

 

 

          Analisando os valores apresentados, podemos notar que, a primeira medição feita nos mostra que a água está em temperatura ambiente e, após adicionarmos as pedras de gelo, ela começa a cair gradativamente até alcançar uma constante, sendo está de valor 15°C e após 10 minutos dês da adição das pedras. Com isto, podemos visualizar o gráfico e ter assim, uma conclusão melhor sobre

 

 

Gráfico 1. Gráfico da temperatura (ºC) versus tempo (min)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (610.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com