TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO POLO DRACENA

Por:   •  3/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.353 Palavras (14 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO POLO DRACENA

Curso de Engenharia de Produção

Ademir Moura Leal – RA 1701184 Dayane Graziele Porto Lorençon – RA 1709579 JackelaneVanussa de Araújo Lima – RA 1700598

Laís Mariely da Silva Crespo – RA 1701184 Robson Silva de Oliveira – RA 1703339 Ronaldo J. Marques – RA 1709361

Ferramenta de apoio à decisão para novos Empreendedores

Dracena 2018

Ademir Moura Leal – RA 1701184 Dayane Graziele Porto Lorençon – RA 1709579 JackelaneVanussa de Araújo Lima – RA 1700598

Laís Mariely da Silva Crespo – RA 1701184 Robson Silva de Oliveira – RA 1703339 Ronaldo J. Marques – RA 1709361

Relatório Parcial do Projeto Integrador II para Engenharia de Produção orientado pelo Tutor Carlos Henrique Tognon

TEMA: Possivel Intervenção da Engenharia Visando Oportunidades de Melhorias em Organizações Locais.

RESUMO

Com a situação econômica em estado crítico, cresce o desemprego e aumentam a abertura de novas empresas, surgem mais e novos empreendedores. Para suprir a ausência dos salários, muitas pessoas aceleram a abertura de novos empreendimentos na forma de empresas. Como há uma necessidade de prover rendimentos imediatos, estes subestimam ou não priorizam a elaboração de projetos, planejamento e gestão, além de desconhecerem uma tecnologia apropriada para o negócio, o que aumentam o risco de quebra ou de paralisação da atividade. Este Projeto desenvolveu uma ferramenta de gestão, que auxilia na análise de viabilidade do negócio, apoiando e dando suporte na tomada de decisão. Esta ferramenta foi aplicada à Engeduca, empresa que atua há dois anos na área de educação à distância, com foco em engenheiros e arquitetos.

Palavras-chave: Ferramenta de gestão. Empreendedorismo. Tomada de decisão.

ABSTRACT

The Brazilian energy matrix is based on hydroelectric production. Currently, a hybrid system for the production of energy is being implemented in several of these plants: photovoltaic units installed on floating supports on the water slab of the plants' lakes, a technology that has great advantages, since it does not have large extra environmental impacts in the implanted areas, in addition to being able to use  the  logistics  infrastructure of hydroelectric plants - elevating substations and transmission lines. However, climate change has provoked, every day, more problems in maintaining the volumes of water in the lakes of hydroelectric power plants. The use of this hybrid technology can help to minimize this phenomenon:  photovoltaic production can leave  the generators off for a daily period and the water cover minimizes the evaporation of  the water. This work intends to quantify the gains in the volume of lake water in a hydroelectric plant if it were to adopt such technology.

Keywords:

Management tool. Entrepreneurship. Decision-Making.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        6
  2. OBJETIVOS GERAIS        8
  3. JUSTIFICATIVA        9
  4. PROCEDIMENTOS METOODOLOGICOS A SEREM UTILIZADIS .....................10
  5.         PROPOSTA OU PROJETO DE INTERVENÇÃO PRELIMINAR ..................................13
  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS, LIMITAÇÕES E RECOMENDAÇÕES ...........................14
  7. REFERENCIAS ...........................................................................................................16

  1. INTRODUÇÃO

A administração de uma empresa depende de planejamento, mas para isso as empresas precisam estar inseridas em ambientes estáveis. Dessa forma é possível fazer um plano de longo prazo considerando dez anos, mas em ambientes como o Brasil, que apresenta instabilidade política, econômica e social, os planos de longo prazo, na prática, são aqueles que abarcam período superior a dois anos. Ainda no Brasil, deve-se ressaltar que as grandes empresas elaboram planos para dez anos, mas conscientes da necessidade de alterá-los no decorrer do tempo, enquanto que o pequeno e microempresário brasileiro consegue projetar o seu negócio por no máximo cinco anos (COELHO, 2008).

Além do planejamento, existe a necessidade de garantir o direcionamento correto da empresa.

“Coordenação ou controle consiste em uma das funções básicas da administração, pelo fato de as empresas serem compostas de uma ou mais pessoas trabalhando juntas para alcançar determinado objetivo. Dessa forma, precisam estabelecer objetivos, identificar estratégias e formas de controle para alcança-los. Precisam também estabelecer vários sistemas de informações gerenciais (SIG) para coletar, processar, armazenar e disseminar informação, antes de tomarem decisão” (MASIERO, 2007).

Sabe-se que o período crucial para o estabelecimento de um empreendimento são os primeiros cinco anos. Portanto, sinalizar os fatores que influenciam na sobrevivência de empresas e apontar o planejamento prévio e a gestão do negócio, tanto na abertura como após, são fundamentais para o sucesso (SEBRAE, 2014).

No Brasil, a atividade empreendedora está em constante desenvolvimento, sendo cada vez maior o número de brasileiros que abrem o seu próprio negócio. Em 2014, o país alcançou seu maior nível da Taxa Total de Empreendedores da série histórica, atingindo 34,5% da população adulta entre 18 a 64 anos, o que significa que a cada 3 brasileiros entre 18 e 64 anos, 1 já possui ou está envolvido na criação de um negócio (GEM, 2014).

Neste contexto, as micro e pequenas empresas (MPEs) apresentam expressiva contribuição para o desenvolvimento da prática empreendedora, uma vez que representam 93% do total de empresas ativas no país (IBPT, 2016).

Contudo, apesar da crescente tendência na criação de novos negócios no Brasil, os altos índices de mortalidade precoce das MPEs no país comprometem esses números.

Por isso, tão importante quanto falar sobre o crescente e favorável movimento empreendedor no país e os seus diversos casos de sucesso, é preciso também apresentar as ferramentas decisórias que orientem o novo empreendedor a criar estratégias, táticas e operações efetivas de sobrevivência e sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com