TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO  

Por:   •  11/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

BIANCA MENDES KADEKARO
JENMARA APARECIDA BENEDITA AMARAL DA SILVA
LEONARDO LOPES

 

Diversão com educação

 

Mongaguá - SP

2019

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

 

 

 

 

 

Diversão com educação

 

 

 

 

Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

       

                                                                        Tutora: Solange Mendes

Mongaguá - SP

2019


SUMÁRIO

 

 

1.        INTRODUÇÃO        6

1.1.        PROBLEMAS E OBJETIVOS        6

1.2 JUSTIFICATIVA        6

2.        APLICAÇÃO DAS DSICIPLINAS ESTUDADAS        7

3.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

4.        MATERIAL E MÉTODOS EMPREGADOS        9

5.        ANÁLISES E DISCUSSÕES DOS RESULTADOS PARCIAIS        10

6.        CONSIDERAÇÕES PARCIAIS        10

7.        REFERÊNCIAS        11


RESUMO

Este trabalho apresenta o projeto de um grupo formado pelo Projeto Integrador da Universidade Virtual do Estado de São Paulo “UNIVESP”, com o intuito de atender o objetivo pedido na matéria de PI do terceiro semestre de Licenciatura de Pedagogia. Grupo formado por 3 pessoas com um mesmo objetivo que foi auxiliar na educação externa escolar com método educativo, a escola municipal fica na cidade de Mongaguá. Visando a necessidade assim observada em visitas de campo.

Palavras chave: objetivo, educação e auxiliar.

Abstract

This paper presents the project of a group formed by the Integrator Project of the Virtual University of the State of São Paulo "UNIVESP", in order to meet the objective requested in the subject of IP of the third semester of Pedagogy Degree. Group formed by 3 people with the same objective that was to assist in the external school education with educational method, the municipal school is in the city of Mongaguá. Aiming at the need thus observed in field visits.

Keywords: objective, education and auxiliary


  1. INTRODUÇÃO

O Projeto Integrador II traz a temática da criança em meio a educação recreativa, visando essa questão, pensa em educação não é apenas ensinar culturas e sim trazer ao âmbito escolar a vida familiar e a base para se viver em comunidade, que nada mais é do que educação.

Então trazer algo que chame a atenção das crianças que estão entrando em um mundo diferente, onde ensinar e aprender são diferentes do que em casa, e esse projeto traz a temática da educação junto com o aprendizado escolar, mostrando que ambos lugares fazem uma junção para um seguimento escolar adequado para todo, pois de primeiro impacto viver em sociedade não é fácil.  

  1. PROBLEMAS E OBJETIVOS

A família é o primeiro núcleo familiar de uma criança, pensar assim nos traz a problemática do aprendizado com a educação comportamental na pré infância.

A forma de atrair a atenção das crianças nessa faixa etária, seria com atividades recreativas educacionais em ambiente escolar e mostrar que educação seja ela de aprendizado escolar ou familiar, caminhão juntos.

1.2 JUSTIFICATIVA

O brincar caracteriza o cotidiano da infância e a interação traz muitos benefícios para o aprendizado.

Pode-se notar uma carência familiar no convívio educacional, a atividade lúdica, trazendo uma atividade educacional onde envolver a família e a escola, faz com que o aluno da pré-escola possa entender e se familiarizar com a escola, pois tudo é novo e muitas vezes o novo assusta.

A contribuição que este projeto pode proporcionar não só aos autores deste projeto, mas também a todos os interessados em estudar o assunto em questão é um dos pilares que norteiam este trabalho.

  1.  APLICAÇÃO DAS DSICIPLINAS ESTUDADAS

Com o passar do semestre, observa-se como é grande o desenvolvimento da criança enquanto está realizando uma brincadeira, e que o brincar é uma necessidade intrínseca da criança. Portanto a brincadeira torna-se uma mediadora do aprendizado do aluno, pois todos gostam de jogos, independente da faixa etária, sejam jogos de estratégia, tabuleiros, memoria e etc. No projeto integrador desse semestre foi proposto a nós que desenvolvêssemos uma brincadeira para as crianças. Jogos e brincadeiras podem e devem receber maior destaque nas salas de aula, uma vez que, uma vez que a criança em seu contato social desenvolve seu lado imaginário, criativo e inovador.

[...] O educador deve ser um inventor e um reinventor constante dos meios e dos caminhos, que facilitem mais e mais a problematização do objeto a ser desvelado e apreendido pelos alunos [...] (HABERMAS, 1982, p.17).

Ao associar algumas disciplinas que estudamos nesse semestre, pode-se afirmar que no desenvolver do conhecimento, a criança trabalhará diversas áreas importantes para um crescimento físico, cognitivo, sócio cultural, motor dentre outros que nos foram apresentados nas disciplinas de educação infantil I e II. Também é mostrado a importância que o brincar faz para a criança e como isso faz diferencia na instituição de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com