TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DE REFORÇO DE SOLO UTILIZANDO GEOCÉLULAS

Por:   •  14/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

USO DE REFORÇO DE SOLO UTILIZANDO GEOCÉLULAS

BINOTI, Pollyanna[1]

CORRÊA, Bárbara de Souza[2] 

HORA, Evelyne Vargas Gualberto da[3]

INTRODUÇÃO

A construção civil enfrenta desafios quando se trata de construir em solos cuja resistência é baixa, ocasionando recalques excessivos devido ao adensamento ou até ruptura do solo. Devido a estes problemas soluções que ajudam o aumento da resistência vem sido estudadas, dentre elas estão os geossintéticos, material sintético produzido pela indústria têxtil composto de polímeros (PVC, poliamida, poliéster, polietileno, polipropileno).

Este material possibilitou a criação dos geotêxtis, conhecidos como não tecidos de filamentos contínuos. Recentemente desenvolveram sistemas de confinamento tridimensional de solo conhecidos como geocélulas.

Segundo Menezes (2004) o confinamento proporcionado pela geocécula resulta em resistência em cisalhamento e evita o espalhamento lateral do solo, este ganho é importante para o aumento da capacidade de resistência do solo.Especificamente no caso de solo moles o uso de geocélulas se mostra vantajoso, mostrando-se capaz de substituir os métodos tradicionais.

MATERIAIS E MÉTODOS

A metodologia utilizada descreve a pesquisa abordando os pontos positivos da utilização das geocélulas, demonstrando suas áreas de uso. A bibliografia utilizada foi pesquisada no google acadêmico, utilizando os termos geossintéticos e geocélulas..

DESENVOLVIMENTO

        

Os geossintéticos são polímeros que contribuem para a melhoria de obras geotécnicas, onde tem função de reforço, filtração, drenagem, proteção, separação, entre outros. Esses produtos tem grande versatilidade, permitindo resolver problemas complexos, como a inviabilidade do uso de propostas convencionais ou pela rapidez e simplicidade.

Dentre os geossintéticos destacam-se as geocélulas. Foram criadas para reforçar solos granulares como a areia, impedindo o cisalhamento. Geralmente o cisalhamento ocorre em solos secos pelo alto índice de vazios.

Segundo Menezes (2004) as geocélulas são estruturas tridimensionais para confinamento de solo constituído de um conjunto de células interligadas conferindo um aspecto semelhante ao de “favos de uma colmeia”. A ABNT define geocélula como um produto de estrutura tridimensional aberta que confina o material com a principal função de reforço contra a erosão.

Figura 1 – Geocélulas

[pic 2]

Fonte: (INOVAGEO)

A composição da geocélula pode ser de polietileno de alta densidade , polietileno ou polipropileno, a ligação das células é feita por solda ultrassônica ou por costura no caso do polipropileno.  

No mercado existem algumas configurações, dependendo do fabricante e também da finalidade do produto. Podendo ou não possuir perfurações em suas tiras com intuído de drenagem. As dimensões do produto também variam conforme o fabricante.

Ainda segundo Menezes (2004) em termos dimensionais, alguns estudos tem demonstrado que a relação entre a altura e o diâmetro da célula influi significativamente na eficiência do confinamento.

Aplica-se as geocélulas, de um modo geral na utilização de taludes contra a erosão, construção de muros de contenção, controle da erosão de canais e melhoria da capacidade de carga dos solos.

        A erosão é causada pelo destacamento de partículas pelo impacto da chuva e pelo carregamento das partículas pelo fluxo formado, na utilização de geocélulas em taludes contra a erosão, ilustrado na figura 2, busca-se reduzir a velocidade do fluxo, obrigando a água a infiltrar rumo ao subsolo.

Figura 2 – Talude em geocélulas

[pic 3]

Fonte: (PRESTO)

Em muros de contenção a vantagem de se utilizar geocélulas é que permite o uso de taludes muito íngremes ou até mesmo verticais, se estabilizam com a ação do seu próprio peso, para esta aplicação as geocéulas são dispostas em camadas superpostas. A proteção de canais é outra aplicação considerável, podendo a geocélula receber preenchimento com vegetação ou até mesmo com agregados caso a exposição hidráulica e mecânica sejam intensas.

Outro importante campo de atuação segundo Menezes (2004) do confinamento celular é a estabilização de solos de baixa capacidade de carga, essa melhoria é desejável em inúmeras obras como a construção de ruas, estradas, pátios de estacionamento, áreas de armazenamento, subleito ferroviário, linhas de transmissão de água e esgoto, fundações em sapatas e sapatas corridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (223.7 Kb)   docx (291.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com