TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Mente Brilhante

Por:   •  21/4/2022  •  Artigo  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Problema

A condutividade hidráulica é a velocidade com que a água passa por um perfil de solo, e segundo Almeida et al. (2017) esse movimento da água é muito importante no estudo de problemas relacionados à agricultura e ao meio ambiente.

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a condutividade hidráulica de um LUVISSOLO CRÔMICO e um NEOSSOLO REGOLÍTICO, provenientes do Estado da Paraíba, para que fosse possível variar a densidade do solo, simulando a compactação e preparo do mesmo, e os procedimentos validados por análise em gráficos de controle estatístico de qualidade e comparando as propriedades dos solos por análise de sensibilidade e coeficiente de variação.

  1. Metodologia

Foram montadas 20 colunas de solo para cada tratamento, sendo dois solos e três densidades para cada solo, totalizando 120 colunas. Para a montagem das colunas as amostras dos dois solos passaram pelo mesmo processo, que consistiu em secagem ao ar, destorroamento e peneiramento em uma malha de 2,0mm.

A obtenção da condutividade hidráulica foi feita com a montagem de um permeâmetro de carga constante, que consistiu na utilização de colunas de vidro, com 26,0cm de altura e 6,0cm de diâmetro interno, na extremidade inferior da coluna foi colocado um círculo feito com tela de nylon e, em cima da tela, um outro círculo feito com manta BIDIM, para sustentação do material e evitar a perda de solo durante os ensaios.

As colunas foram preenchidas com solo até se atingir altura de 20,0cm. O solo foi acomodado na coluna, de forma a proporcionar uniformidade quanto à densidade do solo, analisada pelo método da proveta (EMBRAPA, 2011), em toda a coluna. Para isso utilizou-se um funil e um becker para colocar o solo na coluna. Foi monitorado o preenchimento da coluna com o solo, de maneira a se obter a densidade do solo desejada sendo relativa à densidade da amostra deformada de solo, determinada em laboratório.

[pic 1]

Foram monitorados o tempo e o volume de água coletados, sendo feita a leitura dos dados a cada cinco minutos, em cinco repetições, iniciando as coletas após o tempo de estabilização do fluxo de água na coluna.

[pic 2]

Já os gráficos de controle apresentam os valores de cv individuais e comparados a limites específicos de cv, ou seja, 15, 20 e 30% (baixo, médio e alto) referentes à média de condutividade hidráulica encontrada. Os gráficos para T1, T2, T5 e T6, onde as densidades foram alteradas, simulando preparo ou compactação do solo, apresentaram pontos de variação além do limite de variação alta, enquanto que os gráficos para T3 e T4, de densidade do solo pelo teste da proveta, apresentou menor variação, com os pontos mantidos dentro dos limites específicos, sendo o NEOSSOLO REGOLÍTICO (T4) com a menor variação de todos e maior número de repetições próximas à linha de média.

  1. Conclusão

Solos com maiores teores de argila e silte, como o LUVISSOLO CRÔMICO, são mais sensíveis à variação da densidade do solo para valores de condutividade hidráulica, do que o NEOSSOLO REGOLÍTICO.

A variação da condutividade hidráulica é maior em solos onde houve alteração física, seja por preparo do solo ou por compactação superficial, sendo mais significativa no preparo do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (571.7 Kb)   docx (559.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com