TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidades e conceitos físicos envolvidos no termômetro

Por:   •  8/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Quais unidades e conceitos físicos envolvidos no termômetro ?

Escala Celsius

    Para se conseguir que termômetros diferentes marquem a mesma temperatura, nas mesmas condições, é necessário se estabelecer um padrão comum para eles, ou seja, uma escala termométrica. Na escala Celsius são escolhidas duas referências: uma é a temperatura de fusão do gelo e a outra é a da ebulição da água (na pressão de uma 1 atm). Nessa escala, são atribuídos os valores 0 para o ponto de gelo e 100 para o ponto de vapor.                                                                           Divide-se o intervalo entre os dois pontos fixos (denominado intervalo fundamental) em cem partes iguais. Cada uma dessas partes constitui a unidade da escala, denominada grau Celsius (símbolo ºC). Portanto, o grau Celsius corresponde a um centésimo do intervalo fundamental.

Escala Fahrenheit

    Outra escala, que ainda é usada em países de língua inglesa, é a escala Fahrenheit, em que o zero (0ºF) foi escolhido para a temperatura de um certo dia muito frio na Islândia e o cem (100ºF) para a temperatura média corporal de uma pessoa. Os valores atribuídos nessa escala, para o ponto de gelo e o ponto de vapor são, respectivamente, 32 e 212. O intervalo fundamental é dividido em 180 partes iguais, cada uma das quais constitui o grau Fahrenheit (símbolo: ºF). Assim, o grau Fahrenheit corresponde a 1/180 do intervalo fundamental.

Escala Kelvin

    Teoricamente, não existe nenhum limite superior de temperatura, isto é, não há um estado térmico que possa ser considerado mais quente que todos os demais. No entanto, é possível demonstrar que existe um limite inferior de temperatura, ou seja, um estado térmico onde as moléculas apresentam a menor agitação térmica possível. A esse estado térmico dá-se o nome de zero absoluto, conforme citado anteriormente. Embora seja inatingível na prática, foi possível chegar, através de considerações teóricas e experimentais, à conclusão de que o zero absoluto corresponde, nas escalas relativas usuais, a – 273,15 ºC (valor aproximado de – 273 ºC) e – 459,67 ºF. Embora a criação das escalas absolutas envolva considerações mais complexas de Termodinâmica, nessa altura podemos definir escala absoluta como sendo qualquer escala termométrica que tenha origem no zero absoluto.

Medida da temperatura

    A temperatura é a medida através do grau de agitação das moléculas de um sistema, sendo assim não podemos medi-la diretamente, precisamos estabelecer padrões observando as alterações dos objetos analisados, como os efeitos da dilatação térmica e a resistência elétrica.

Quais materiais foram utilizados e qual foi o processo de montagem ?

Os materiais usados foram :

Pote de plástico

Canudinho

Cola

Corante

Álcool comum 96º GL

    Primeiramente tivemos que fazer um pequeno furo na tampa para passar o canudinho, colocamos cola na tampa do recipiente, depois colocamos álcool até a metade do recipiente e pingamos algumas gotas de corante para deixar bem colorido, depois fechamos o recipiente deixando uma das extremidades do do canudinho imersa no álcool.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com