TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade do Estado de Mato Grosso

Por:   •  28/10/2019  •  Resenha  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso

Acadêmico: João Paulo de Almeida Leite   Curso: Eng. Civil 2016/1

Atividade Avaliada

Fichamento

O grande volume de Resíduos da Construção e Demolição (RDC) produzido em cidades de médio e grande porte é visto como uma ameaça a qualidade de vida de todos, gerando uma atenção especial nos fatores ambientais e socioeconômicos. A pesquisa mostra uma opção para diminuir o acréscimo desses materiais no meio, através da reutilização dos resíduos da construção e demolição na pavimentação, apresentando a viabilidade técnica e econômica dos RDCs.

De acordo com Silva, et al (2015, apud Ângulo, et al. 2004), os resíduos de construção e demolição (RCD), são de maneira geral uma preocupação relativamente recente no Brasil, diferente da realidade de outros países como EUA, Alemanha e Holanda, onde já existem políticas que privilegiam a compra de produtos ambientalmente sustentáveis. Destacaram também que nas cidades onde essas políticas de gerenciamento são nulas, os resíduos são descartados de forma errada nas vias urbanas, criando altos gastos sociais e econômicos, e ainda consequências negativas como o assoreamento de rios, entupimentos de bueiros, degradação de áreas urbanas e outros (Silva, et al, 2015)

Uma viável escolha para o uso desses resíduos na atualidade e seu uso na construção de pavimentos. A pesquisa evidencia a reutilização do material reciclado para a pavimentação, verificou-se pontos positivos no uso de quantidades relevantes material reciclado, tanto em partes pequenas, quanto em grandes, facilitando os procedimentos de realização do pavimento e da produção de agregados reciclados, SILVA, et al (2015, apud Bernucci, 2012).

A pesquisa bibliográfica foi feita no ano de 2015 entre os meses de fevereiro e maio.  A reunião das informações e dados foi feita com uma atenção especial à estudos e interpretação de trabalhos referentes ao tema, presentes nos bancos de dados como Scielo, Bireme e Bibliotecas Virtuais, etc., na qual serviram como base para a realização desse artigo.

Com base nas ideias obtidas nas pesquisas bibliográficas, deparou-se com alguns casos significativos que deverão ser mostrados nessa pesquisa.  Os dados adquiridos, e as pesquisas realizadas ofereceram a relação econômica da técnica tradicional, para o método alternativo apresentado na pesquisa.

O uso de RDC na elaboração dos elementos utilizados na pavimentação, tem sido aumentado nos últimos anos e mesmo que as pesquisas feitas, indiquem um bom potencial no uso dos resíduos reciclados para esse propósito, a sua aplicação é considerada baixa, visto que uma das grandes dificuldades para o uso é sua variabilidade.

. Foram constatadas a viabilidade técnica do uso desses resíduos em comparação as características mecânicas e foram deduzidas que os resíduos reciclados podem ser usados nas pavimentações, Silva, et al (2015, apud Zordan, 1997 e Leite, 2001)

Para se conseguir um estudo de valor de custo com o uso do resíduo reciclado na formação de camadas de vias de pavimentação, precisa-se de um dimensionamento de pavimentação, utilizando a técnica experimental do DNIT, onde pode ser feita de acordo com o CBR do subleito de valor igual ao do solo original do local. Por meio do estudo feito junto ao DNIT se constatou os requisitos do material para as camadas. Com as informações em mãos, usa-se o ábaco do DNIT para a demarcação da densidade total do pavimento.Sobre a destino final dos RCD, analisa-se que é preciso um melhor gerenciamento dos geradores, claramente em reduzir as perdas do processo construtivo, e também o manejo desses resíduos para locais adequados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com