TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Urgência E Emergência

Dissertações: Urgência E Emergência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

O que é urgência?

 

A urgência é caracterizada como um evento grave, que deve ser resolvido urgentemente, mas que não possui em caráter imediatista, ou seja, deve haver um empenho para ser tratada e pode ser planejada para que este paciente não corra risco de morte. 

O que é Emergência?

 

A emergência é uma situação gravíssima que deve ser tratada imediatamente, caso contrário, o paciente vai morrer ou apresentará uma sequela irreversível. 

 

Organização do trabalho de uma equipe de saúde no atendimento

 

Nos últimos anos, o sistema brasileiro de atenção às urgências tem apresentando avanços em relação à definição de conceitos e incorporação de novas tecnologias visando à organização do atendimento em rede. Nesse sentido, espera-se que a população acometida por agravos agudos seja acolhida em qualquer nível de atenção do sistema de saúde, de modo que tanto a atenção básica quanto os serviços especializados deverão estar preparados para o acolhimento e encaminhamento de pacientes para os demais níveis do sistema quando esgotarem-se as possibilidades de complexidade de cada serviço. 

No entanto, a atenção às urgências tem ocorrido, predominantemente, nos serviços hospitalares e nas unidades de pronto atendimento abertos 24 horas. Esses serviços respondem por situações que vão desde àquelas de sua estrita responsabilidade, bem como um volume considerável de ocorrências não urgentes que poderiam ser atendidas em estruturas de menor complexidade. Essas situações podem ser identificadas na maioria das unidades públicas de urgência do Brasil e, têm interferido consideravelmente no processo de trabalho e na qualidade do cuidado prestado à população. 

O atendimento á vitima no local do acidente é tão antigo no Brasil quanto em outros países. O corpo de bombeiro do Rio de Janeiro colocou em ação a primeira ambulância em 1899, movida à tração animal. Dai por diante o atendimento móvel foi evoluindo, foram criadas normas para padronizar o atendimento. A justificativa é a importância dada ao atendimento de urgência e emergência primaria no local do acidente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com