TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS DA MICROGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM UMA RESIDÊNCIA POR UM SISTEMA DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE

Por:   •  12/10/2018  •  Artigo  •  5.009 Palavras (21 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 21

VANTAGENS DA MICROGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM UMA RESIDÊNCIA POR UM SISTEMA DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE

                                                                                                   Bianca da Costa Silva1  

                                                                                Geraldo José Domingues Terrível2

                                                                           

                 RESUMO

O uso da energia fotovoltaica é a forma de se obter energia elétrica através da energia do sol e oferece muitas vantagens, esta é uma fonte ilimitada de energia e está disponível em todas as partes do mundo. Este trabalho tem como foco citar as vantagens de se utilizar painéis fotovoltaicos em residências, promovendo uma economia ao consumidor, a eficiência energética e gerando menos impactos ambientais, explorando o grande potencial energético que temos disponível. Muitas residências utilizam como fonte adicional do sistema elétrico ao qual está conectado, gerando assim menos dependência da concessionária e uma economia no valor de energia consumida.

Palavras-chave: Energia fotovoltaica, Sol, Energia elétrica, Eficiência energética, Painéis fotovoltaicos.

ABSTRACT

The use of photovoltaic energy is the way to obtain electricity through the energy of the sun and offers many advantages, it’s an unlimited source of energy and is available in all parts of the world. This work focuses on the advantages of using photovoltaic panels in homes, promoting a consumer economy, energy efficiency and generating less environmental impacts, exploiting the great energy potential that we have available. Many homes use as an additional source of the electrical system to which it is connected, thus generating less dependence on the utility and an economy in the amount of energy consumed.

Keywords: Energy Photovoltaics, Sol, Electrical energy, Energy efficiency, Photovoltaic panels.

  1. INTRODUÇÃO

A geração de energia elétrica no Brasil é predominantemente renovável, com a geração hidráulica muito superior as demais na matriz energética. Há uma necessidade por novas fontes alternativas de energia, com isso, a energia solar é uma fonte promissora, considerando que a maior parte do território brasileiro está localizado próximo a linha do equador, o que causa uma maior duração solar em um dia.

A eletricidade solar, tradicionalmente chamada energia fotovoltaica é uma fonte limpa de energia que tem potencial para contribuir com o desenvolvimento ambientalmente sustentável (LORA; HADDAD, 2006).

A irradiação solar depende de diversas condições: a localidade, a estação do ano, a composição atmosférica, a cobertura de nuvens e a forma da superfície. O dimensionamento e o desempenho de uma central fotovoltaica dependem de algumas especificações, como a intensidade da radiação solar é variante, é necessário um levantamento histórico dos seus valores para assegurar um melhor aproveitamento do sistema de geração ao longo do ano.

O uso da energia solar fotovoltaica oferece muitas vantagens, não produz ruídos ou gases nocivos, nem resíduos, são fáceis de instalar e praticamente não precisam de manutenção. Os módulos fotovoltaicos têm duração próxima de 30 anos, segundo estudos do Laboratório Nacional de Energias Renováveis ​dos Estados Unidos ​(NREL) do Departamento de Energia dos EUA e os sistemas fotovoltaicos são seguros, porém ainda é muito caro a implementação, mas não é uma desvantagem quando pensado em que é um sistema sustentável e trará muitos benefícios.

A geração distribuída pode ser expressa como uma fonte de energia elétrica conectada diretamente à rede de distribuição ou situada no próprio consumidor. A Resolução Normativa 482 (REN 482), que trata da regulação da micro e mini geração distribuída, foi homologada pela ANEEL em 17 de abril de 2012, tendo como objetivo viabilizar o mercado da geração distribuída para determinadas fontes e certas capacidades, e estabelecer diversas definições, entre elas o Sistema de Compensação de Energia Elétrica que tem como base o net metering, ou seja, sistema de compensação de energia, no qual o consumidor gerador, após descontado o seu próprio consumo, recebe um crédito na sua conta pelo saldo positivo de energia gerada e inserida na rede. No Brasil, a definição de GD é feita a partir do Artigo 14º do Decreto Lei nº 5.163/2004:

“Considera-se geração distribuída toda produção de                             energia elétrica proveniente de agentes concessionários, permissionários ou autorizados (...) conectados diretamente no sistema elétrico de distribuição do comprador, exceto aquela proveniente de: hidrelétrico com capacidade instalada superior a 30 MW;  termelétrico, inclusive de cogeração, com eficiência energética inferior a 75%.” (Fonte: Caderno de Recursos Energéticos Distribuídos – FGV Energia)

Sempre que existir esse saldo positivo, o consumidor recebe um crédito em energia, em kWh, na próxima fatura e terá até 60 meses para utilizá-lo.

No Brasil, ainda tem poucos sistemas com painéis fotovoltaicos instalados conectados à rede, mesmo havendo um grande potencial energético, pois o custo dos painéis fotovoltaicos, incluindo sua instalação, no país ainda é elevado em comparação com as fontes tradicionais de energia.

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou no dia 24/11/2015, aprimoramentos na Resolução Normativa nº 482/2012 que criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, segundo as novas regras da ANEEL, que começam a valer a partir de 1º de março de 2016. Com isso, diversos dos obstáculos foram removidos e o setor de microgeração no Brasil começou a ter um crescimento exponencial com centenas de sistemas fotovoltaicos sendo instalados.

A busca de alternativas de energia é o que amplia a necessidade de desenvolver estudos, o que será feito através desse trabalho, que tem o objetivo de mostrar a viabilidade e vantagens da instalação de painéis fotovoltaicos em residências conectados à rede, que tem na energia solar sua fonte de alimentação principal.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

As energias renováveis ganham cada vez mais destaque com a crescente demanda global por energia, com isso, devem apresentar maiores taxas de crescimento, colaborando com a redução de emissões de gases do efeito estufa, e a energia solar ganha ênfase, já que é extraída de maneira natural e não contribui com a poluição desses gases.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (661.5 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com