TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Trabalho Universitário: VANTAGENS E DESVANTAGENS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  25.261 Visualizações

Página 1 de 3

Vantagens e Desvantagens

Fluxogramas

A principal vantagem de se utilizar fluxogramas para construir algoritmos é que é mais fácil entender um conteúdo descrito de forma gráfica do que um descrito textualmente. Além disso, os fluxogramas obedecem a um padrão mundial, quanto à simbologia.

Já as desvantagens são as seguintes: os dados podem não ser suficientemente detalhados, dificultando, assim, a transcrição do algoritmo para o programa a ser desenvolvido; é necessário aprender a simbologia dos fluxogramas; e, para algoritmos mais extensos, a construção do fluxograma pode se tornar mais complicada.

Pseudocódigo

A principal vantagem da utilização do pseudocódigo é que, mesmo sendo independente de qualquer linguagem de programação, sua estruturação facilita a transcrição do algoritmo criado para o código dessas linguagens (logo mais você verá que aspectos da pseudolinguagem facilitam essa transcrição). Outras vantagens: pode definir quais os dados a ser utilizados e como eles vão estar estruturados, além de utilizar o português como base.

A desvantagem é que precisamos aprender as regras dessa forma de representação. Também figura como desvantagem a não padronização de sua estruturação. Isso quer dizer que você encontrará um mesmo termo descrito de formas diferentes em diferentes literaturas.

Entretanto para facilitar a construção de algoritmos computacionais, as linguagens

de programação evoluíram de forma a aproximarem-se cada vez mais da linguagem

Natural. Pseudolinguagens tentam aproximar ainda mais os algoritmos

Computacionais da linguagem natural, sendo especialmente adequadas para

Utilização em cursos introdutórios sobre a arte de programar computadores

Linguagem natural Apesar de ser possível escrever algoritmos para pessoas usando a linguagem natural, ela não é adequada para a construção de algoritmos para o computador Não tem características das LP´s: Não têm rigidez sintática: Traga caneta azul ou preta. Traga caneta (Azul ou preta) Não tem rigidez semântica: A velhinha ouviu o barulho da janela Algoritmos e Ling.de Programação Prof. Mauro Introdução 51

Uma das razões principais para não se usar a linguagem natural como linguagem de programação (linguagem de construção/desenvolvimento de algoritmos) é a sua complexidade.

A complexidade da linguagem natural, provém principalmente da sua ambiguidade. Para que um computador consiga construir um programa (algoritmo), é preciso que o algoritmo (o programa) seja "definido" de uma forma clara (não ambígua).

Imagine que o computador entende um programa escrito em linguagem natural, parte das frases usadas nesse programa, teriam muito provavelmente mais o que um significado (isto é característico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com