TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens e desvantagens da televisão

Artigo: Vantagens e desvantagens da televisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Artigo  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 3

A TELEVISÃO

Mais do que uma tecnologia que transmite sons e imagens em movimento e que se presta principalmente ao entretenimento, sabemos que a televisão é parte constituidora da cultura presente no cotidiano de todos nós, e que tomamos o seu conteúdo como referência sobre a realidade.

Entreter, informar, mobilizar pessoas e instituições são algumas atribuições que podemos identificar como características da televisão, e aí nos vem a questão central: educar é função da televisão? Também, mas, talvez, não só explicitamente por meio da programação identificada como educativa!

Fala-se muito sobre as possíveis mazelas causadas nas famílias, sobretudo em crianças e adolescentes, decorrentes dos conteúdos inapropriados para a “boa” educação deles. Credita-se à televisão o poder e a culpa pelos transtornos nas relações humanas e, em particular, na dificuldade do educador em “ensinar” às crianças e aos adolescentes aquilo que se entende por conhecimento adequado e natural ao ambiente escolar formal.

Entretanto, cabe aqui mais uma reflexão: o que a televisão ensina? A televisão é concorrente da escola? A sedução e a alienação do telespectador seriam fenômenos “naturais” e inevitáveis promovidos pela televisão? As respostas a estas questões não são tão simples e exigem muita pesquisa para entendermos melhor o fenômeno da recepção televisiva, sobretudo pelas crianças e jovens. Entretanto, percebemos que a televisão ensina muito, e não só a respeito de conteúdos, mas também sobre atitudes, valores etc., e que a televisão pode não ser uma concorrente da escola e sim uma parceira, a depender da atuação do educador. Neste contexto, ao lado da sedução praticada pela televisão, a mediação escolar permitiria a educação de telespectadores mais críticos e protagonistas quanto aos conteúdos da programação televisiva.

Há vários estudos que explicam a gramática televisiva, os recursos próprios da linguagem audiovisual e a exploração de determinados conteúdos por este meio de comunicação como sendo um tipo de conhecimento a que poucos têm acesso de forma clara e consciente, restrito aos especialistas. Entretanto, percebe-se que a televisão colabora para a construção de uma “visão de mundo” e “educa” seus telespectadores sobre conteúdos abordados e para aspectos de sua gramática, de modo que estes se tornem inteligíveis.

Os canais da televisão aberta, predominante no tempo cronológico e no espaço geográfico brasileiros, têm promovido entre seus telespectadores a formação de hábitos que constituem referência para, por exemplo, almoçar/jantar, dormir/não dormir, horários para determinadas atividades, enfim, é um meio de organizar a vida cotidiana. Por outro lado, gêneros televisivos foram se constituindo em modelos para uma postura do telespectador frente aos programas transmitidos como os talk shows, os famosos programas de auditório de domingo à tarde, telenovelas e seriados, telejornal e documentários, shows e, mais recentemente, os reality shows.

Atualmente, nos centros urbanos brasileiros, a televisão paga (TV a cabo) tem promovido a especialização da produção/veiculação e do consumo de sua programação, como os canais de desenhos animados, os de jornalismo, os temáticos, de filmes, dentre outros. As novidades ocorrem não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com