TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidraria e normas laboratorio normas ABNT

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.302 Palavras (30 Páginas)  •  1.516 Visualizações

Página 1 de 30

Pesquisa de Química sobre Laboratório, normas e vidraria.

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE-

FAINOR

CONSIDERAÇÕES BÁSICAS E LABORATÓRIO DE QUÍMICA E MATERIAIS E QUIPAMENTOS BÁSICOS DE LABORATÓRIO.

LÍLIAN ESTEFANE CHAVES

MATHEUS LEVI AMARAL

NADJA STHEPHANIE R. L.F. BARRETO

TARSIS VINÍCIUS QUEIROZ SILVEIRA

VINÍCIUS COSTA RIBEIRO                                                    

                                   

CONSIDERAÇÕES BÁSICAS DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA E MATERIAIS E EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE LABORATÓRIO.

Pesquisa Acadêmica, apresentada, ao Prof. M. Sc. Jarbas Rodrigues, com vistas à auxílio na aprovação da disciplina de Química Geral e Inorgânica — 1º semestre, 2016.1, Noturno, do Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Independente do Nordeste — Fainor.

              VITÓRIA DA CONQUISTA - 2016


RESUMO

Pesquisa de química , sobre normas de laboratório, segurança e vidraria:  feito esta pesquisa para demonstrar todos os objetos usados em um laboratório de Química, informando também as normas de segurança que devem ser obtidas e respeitados no mesmo, onde todo o cuidado ainda é mínimo por obter ácidos e algumas máquinas de alto valor aquisitivo e para uso geral, especificando e explicando o que é de E.P.I e E.P.C dentro do laboratório, muito importante salientar que esta pesquisa será de muita valia para aprendermos mais sobre a disciplina e o jeito correto de se portar dentro do ambiente laboratório.



INTRODUÇÃO

Esta pesquisa acadêmica oferece as diretrizes formais adotadas pela ABNT e aceita pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). Assim, as páginas a seguir contêm informações explicativas sobre os principais elementos e materiais utilizados em um laboratório de Química, a começar da introdução, passando pelo desenvolvimento, até a conclusão e as referências bibliográficas.

O tema proposto da pesquisa fora: Materiais e equipamentos Básicos de Laboratório e Considerações Básicas de Laboratório de Química. A metodologia utilizada fora a de descrever cada elemento com uma imagem para melhor entendimento, os critérios utilizados foram seguir a lista dada pelo Prof. M. Sc. Jarbas Rodrigues, acrescentando mais alguns itens para melhoria da pesquisa.

.



EXPERIMENTAÇÃO 01
CONSIDERAÇÃO BÁSICAS DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA

1 O Desenvolvimento

Trata-se do relatório da pesquisa, propriamente dito. Pesquisa feita para aprendermos mais sobre laboratório, sobre materiais, normas e como se portar dentro do mesmo. Pesquisando aprendemos sobre como e para que é usado cada item destacado e sua forma.

  1. Segurança em Laboratório de Química – Aspectos Gerais

Pode-se afirmar que os laboratórios são as partes mais importantes dos estabelecimentos de ensino, institutos de pesquisa e indústrias. Pelos tipos de trabalho que neles são desenvolvidos são incontáveis os riscos de acidentes causados por exposição a agentes tóxicos e/ou corrosivos, queimaduras, lesões, incêndios e explosões, radiações ionizantes e agentes biológicos patogênicos. Dados estatísticos provam que a maioria dos acidentes em laboratórios ocorrem pela imperícia, negligência e até imprudência dos técnicos. Existe, portanto, necessidade premente de se estabelecer nas indústrias, laboratórios de ensino e de pesquisa, normas mais rígidas de segurança. Em geral, os profissionais de qualquer área não recebem, nas Universidades, instruções completas sobre normas de segurança do trabalho. Uma dificuldade bastante comum é que o laboratório, na maioria das vezes, é montado em local já construído; raramente constrói-se um edifício para ser usado especificamente como laboratório. Todos os requisitos de segurança devem ser incluídos já na montagem do laboratório e mesmo pequenos detalhes devem ser previstos no projeto inicial. Estudos sobre a topografia do terreno, orientação solar, ventos, segurança do edifício e do pessoal, distribuição e tipos de bancadas, capelas, estufas, muflas, tipos de piso, iluminação e ventilação devem ser especificamente dirigidos ao tipo de laboratório. Muito importante no projeto é o estudo do local que será destinado ao almoxarifado. Quando são negligenciadas as propriedades físicas e químicas dos produtos químicos armazenados podem ser ocasionados incêndios, explosões, emissão de gases tóxicos, vapores, pós e radiações ou combinações variadas desses efeitos.

No que tange a produtos químicos, é importante considerar não somente a sua toxicidade mas também a quantidade manipulada. Algumas drogas, por exemplo, são efetivas na cura de doenças até uma certa dosagem, que se excedida, podem provocar efeitos nocivos. Compostos de mercúrio, arsênio e antimônio, que são considerados pelos leigos como altamente venenosos, têm sido empregados no tratamento de doenças.

1.2- Estocagem e manuseio

Muitos riscos potenciais são associados com a estocagem e manuseio de materiais usados em laboratório químico. Estes riscos sempre existirão mas os acidentes podem ser eliminados por maior conhecimento das propriedades dos materiais estocados e manuseados: planejando procedimentos de segurança para estocagem e segurança e informando todas as pessoas que entrarão em contato com estes materiais dos riscos envolvidos e as medidas de segurança que devem ser tomadas. O grande número de problemas de estocagem em laboratório químico deve-se à diversidade de produtos químicos que devem ser estocados. A estocagem descuidada associada com a falta de planejamento e controle é um convite para acidentes pessoais e danos materiais. Por outro lado, uma área de estocagem cuidadosamente planejada e supervisionada pode prevenir muitos acidentes. Os produtos químicos que necessitam estocagem podem ser sólidos, líquidos e gasosos, podem estar contidos em embalagens de papel, plástico, vidro ou metal que podem ser caixas, garrafas, cilindros ou tambores. A natureza de cada produto pode ser considerada individualmente ou em relação a outros produtos estocados na mesma área. Para facilitar as considerações feitas anteriormente, os produtos químicos podem ser agrupados nas seguintes categorias gerais: Inflamáveis; Tóxicos; Explosivos; Agentes Oxidantes; Corrosivos; Gases Comprimidos; Produtos sensíveis à água; Produtos incompatíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com