TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidros na Construção Civil

Por:   •  27/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Vidro

1) - Introdução

Vidro- Substância inorgânica, sólida e amorfa. Também podemos dizer que é um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida a base de sílica.

(Sílica – Composto químico cristalino abundante na crosta terrestre.)

O vidro em sua forma pura, é um óxido metálico super esfriado, de elevada dureza, transparente, e não reagente (inerte). O vidro comum se obtêm por fusão em torno 1500°C de alguns compostos químicos disponíveis e facilmente acessíveis na crosta terrestre, tais como: Sílica, Alumina, Óxido de Ferro, Cálcio, Magnésio entre outros.

Têm-se diversos relatos e lendas sobre a descoberta do vidro, porem comprovadamente foram encontrados objetos trabalhados em vidro, em túmulos egípcios com mais de 4000 anos de idade.

2) - Composição

As principais matérias primas do vidro industrializado são:  Sílica ou dióxido de silício (SiO2), Calcário (Cão), Dolomita (MgO), Feldspato (Al203), Barrilha (NaO), Silfato de Sódio (Na2S04) e outros elementos menos representativos na composição total.

3) - Fabricação

O Processo de fabricação do vidro se inicia quanto as matérias-primas são misturadas a frio e levadas ao forno de fusão onde a massa se funde em uma temperatura aproximada de 1500°C. Os fornos são constituídos de três partes, fusão (união de diferentes compostos através do aumento da temperatura a ponto de transformar do estado sólido para o líquido), refinação (ato de separar da substância os elementos que lhe são estranhos) e regeneradores.  As maquinas que produzem/modelam o vidro são interligadas ao forno, onde recebem através de um canal a massa fundida com temperatura próxima de 900°c que é a temperatura ideal para modelagem dos diversos tipos de vidro. Vejamos alguns processos:

  • Soprado: Produção normalmente de embalagens em moldes ou formas feitas com ar comprimido.
  • Prensado soprado: Formação no molde é feita com a compressão do vidro com o auxilio de um pino de prensagem
  • Vidro Plano: Vidros estruturados em chapas com processo de produção contínuo, podendo ser produzido de duas formas, float (flutuação em banho de estanho) e impresso  (laminação por rolo).
  • Vidro Temperado: Consiste em aquecer o vidro próximo à sua temperatura de amolecimento e logo após resfriá-lo rapidamente, aumentando em até 7 vezes as resistências mecânicas a ao choque térmico, 200 a 300 graus Celsius.
  • Vidro Laminado: Se dá a partir da prensa de duas lâminas de vidro com uma lâmina intercalada de plástico PVC ou acetrato de celulose em um forno.
  • Vidro Fibras: Fiação. Há uma matriz com furos de vários diâmetros que determinarão a espessura do fio da fibra.
  • Vidros curvos: Muito utilizado da construção civil e no mercado automotivo.

4) - Propriedades

Físicas e Mecânicas

Densidade 2,5, ou seja, este tem uma massa de 2,5 Kg por m2 de superfície e milímetros de espessura ára os vidros planos. O volume da massa expresso no sistema de unidades oficial é de 2500 Kg/m3. Um m2 de vidro com 4 mm tem assim uma massa de 10kg.

Resistência à compressão – Muito alta:1000 N/mm2 ou 1000 MPa. De forma mais sucinta, para quebras um cubo de vidro com 1 cm de aresta, a carga necessária é de aproximadamente 10 toneladas..

 Resistência à flexão – 40 MPa (N/mm2) para um vidro float com recozimento.

Elasticidade – nunca apresenta deformações permanentes, é frágil quando submetido a flexão constante, parte sem apresentar indícios dos precursores.        

Comportamento térmico – Dilatação linear

5) – Aplicações na construção civil.

Cada vês mais e não mais diversas áreas a construção civil adota o vidro como substituto de a madeira e alvenarias, sem abrir mão da qualidade e com preços cada vez mais acessíveis. Presente em fachadas, coberturas, pisos, divisórias, portas, escadas e paredes, atendendo a exigências térmicas, lumínicas (propiciando economia de energia), acústicas e visuais, para segurança como blindados o vidro conquista cada vez mais espaço nas edificações. Na transparência dos projetos arquitetônicos, garante leveza aos ambientes, substituindo materiais comumente utilizados em residências, prédios, hotéis e etc. O emprego do vidro na construção civil vem crescendo desde meados de 1980.. Hoje alem dos tipos comuns de vidros já citados existem outros também muito utilizados na construção civil: Jateados, Canelados, Armados, Gravados, Bitolados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com