TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Windows Phone

Pesquisas Acadêmicas: Windows Phone. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 11

WINDOWS CE

Um trabalho que começou suas pesquisas em 1990. No começo, o sistema operacional e interface foram desenvolvidos separadamente. Uma equipe recebeu o codinome WinPad, depois, Microsoft At Work for Handhelds, pois o Windows CE é baseado no Windows 95 que teve um suporte para caneta. WinPad não foi lançado como produto de consumo, existiu uma equipe trabalhou num projeto cujo nome é Pulsar, feito para ser a versão móvel de comunicação. O projeto foi cancelado com o WinPad, os dois grupos se dispersaram e formariam o projeto Pegasus em 1995 para funcionar com o hardware do sistema do Windows CE.

WINDOWS MOBILE

É um sistema operacional compacto, desenvolvido para rodar em dispositivos móveis como Pocket PCs, Smartphones e Aparelhos de multimídia em geral. Projetado para ser capaz de realizar boa parte do que é possível em uma versão PC do Windows, o sistema vem com um conjunto de aplicações básicas bem conhecidas no mundo dos PCs, tais como o Word, Excel, PowerPoint, Windows Media Player Pocket.

Versões CE e Mobile

1994 Windows CE 1.0

1997 Windows CE 2.0

2000 Pocket PC 2000 “Rapier”

2002 Pocket PC 2002

2003 Windows Mobile 2003 “Ozônio”

2004 Windows Mobile 2003 “SE”

2005 Windows Mobile 5 “Magneto”

2007 Windows Mobile 6 “Crossbow”

2008 Windows Mobile 6.1

2009 Windows Mobile 6.5 ***

WINDOWS PHONE

O Windows Phone é um sistema operacional mobile desenvolvido pela Microsoft. Foi lançado em novembro de 2010 para substituir a antiga plataforma Windows Mobile. É voltado especialmente para o usuário doméstico e possui o slogan “Put people first” (Colocando as pessoas em primeiro lugar), destacando os recursos de comunicação do sistema. Teve como principais representantes os aparelhos da linha Lumia da Nokia e Omnia da Samsung. Sua interface é bem simples e segue o estilo Metro, adotado no Windows 8 e anteriormente no player de mídia Zune HD. Possui Office Mobile nativamente e jogos integrados ao Xbox LIVE. Em 2012, a Microsoft apresentou o Windows Phone 8, que traz diversas melhorias. Recentemente foi anunciada a versão 8.1 que corrige insatisfações dos usuários da versão 8.

VANTAGENS

• Interface atrativa

A interface de um sistema operacional é um cartão de visitas que você carrega no bolso; afinal é por meio dela que você terá acesso a todos os aplicativos e funções do aparelho. Por conta disso, é fundamental que a sua utilização seja simples e intuitiva e que os recursos apresentados sejam suficientes para tudo o que você deseja. Além disso, se for possível personalizar essa experiência de uso, ainda melhor.

O Windows Phone 8 é aprovado com louvor em todos esses requisitos. A nova versão do SO possui uma transição fluida entre as telas, sendo fácil localizar ferramentas e aplicativos, bastando para isso deslizar suavemente a tela principal para a lateral. O visual é praticamente o mesmo do sistema operacional Windows 8, o que facilita a identificação por parte do usuário.

A utilização das Live Tiles customizáveis é outro diferencial, uma vez que é possível escolher entre três tamanhos, moldando a tela inicial da maneira mais conveniente para você. Além disso, em cada uma das tiles o conteúdo exibido se mostra de forma dinâmica, poupando tempo do usuário na hora de conferir atualizações em rede sociais ou apps preferidos.

• Controle sobre o hardware

Um dos pontos mais interessantes do Windows Phone 8 é o fato de que a Microsoft tem controle total sobre o hardware. As empresas parceiras que quiserem lançar um smartphone com o sistema operacional, por exemplo, precisam seguir alguns pré-requisitos mínimos de configuração – o que garante que todos os aparelhos tenham um desempenho satisfatório.

Esse padrão mínimo de qualidade faz com que a estratégia da Microsoft se aproxime bastante da adotada pela Apple. Se por um lado essa é uma garantia para o consumidor, por outro pode dificultar a estratégia da empresa em massificar o seu produto junto ao público, como acontece com o Android. Essa característica, por exemplo, pode fazer com que dificilmente vejamos modelos “de entrada” com Windows Phone 8, na faixa entre R$ 300 e R$ 400.

Entretanto, ao menos com relação ao desempenho, o consumidor não terá do que reclamar e, ao adquirir um produto com o SO da companhia – seja ele um modelo top de linha ou um smartphone intermediário –, certamente será possível rodar todos os jogos e programas disponíveis na loja de aplicativos.

• Word Flow: correção contextual

O teclado virtual é também um aspecto importante de um sistema operacional. Afinal, é por meio dele que você fará boa parte das interações com o produto e um desempenho agradável é a garantia de que você não vai se estressar com ele no uso cotidiano. Neste quesito, o Windows Phone 8 também se sai muito bem.

As teclas são espaçadas e a resposta aos toques – o efeito haptic – é precisa e compreensível para o usuário. Além disso, o SO conta com um recurso chamado Word Flow, que permite a correção de palavras não apenas a partir de erros de digitação, mas também levando em consideração o contexto do conteúdo – o que diminui os termos estranhos em meio às suas frases.

Por fim, se você não gostar daquilo que a Microsoft propõe, há diversos apps na loja de aplicativos que permitem acrescentar novas características do teclado, incluindo até mesmo o recurso swype, que já está consagrado entre os usuários do Android. Contudo, não é possível substituir o sistema do teclado.

• Um Office completo no seu smartphone

O pacote de aplicativos Office sempre foi um dos principais triunfos nos desktops e notebooks. A suíte que reúne programas essenciais como Word e Excel é hoje uma das principais responsáveis pelo sucesso do Windows e, por conta disso, nada mais natural do que fazer a mesma aposta na sua linha de smartphones.

A integração com a versão tradicional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com