TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água sob pressão (fluído sob pressão unilateral ou bilateral)

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  1.525 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1.        PROJETO RESIDENCIAL        4

2.        PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO        4

3.        TIPOS DE INFILTRAÇÃO        5

3.1        Água de Percolação        5

3.2        Água sob pressão (fluído sob pressão unilateral ou bilateral)        5

3.3        Umidade do Solo        6

3.4        Condensação        6

4.        CAMADAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO        7

4.1        Camada de Regularização        7

4.2        Camada de Imprimação        7

4.3        Camada de Impermeabilização        7

4.4        Camada de Separação        8

4.5        Camada de Isolamento Térmico        8

4.6        Camada de Proteção Mecânica        8

5.        SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO PARA PROJETO        9

5.1        Área I - Fundações        9

5.2        Área II - Banheiros        10

5.3        Área III – Lavanderia e Cozinha        10

5.4        Área IV - Lajes        11

  1. PROJETO RESIDENCIAL

O projeto residencial, sobre o qual esse memorial descritivo tratará, será executado na cidade de Lajeado - RS, e trata-se de um projeto residencial de baixo padrão, sendo que quando pronto, será composto por quatro andares residenciais (térreo e mais três andares) com quatro apartamentos por andar, totalizando um total de 16 ambientes familiares.

  1. PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO

O presente memorial descritivo tem como principal finalidade descrever os procedimentos básicos que devem ser realizados para a correta execução das impermeabilizações do prédio residencial multifamiliar descrito acima.

A impermeabilização, segundo a NBR-9075, trata-se de um conjunto de operações e técnicas construtivas (serviços), composto por uma ou mais camadas, que tem por finalidade proteger as construções contra a ação danosa de fluidos, de vapores e da umidade. Portanto, a função da impermeabilização é proteger os ambientes contra a ação prejudicial de fluidos, sendo o principal a água, já que os principais materiais utilizados na construção civil sofrem deterioração e degradação devido à ação da água.

As NBRs que servirão como base normativa para a realização do memorial serão a NBR 9575 (Impermeabilização - Seleção e projeto), 9574 (Execução de impermeabilização) e 9685 (Emulsão asfáltica para impermeabilização), sendo que também será levada em conta a experiência dos projetistas para a escolha dos materiais mais apropriados para cada tipo necessário de impermeabilização.

  1. TIPOS DE INFILTRAÇÃO

A água, principal fluido que prejudica o bom estado da construção, pode vir a atingir o ambiente de quatro maneiras distintas. A melhor maneira de combatê-las é conhecer de onde elas são oriundas, e com isso se saberá o procedimento a ser executado para evitá-las. Abaixo essas quatro tipologias estão explicadas, assim como a hachura que as representará no projeto. Em situações que ocorra mais de uma tipologia por ambiente, será representada no projeto a tipologia principal que afetará a construção e colocado observações escritas explicando essas situações.

  1. Água de Percolação

Esse tipo de umidade não tem força para exercer pressão, mas acaba infiltrando na construção através do seu acúmulo e da sua recorrência. Essa situação é muito comum em ambientes externos, devido à chuva, e nas partes molhadas das residências, como no chuveiro do banheiro, lavanderia e, em alguns casos, cozinha.

[pic 1]

  1. Água sob pressão (fluído sob pressão unilateral ou bilateral)

A água sob pressão é a situação típica de piscinas, em que a água confinada exerce pressão sobre a laje e/ou paredes empurrando a camada protetora. Quando a pressão é para fora, essa é chamada de pressão positiva. Já, quando ocorre o inverso (pressão negativa), a pressão é de fora para dentro, trata-se da situação típica de um muro de arrimo, ou em um tanque vazio em que a água tende a penetrar nesse ambiente.

[pic 2]

  1. Umidade do Solo

A água sempre se encontra no solo. Há solos com maior quantidade de água, outros com menor, porém todos apresentam uma quantidade de água. Em imóveis que não existe a impermeabilização da fundação, essa estrutura funciona como um elevador para ela escapar.

[pic 3]

  1. Condensação

A condensação também é um dos caminhos que a água encontra para se infiltrar na construção, já que o vapor da condensação trata-se da água em outro estado físico. Essa tipologia é típica dos banheiros, devido ao vapor do chuveiro, sendo que a melhor maneira de evitar essa tipologia é através de uma boa ventilação e com a impermeabilização de todo o banheiro, principal área afetada pela condensação.

[pic 4]

  1. CAMADAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO

O sistema de impermeabilização é composto por diversas camadas que tem como função evitar a infiltração de água na estrutura, sendo que a seguir essas estão descritas com a função de cada.

  1. Camada de Regularização

A primeira camada serve unicamente para regularizar o substrato e proporcionar uma superfície uniforme de apoio. Importante que ao ser executada essa camada, se realize primeiramente a limpeza e a lavagem com água e detergente do substrato para que ocorra a liga de fato entre as camadas. Além disso, é nessa camada que deve ser aplicada uma inclinação de no mínimo 1% para a água escoar para os ralos e locais de captação, para que na etapa final da execução da obra a água não emposse no meio do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com