TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Moral

Por:   •  23/11/2015  •  Resenha  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP- Universidade Paulista

Elisangela Rodrigues de Oliveira         RA: C37972-7

Turma: EB2V30

Disciplina: Ética

Professor: José Rogério

Ética e Moral

Brasília, 2015

UNIP- Universidade Paulista

Elisangela Rodrigues de Oliveira         RA: C37972-7

Turma: EB2V30

Disciplina: Ética

Professor: José Rogério

Trabalho apresentado à disciplina de Ética ao professor José Rogério, na instituição de ensino da Universidade Paulista, Campus Brasília, em Setembro de 2015.

Brasília, 2015

        

Sumário

Conceitos        

Evolução        

Concepções e modelos        

Modelos de comportamentos        

Ética e cultura        

Ética nas redes sociais        

Referencias        

        


Ética e moral

Conceitos        

Segundo o dicionário ética na filosofia se direciona a análise das razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano, geralmente tendo em conta seus valores morais. E a moral é parte da filosofia que trata dos costumes, dos deveres e do modo de proceder dos homens nas relações com seus semelhantes. Como se pode perceber os dois conceitos são distintos, porém muitos semelhantes. De maneira menos formal, a moral está integrada a ética.

A moral são “regras” feitas a partir do cotidiano na sociedade, e usadas de maneira espontânea. Servindo como “modelo” para suas ações, julgamentos, distinção do “certo ou errado”. Adquiridas pela educação e tradição, no qual compõem seus costumes, valores, caráter, virtudes, crenças, religião e criações.

 Já a ética por sua vez, se compõe desses conhecimentos tirados do comportamento da sociedade como um todo, de maneira a refletir a moral. E genericamente falando, ambas são responsáveis por guiar a vivencia da humanidade. É a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. 

Evolução

Nem sempre a ética teve o formato que conhecemos, o seu significado foi se modificando ao longo do tempo. Iniciou-se na Grécia, com um contexto voltado para o mítico e religioso e nessa época não tinha uma visão de normas universais. Por exemplo: Eles usavam o conhecimento de maneira persuasiva e de argumentação, disseminava as informações através de trocas.

 Porém para o filósofo Sócrates o verdadeiro objeto do conhecimento seria a alma humana, onde reside a verdade e a possibilidade de alcançar a felicidade. E contrariando o conhecimento mencionado anteriormente da Grécia, a moral seria racionalista e universal. Sendo um saber adquirido pelo próprio individuo e seu interior. Segundo Sócrates (470-399 a.C) “A virtude humana consiste na busca do conhecimento para alcançar a felicidade. O verdadeiro objeto do conhecimento é a alma humana.”

E Platão (427-347 a.c) tratou a ética como componente indissociável da vida política e relações coletivas. Onde ocorria uma separação entre o corpo e a alma.

Já a sociedade medieval tinha uma visão voltada para áreas econômicas, sociais e principalmente espirituais, voltado para a Igreja Cristã. Retratando a ética no cotidiano que se sujeitavam a vontades divinas, pois os homens eram dependentes de Deus.

E por fim ética e moral chegaram ao conceito que conhecemos atualmente, sabendo que a moral e a ética estão associadas, e que mantém um objetivo em comum.

Um claro exemplo de moral atualmente é o costume praticado na África que são as mutilações femininas que são consideradas normais, moralmente falando, porem isso aqui no Brasil é extremamente “errado”, pois o contrário não faz parte de nossos costumes.

Outro exemplo é uma pessoa encontrar uma carteira de dinheiro sabendo a quem pertence e na oportunidade não a devolve, agindo sem ética. Outro fato é um motorista seguir as leis de trânsitos, isso é correto eticamente falando. Um exemplo contrario é de um médico fazer comentários impróprios sobre seus pacientes para terceiros.

A ética ou falta da mesma, pode abranger várias áreas, como a social, cultural, profissional, politica, ambiental entre outras. E a moral por sua vez, pode variar devido a espaços geográficos e culturais.

Concepções e modelos

Uma das funções de ética é estabelecer limites das ações dos seres humanos enquanto sociedade, a fim de estipular um comportamento em conjunto que seja válido, sendo responsável a proporcionar o convívio social, e profissional mais ameno e “correto”. É exercida para que haja equilíbrio social de maneira mais satisfatória. Com o mesmo intuito existe a moral, apesar de ser mais subjetiva, é o limite que rege a sociedade de modo que seja conveniente ao desenvolvimento da vida individual e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com