TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aplicação da estatística à administração

Por:   •  3/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

A Estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para Coleta, Organização, Descrição, Análise, Interpretação de dados e a utilização dos mesmos na tomada de decisão.

É possível a aplicação da Estatística à administração em diversas áreas, por exemplo, analise de lucros, analise de desempenho, e probabilidade de certeza de sucesso no ato de propor um projeto.

A estatística é uma ciência importante, pois está presente em diversas áreas. Sua funcionalidade permite que se chegue a exatidões necessárias em determinados momentos. As empresas a utilizam periodicamente por conta da necessidade de verificação de seus resultados.

A estatística pode ser utilizada como recurso de medição de qualidade, logo auxiliadora de formas de aprimoramento na empresa, indústria e etc.

Nas ciências exatas e tecnológicas a metodologia estatística tem importância vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, que “usa e abusa” deste método.

Para que ocorra um trabalho de estudo estatístico, de antemão é necessário que haja uma pesquisa e os dados sejam e estejam levantados e arquivados respectivamente. Os dados da pesquisa em questão devem ser fornecidos à pessoa responsável pelo seu estudo.

Para que se possa ter uma visão geral do comportamento, estatísticas destes dados e as possibilidades de aplicação de conceitos específicos de CEP, devem ser realizados testes objetivando verificar a presença de normalidade na distribuição da serie e/ou a existência de auto correlação serial. Deve também ser realizada estimativa da média e do desvio padrão dos resultados coletados por um determinado tempo. Os resultados obtidos devem seguir uma distribuição mais apropriada para o caso.

O trabalho estatístico é um método cientifico que consiste das cinco etapas básicas seguintes:

1. Coleta e critica de dados;

2. Tratamento dos dados;

3. Apresentação dos dados;

4. Analise e interpretação dos resultados;

5. Conclusão.

Os índices e taxas que medem a capacidade de um dado processo fabricar produtos dentro da faixa de especificação, surgiram dos estudos sobre Controle Estatístico de Processo (CEP).

A introdução do conceito de gráfico de controle (CEP) foi dado por Walter Shewhart em 1924, com o objetivo de controlar a variabilidade do processo na empresa Bell Laboratóries. O autor apresentou os gráficos de controle da media e do desvio padrão amostral. Esses gráficos consistem de uma linha central (media do processo), e duas linhas paralelas a esta, chamadas de limite inferior (LIC) e superior de controle (LSC). Todos os gráficos de controle construídos com esta mesma filosofia são denominados de gráficos de Shewhart.

Possibilidades de aplicação da Estatística na área de administração

A estatística hoje está ramificada a administração de várias áreas, se tornando uma ferramenta indispensável no gerenciamento de muitas atividades.

Devido a globalização e as frequentes mudanças e avanços evolutivos da tecnologia, onde a informação ganha cada vez mais Status, a administração vem tendo novas barreiras a serem superadas. E a estatística vem sendo um diferencial na atualidade administrativa.

Hoje as aplicações da estatística se desenvolvem de tal forma que, praticamente todo o campo de estudo é beneficiado utilizando os métodos estatísticos. Através das técnicas de controle de qualidade os fabricantes estão fornecendo melhores produtos á custos menores. Entende-se então que a estatística está interligada a praticamente todas as áreas, podendo ser utilizada por um: matemático, economista, biólogo, geólogo, químico, cientista político, psicólogo. Sendo assim pode-se utilizar a estatística para análise e decisões políticas e judiciais, econômicas entre varias outras, seu objetivo é sanar duvidas e aplicar medidas viáveis para situações “problemas”.

A estatística é muito aplicada na área da administração, quando se diz respeito à tomada de decisões, por meio de sondagem, coletas de dados e de recenseamento de opiniões, para que seja possível conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais humanos e financeiros disponíveis e as expectativas da comunidade sobre a empresa, depois de todas as informações necessárias a empresa tem condição de estabelecer metas e objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A Estatística ajudará em tal trabalho, como também na seleção e organização da estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com