TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Pensamento Econômico

Por:   •  20/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

Pedro Marotta Neves Guerra - 202051013

Fichamento – História do Pensamento Econômico

Aula 1

- Inicialmente, são apontadas algumas falas que buscam orientar e esclarecer alguns pontos sobre a economia e seus profissionais. Para exemplificar, Hugon diz que um Economista que não conhece a evolução das doutrinas econômicas é apenas um profissional que não possui cultura. Além deste pensamento, também destaco o ponto referido pelo mesmo que diz que o erro é útil a economia pois um erro também é constituído de verdades, assim como pode ser conveniente para reconhecer outros erros.

- Ciência é onde um grupo de pessoas, denominadas pesquisadoras, trabalham em cima de fatos e métodos que buscam aperfeiçoar seu conhecimento, assim se diferenciando de leigos. Além disso, pode ser compreendida como um conhecimento que busca entender e analisar o ambiente.  A economia como ciência busca regularidades para formular leis que governam o homem e detém padrões científicos. Para Benton, economia é um processo de conhecimento não-cientifico, seria uma arte política. A Economia possui alguns aspectos onde a economia não é considerada uma ciência e isso ocorre quando uma ideia é passada como cientifica porém se olhar de perto são ideologias, valores.

- Tautologias são pensamentos circulares, viciosos. Para exemplificar, a frase “Alguém é pago de acordo com o que produz e a melhor medida do favor daquilo que alguém produz é o valor pago a ele” tem um traço ideológico que da a entender que o pobre só é pobre porque ele produziu pouco, o que não é bem assim pois ignoram aspectos como monopólios, descriminação, sindicalização o que não esta incluso nos pensamentos da teoria marginal e teoria da exploração. Para contradizer essas teorias, podemos apontar que na teoria da produção marginal o salário de executivos não refletem sua produtividade e o lucro dos grandes bancos não provém de sua eficiência.

- A capacidade de explicação das teorias tradicionais são colocadas em cheque pois abstraem fatores como força econômica, relação de poder, instituições, história e etc. Exemplo disso seria a teoria quantitativa da moeda, onde se diz que a inflação se da pelo acumulo de moeda, o que é errôneo dado que em 2008 ouve um aumento absurdo das reservas bancárias e a inflação permaneceu excepcionalmente baixas

- Portanto, conclui-se com as frases de Robinsson que a economia como ciência em determinados momentos carece de embasamentos e o que acontece é que muitas das vezes a ciência e o conhecimento são trocados por ideologias, valores já premeditados. Isso faz com que a economia seja uma mistura de valores ideológicos e de investigação cientifica

Aula 2

- O hard Science busca realizar experimentos controlados e seus pesquisadores não possuem a incumbência de saber a história da disciplina para aplica-la. O soft Science as experiencias não conseguem ser monitoradas e tem necessidade de saberem a história para dominar a disciplina.

- Há situações onde deve ocorrer o processo de abstração social para uma melhor compreensão do estudo, isso porque arranjos sociais geram dificuldades por sua complexidade e isso faz com que seja necessário deixar certos pontos de lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com