TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CRÍTICA E CIDADÃ DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  31/5/2018  •  Artigo  •  3.231 Palavras (13 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – UCAM[pic 1]

JOSÉ MARIA DIAS DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CRÍTICA E CIDADÃ DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

TEÓFILO OTONI – MG

2012

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – UCAM[pic 2]

JOSÉ MARIA DIAS DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CRÍTICA E CIDADÃ DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Artigo científico encaminhado à Universidade Cândido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Matemática Financeira e Estatística.

TEÓFILO OTONI – MG

2012

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – UCAM/PROMINAS

José Maria Dias dos Santos[1]

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CRÍTICA E CIDADÃ DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

RESUMO

O presente trabalho tem como finalidade discorrer sobre a importância da Matemática Financeira no processo de formação crítica e cidadã dos alunos da Educação Básica, situando este ramo da Matemática no patamar da educação financeira, ressaltando a importância da administração e controle dos recursos econômico-financeiros. O objetivo principal deste artigo é discutir a importância de uma educação financeira que contribua de forma significativa para o processo de formação dos alunos desta etapa de escolarização. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa, por meio de materiais disponíveis em bibliotecas, bem como no meio eletrônico, tomando como base as contribuições de autores renomados como Modernell (2011), Peretti (2007), Almeida (2004), além de outros de igual importância, discutindo sobre as principais contribuições que a Matemática Financeira pode proporcionar na formação crítica do cidadão. Conclui-se destacando a relevância e a dimensão deste conteúdo na Educação Básica, destacando o seu papel no processo de tomada de decisão em situações do cotidiano em que se faz necessário o uso dos conhecimentos financeiros.

Palavras-chave: Educação Financeira. Educação Básica. Aluno. Cidadão.

Introdução

O presente estudo tem como tema central o ensino de Matemática Financeira na Educação Básica, enfatizando, sobretudo, a importância deste ramo da Matemática na formação crítica e cidadã dos alunos nessa etapa do processo de escolarização.

Neste sentido, este trabalho conduz-se no intuito de responder aos seguintes questionamentos:

  1. De que forma a Matemática Financeira pode contribuir para a melhoria do processo de formação dos alunos da Educação Básica dentro de uma perspectiva crítica, cidadã e reflexiva de aprendizagem?
  2. Como a Matemática Financeira pode orientar no processo de tomada de decisão em situações do cotidiano que exigem conhecimentos financeiros?

A Matemática Financeira constitui um dos ramos da Matemática de extrema importância na vida das pessoas, uma vez que a aplicabilidade de seus conceitos e ideias está intimamente associada a situações do cotidiano em que se faz necessário o uso de conhecimentos financeiros indispensáveis para o processo de tomada de decisão.

  E, atualmente, com o crescimento da economia brasileira, as situações relacionadas ao consumismo vêm crescendo de forma bastante acentuada. É cada vez maior a acessibilidade das pessoas às facilidades de crédito, dentre inúmeras outras situações que levam ao consumo, o que pode ter como consequência o endividamento.  

Diante deste contexto, surge a necessidade de investigar e discutir a importância de uma educação financeira que contribua de forma significativa para o desenvolvimento dos educandos da Educação Básica dentro de uma perspectiva crítica, reflexiva e, sobretudo, cidadã, a fim de que estes possam ser cidadãos autônomos e conscientes diante de situações que requerem conhecimentos financeiros.

Muitos teóricos e educadores matemáticos têm demonstrado interesse e preocupação em escrever e discutir assuntos concernentes à Matemática Financeira. Dentre as questões mais relevantes evidenciam-se aquelas que concebem este ramo da Matemática como elemento imprescindível para a formação crítica do aluno, bem como a relevância deste conteúdo na composição da grade curricular, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio.

Modernell (2011) conceitua a Matemática Financeira como “um conjunto amplo de orientações sobre posturas e atitudes adequadas no planejamento e uso dos recursos financeiros pessoais”.

Neste sentido, a Matemática Financeira deve ser concebida como um conhecimento e instrumento matemático que pode favorecer a cada cidadão a oportunidade de agir de forma consciente e adequada diante de situações de consumo.

A Educação Financeira é importante por que:

A pessoa alfabetizada financeiramente sabe aonde quer chegar, sabe lidar com situações que estão fora de sua área de autoridade e lidar com dinheiro, sabe como ganhar, gastar, investir, poupar e doar. Por esta razão que chamamos de Educação Financeira um instrumento capaz de proporcionar às pessoas melhor bem estar e melhor qualidade de vida. (PERETTI, 2007, p. 18)

Nesta acepção, o objetivo que norteia este trabalho está estruturado no sentido de discutir a importância de uma educação financeira que contribua de forma significativa para o desenvolvimento dos alunos da Educação Básica, dentro de uma perspectiva crítica, reflexiva e, sobretudo, cidadã.

Com o propósito de alcançar os objetivos propostos inicialmente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, realizada com base na análise minuciosa de materiais já publicados na literatura pertinente, como livros, revistas científicas, bem como trabalhos publicados no meio eletrônico.

As concepções de vários autores de renome foram cruciais para a versão final deste estudo. Dentre os autores pesquisados destacam-se: Almeida (2004), Modernell (2011), Santos (2005), dentre outros. 

Diante desta abordagem preliminar, supõe-se que a Matemática financeira possa contribuir decisivamente para uma formação mais consciente do aluno da Educação Básica, capacitando-o a intervir de forma mais crítica em sua realidade.

Desenvolvimento

A Matemática Financeira possui um papel de fundamental importância na vida das pessoas de um modo geral. No entanto, percebe-se que o processo de ensino-aprendizagem desta parte da Matemática na Educação Básica, muitas vezes, ocorre de forma muito superficial, fragmentada e descontextualizada da realidade do aluno. Em muitos casos, as situações de aprendizagem se restringem meramente à exploração de situações-problema que se limitam ao espaço escolar e à resolução de questões dadas como prontas e acabadas, colocadas pelos livros didáticos, o que não possibilita ao aluno fazer uma análise com juízo de valor dos problemas abordados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com