TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÁREA DE EXATAS ESTÁ PRONTA PARA RECEBER ALUNOS SURDOS?

Por:   •  21/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

A ÁREA DE EXATAS ESTÁ PRONTA PARA RECEBER ALUNOS SURDOS ?

Universidade Federal Fluminense

Resumo: Realizamos uma pesquisa para descobrir o quão a par os professores da área de exatas estão sobre LIBRAS e sobre a cultura surda e encontramos resultado bem oposto ao desejado e devemos ficar alerta para o futuro.

Introdução: Esta pesquisa, tem como objetivo analisar a imersão da LIBRAS nas áreas acadêmicas de exatas, e assim verificar se é necessário realizar alguma melhora. A pesquisa foi realizada por alunos de estatística, com professores da Universidade Federal Fluminense.

Objetivo:  Verificar se os professores dos cursos de exatas estão preparados para receber alunos surdos, e conseguir dar aula para estes sem perda de clareza.

Metodologia: Optamos por um questionário com perguntas claras e objetivas, porém com grande grau de importância, e assim extrair de forma mais simples possível os resultados, foi perguntado se o professor sabe LIBRAS e se consegue dar aula para surdos, se tem pretensão de aprender e a importância de um professor saber LIBRAS, também foram feitas perguntas sobre o grau de conhecimento deles sobre a cultura surda, e se tinham interesse em saber mais .

Resultados:  Em uma população de 40 professores, foi analisada uma amostra, e os resultados foram alarmantes, NENHUM professor sabe LIBRAS, até mesmo os que cursaram licenciatura, sendo eles 75% dos analisados, nem a matéria de LIBRAS fizeram na faculdade, porém 25% dos professores afirmaram que conseguem dar aula para surdos, e 37,5% tem pretensão de aprender LIBRAS, conseguimos extrair algo de positivo dessa pesquisa, 85% dos professores afiram que saber LIBRAS é importante para o profissional, uma pena não se comprometerem a aprender. Sobre a cultura, o resultado também é ruim, 62,5% tem baixo ou nenhum conhecimento, porém 66,7% dizem que gostariam de aprender mais.

Conclusão: Os resultados devem nos deixar em alerta, muitos professores não estão preparados para receber um aluno surdo, e alguns nem mostram interesse em se preparar. Vimos que há professores interessados em expandir seu conhecimento, agora devemos nos perguntar, o que os impede, é o tempo? A dificuldade de aprender? A falta de alunos surdos nas universidades? a falta de divulgação da importância? Ou o que queremos que nunca aconteça, o desinteresse destes?

Palavras-chave: Professores; LIBRAS; Surdos

TIPO: Pesquisas ou relatos de experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com