TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE AUTOMOTIVA BRASILEIRA E DO PREFERENCIAL DO CONSUMO AUTOMOTIVO DA POPULAÇÃO HORIZONTINESES

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.694 Palavras (11 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 11

ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE AUTOMOTIVA BRASILEIRA E DO PREFERENCIAL DO CONSUMO AUTOMOTIVO DA POPULAÇÃO HORIZONTINESES

Cristina Andréia Schmidt[1]

Jéssica Luana Marciniak[2]

Ricardo Aisenberg[3]

Talles Pedro Chiapinotto4

Douglas Faoro5

Sociedade Educacional Três de Maio6

RESUMO

O presente trabalho visa analisar o processo evolutivo determinando a análise estatística de informações coletadas através de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários, bem como a interpretação dos resultados, diante dos conhecimentos teóricos abordados sobre o assunto proposto. A pesquisa foi desenvolvida com o intuito de identificarmos qual a marca de automóvel de maior aceitação na cidade de Horizontina, considerando algumas variáveis para identificarmos o perfil da população abordada. Buscaram-se dados que tornaram possível a verificação de existência de relação entre os dados coletados na pesquisa e na população brasileira. Além disso, o trabalho consiste em revelar qual a marca de veículos automotores mais fabricados e emplacados no Brasil, sendo que a marca Volkswagen se sobressaiu.

Palavras-chave: Automóvel. Aceitação. População.

ABSTRACT

This study aims to analyze the evolutionary process determining the statistical analysis of this information, as well as the interpretation of the results, on theoretical knowledge covered on the subject proposed. The research was conducted in order to identify which brand of car greater acceptance in the city of Horizontia considering some variables to identify the profile of the population covered. We sought data that made ​​it possible to check existence of a relationship between the data collected in the survey and in the Brazilian population. Moreover, the work is to reveal which brand of vehicles manufactured in Brazil over, and the Volkswagen brand has excelled.

Keywords: Automobile. Acceptance. Population.

INTRODUÇÃO

O presente estudo proposto no componente curricular de Estatística foi desenvolvido pelos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Administração da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), situada no município de Três de Maio na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, no decorrer do 4º semestre do ano letivo de 2013.

A indústria automobilística teve aumento significativo no período Juscelino Kubichek onde o êxodo rural foi mais intenso, trabalhadores em busca de emprego chegaram aos grandes centros, principalmente São Paulo a partir daí chegaram às pequenas montadoras, que hoje podem ser chamadas de multinacionais.

A produção de automóveis teve e está tendo grande evolução, e por ser um bem gerador de grande capital, pode ser importado e exportado por este fim acaba influenciando fortemente a economia do país.

A compra de um automóvel no século XXI não pode ser entendida como um aumento na renda salarial do indivíduo e sim como uma necessidade de consumo, a agilidade para desenvolver uma ação é um fator primordial na garantia de emprego, um automóvel consegue facilitar essa garantia por proporcionar mais rapidez no desenvolvimento da tarefa.

Nos últimos anos o que realmente impulsionou o aumento da oferta e da procura, foram, a necessidade de dar mais rapidez as tarefas diárias, a baixa dos preços e facilidades de financiamentos oferecidos pelas financeiras ligadas ao setor tanto quanto pelas próprias concessionárias.

A partir dos resultados obtidos nos meios de comunicação e no questionário aplicado procurou-se identificar a nível nacional e estadual as marcas mais produzidas, e a nível municipal a marca de maior utilização. A pesquisa foi aplicada no município de Horizontina RS no mês de outubro do ano corrente.

A pesquisa foi realizada com moradores da cidade de Horizontina, foi aplicada a 267 pessoas, onde responderam um questionário com oito questões abertas e fechadas.

MATERIAIS E MÉTODOS

Quanto ao levantamento de dados foram utilizadas as pesquisas bibliográficas e quali-quantitativas, através da quais foram realizadas pesquisas em livros e por meio eletrônico, pesquisa de campo sobre os assuntos relacionados.

 Além disso, foi realizada uma pesquisa no site da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), referentes à produção de automóveis e comercias leves no Brasil desde 2002 até setembro de 2013, com o intuito de identificar a marca de automóvel com o maior numero de emplacamentos no Brasil.

Buscaram-se dados Nacionais, para identificar as marcas mais produzidas, e municipais para identificar a marca de maior utilização na cidade de Horizontina. Da mesma forma os resultados foram expressos em números e gráficos para possibilitar o melhor entendimento dos dados coletados.

REFERENCIAL TEÓRICO

Pesquisas populacionais possuem vários fatores relevantes, podem ser usadas para identificar alguns possíveis nichos de mercado, que são segmentos ou públicos cuja necessidade é pouco explorada ou inexistente, podem ser usadas pelas empresas para identificar possíveis melhorias tanto nos produtos como no marketing utilizado para divulgação.

Segundo Paiva 2001, quando é feita uma coleta de dados sobre um determinado assunto, chama-se de universo estatístico ou população estatística que é o conjunto formado por todos os elementos que possam fornecer dados pertinentes ao assunto em questão, neste caso, busca-se definir qual marca de automóvel de maior uso da população horizontinense, que é o nosso universo estatístico.

As amostras podem ser finitas quando apresentam um número finito de elementos, ou infinitas quando apresentam um número infinito de elementos.

Conforme descrito por Giovanni Jr 1994, quando um universo estatístico é infinito, não é possível fazer uma observação que abranja todos os seus elementos. Neste caso, recorre-se a um subconjunto do universo que se chama amostra.

Para aplicação na presente pesquisa calculamos a estimativo e tamanho da amostra, da população da cidade de Horizontina, cujo resultado foi de 267 pessoas.

A média aritmética é considerada uma medida de tendência central e é muito utilizada no cotidiano. Surge do resultado da divisão do somatório dos números dados pela quantidade de números somados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (536.1 Kb)   docx (458.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com