TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING NO APRENDIZADO DA CRIANÇA

Por:   •  10/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LETICIA LEITE

CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING NO APRENDIZADO DA CRIANÇA

CAMPO GRANDE – MS

2018


UNIVERSIDADE PAULISTA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LETICIA LEITE

CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING NO APRENDIZADO DA CRIANÇA

[pic 2]

CAMPO GRANDE – MS

2018


AGRADECIMENTOS

                                                      [Opcional]

[pic 3]



RESUMO

Resumo na língua vernácula. Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Tem que ter um único parágrafo. Pode ter ponto, porém, escrever na mesma linha. Cerca de 10 linhas

Palavras-chave: Assunto. Assunto. Assunto. (De 3 a 5 palavras que facilitem a busca pelo trabalho)


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

CAPÍTULO I – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

CAPÍTULO II – METODOLOGIA        8

CAPÍTULO III – ANÁLISE E DISCUSSÃO         9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

APÊNDICE (SE HOUVER)                                                                                                   13

ANEXO I (SE HOUVER)        14



  1. INTRODUÇÃO

O tema escolhido para desenvoltura do trabalho refere se ao bullying na escola. Infelizmente, a seguinte realidade é encontrada: Muitas crianças apresentam uma dificuldade na aprendizagem, impedindo o desenvolvimento. Portanto há a necessidade de desenvolver esse trabalho pois o bullyng na escola pode estar relacionado a dificuldade de aprendizado.

Diante dessa justificativa acima, surge o seguinte problema: Há relação entre o bullyng e a dificuldade no aprendizado? Esse problema pode ser resolvido com a forma de abordagem do professor?

É possivel que a falta de incentivo do professor em utilizar métodos interativos como brincadeiras, atividades em grupos ou qualquer outra interação que favoreça ao aprendizado da criança e estimule a convivência social. Em consequencia dessa falta de utilização de métodos adequados, é possivel que o bullyng se torne presente e consequentemente gere transtornos que dificulte a aprendizagem da criança na escola

Por conta disso, o trabalho terá como objetivo geral verificar a consequencia do bullyng no aprendizado e ressaltar a importância do professor em solução desse problema. Os objetivos específicos serão: Contextualizar sobre o tema, apontar as principais causas do bullyng na escola e ressaltar a importância da atribuiçao do professor como prevenção ao  bullying.formulado.

Embora existam leis de proteção como por exemplo leis informadas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos que lhes confere direito de igualdade, liberdade, dentre outros direitos, e leis especificas para o público das crianças, como o Estatuto da Criança e do adolescente, o bullyng é presente e surge a partir de diversas causas e fatores.

O professor em sala de aula possui um papel de suma importância que é capaz de promover a prevenção do bullyng, contribuindo para  o aprendizado de diversas maneiras. A interação entre os alunos é de extrema relevância e deve ser realizada de modo que o aluno consiga viver em um contexto social. Dessa forma vale a pena ressaltar a importância do professor para prevenção do bullyng.

 Este trabalho será realizado com embasamento teórico de artigos cientificos publicados entre 2008 a  2018. Mas não será dispensado documentos de leis publicadas anteriormente, pois é necessário citar os acontecimentos históricos. O trabalho terá como caracteristica, a  revisão bibliográfica, descritiva, exploratória e qualitativa.

No capítulo I será apresentado a fundamentação teórica, ou seja, a levantação bibliográfica sobre o tema, de acordo com os objetivos especificos. O primeiro título do 1º capítulo trará a contextualização do tema bullyng na escola, acontecimentos históricos e leis de proteção. Será utilizado referencias de  leis de proteção como os direitos humanos e Estatuto da Criança e adolescente e artigos cientificos. É conceituado como bullying:

O bullyng sempre tem como objetivo ferir e magoar a vítima, ocorrendo principalmente de três maneiras: agressões físicas diretas; agressões verbais diretas; e agressões indiretas. A agressão física direta engloba ataques abertos a vítima envolvendo ações individuais ou em grupo contra uma única pessoa, através de agressões com tapas, empurrões, pontapés, cuspes, roubos, estragos de objetos e a submissão do outro a atividade servis. A agressão verbal direta envolve ações de insultos em público, incluindo xingamentos, provocações, ameaças, apelidos maldosos, comentários racistas, ofensivos ou humilhantes. E a agressão indireta se dá pelo isolamento e exclusão social dentro do grupo de convivência, dificultando as relações da vítima com os pares ou prejudicando sua posição social, por meio de boatos, ignorando a presença da vítima ou ameaçando os outros para que não brinquem com a mesma(ZEQUINÃO et al.,2016).

Será abordado sobre as leis de proteção e órgãos de proteção como o Estatuto da Criança e Adolescente, de acordo com a lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, onde estabelece todos os direitos e segurança que toda criança deve ter. Será discorrido sobre os direitos enunciados pela Organização das Nações Unidas na Declaração dos Direitos Humanos para conscientizar a sobre a liberdade de ir e vir de cada um .

O segundo título abordará sobre as principais causas de bullyng na escola e a justificativa desse acontecimento pois sabe se que essa causa pode ser prejudicial ao aprendizadoda criança. O bullyng é presente e mesmo que se perpetue por anos, a escola dee ser bem preparada para combater, bem como os pais, pois o fenômeno ocorre por diversos motivos. De acordo com Zequinão et al.,(2016, p. 181) concluiu que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (254.8 Kb)   docx (371.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com